O delegado da Polícia Civil do Paraná (PCPR), chefe da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), Guilherme Dias, está participando do curso “Processamento de Crimes Ambientais”, que acontece do dia 12 a 16 de junho, na cidade de Gaborone, no país de Botswana. O objetivo do curso é a proteção ambiental, ao nível regional e global, por meio da aplicação criminal das leis ambientais.
O curso aborda estratégias modernas e técnicas de investigação utilizadas pelos países parceiros da International Law Enforcement Agency (Ilea), ressaltando temas como tráfico de animais, desmatamento, poluição, caça ilegal e maus-tratos a animais. Participaram do curso juízes, promotores, delegados de polícia e funcionários da justiça criminal
Além disso, o curso aborda o desenvolvimento de casos, como a investigação e a coleta de evidências, e também a decisão de cobrança e sentença.
Outros tópicos como a mudança climática, a poluição de navios, a visão geral do tráfico de animais selvagens e exploração Ilegal de madeira, também serão abordados.
De acordo com o delegado, esta é a primeira vez que um servidor participa de um curso dessa natureza. “Isso demostra o respeito e o empenho da atual gestão em aprimorar o enfrentamento aos crimes ambientais em nosso Estado”, afirma.
Ainda, estão sendo realizados estudos de caso e exercícios práticos os quais tem a finalidade de enfatizar as habilidades ensinadas durante o curso.
Fonte: PJC PR