NOVA AURORA

POLÍCIA

Delegado da PCPR participa de curso de Processamento de Crimes Ambientais em Botswana

Publicado em

O delegado da Polícia Civil do Paraná (PCPR), chefe da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), Guilherme Dias, está participando do curso “Processamento de Crimes Ambientais”, que acontece do dia 12 a 16 de junho, na cidade de Gaborone, no país de Botswana. O objetivo do curso é a proteção ambiental, ao nível regional e global, por meio da aplicação criminal das leis ambientais. 

O curso aborda estratégias modernas e técnicas de investigação utilizadas pelos países parceiros da International Law Enforcement Agency (Ilea), ressaltando temas como tráfico de animais, desmatamento, poluição, caça ilegal e maus-tratos a animais. Participaram do curso juízes, promotores, delegados de polícia e funcionários da justiça criminal  

Além disso, o curso aborda o desenvolvimento de casos, como a investigação e a coleta de evidências, e também a decisão de cobrança e sentença.  

Outros tópicos como a mudança climática, a poluição de navios, a visão geral do tráfico de animais selvagens e exploração Ilegal de madeira, também serão abordados. 

De acordo com o delegado, esta é a primeira vez que um servidor participa de um curso dessa natureza. “Isso demostra o respeito e o empenho da atual gestão em aprimorar o enfrentamento aos crimes ambientais em nosso Estado”, afirma.  

Leia Também:  Copacol participa da maior feira de alimentos do mundo

Ainda, estão sendo realizados estudos de caso e exercícios práticos os quais tem a finalidade de enfatizar as habilidades ensinadas durante o curso.  

Fonte: PJC PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍCIA

PCPR prende homem por desmatar área de proteção ambiental em Curitiba

Published

on

By

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu um homem suspeito de ser o responsável por desmatar uma área de proteção ambiental, aterrando uma nascente e devastando uma área de mata atlântica, pertencente ao Município de Curitiba. A ação aconteceu nesta quinta-feira (10), na mesma região.

A investigação apontou que o suspeito atuava de forma recorrente em áreas de proteção ambiental, promovendo desmatamento com o objetivo de comercializar terrenos públicos de forma irregular. 

Conforme o delegado da PCPR Guilherme Dias, esta não é a única área afetada pela ação do investigado.

“As máquinas utilizadas na prática do crime ambiental foram apreendidas e os demais objetos empregados na devastação foram destruídos com o objetivo de impedir novas ações semelhantes”, explica.

O delegado ainda ressalta que a PCPR atua em conjunto com a Prefeitura de Curitiba em ações voltadas à proteção de áreas públicas que têm sido alvo de invasões e comercialização ilegal.

O suspeito irá responder pelos crimes de poluição e desmatamento de área de mata atlântica, com penas que podem chegar a oito anos de reclusão. 

Leia Também:  Corpo de Bombeiros encontra corpo que pode ser de garoto que se afogou no domingo

Fonte: PJC PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA