15 de Abril de 2025
    NOVA AURORA

    PARANÁ

    Aquece Paraná: cobertores e agasalhos viram ingressos para ver a Orquestra Sinfônica

    Publicado em

    A solidariedade vai marcar o concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná do próximo domingo (18), às 10h30, no auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão). Cobertores, agasalhos e roupas de inverno em bom estado podem ser trocados por ingressos em uma parceria entre a Superintendência Geral de Ação Solidária, que promove a campanha Aquece Paraná 2023, e a Secretaria Estadual de Cultura, por meio do Centro Cultural Teatro Guaíra.

    Com o mote “Venha se aquecer com Tchaikovsky”, a apresentação promete aquecer o público com música e solidariedade, ajudando as pessoas mais vulneráveis a enfrentar o inverno rigoroso do Estado.

    A troca de ingressos por doações pode ser feita de duas maneiras: com a reserva na plataforma de vendas on-line deubalada.com até quinta (15), com a posterior entrega do artigo doado junto ao voucher gerado no dia da apresentação; ou diretamente na bilheteria do Teatro Guaíra, com a troca da doação pelo ingresso, também até quinta-feira.

    “Para nós, do Centro Cultural Teatro Guaíra, é uma honra fazer parte da campanha Aquece Paraná”, afirma Cleverson Cavalheiro, diretor-presidente do Centro Cultural Teatro Guaíra. “Neste domingo vai acontecer uma linda troca: entre os artistas, que estão apresentado o melhor deles no palco, com quem está na plateia, fazendo uma boa ação para auxiliar quem mais tem necessidades neste período”.

    “A música do Tchaikovsky vai além de composições românticas, como ‘O Lago dos Cisnes’ e ‘O Quebra-Nozes’. Neste concerto, vamos apresentar outras de suas composições que marcaram sua época, como o ‘Capricho Italiano’, que são canções folclóricas da Sicília”, destaca o maestro titular e diretor musical da Orquestra Sinfônica do Paraná. “Teremos ainda a ‘Marcha Eslava’ e a famosa ‘Abertura Solene 1812’, conhecida por ser acompanhada por tiros de canhões”.

    Leia Também:  PCPR identifica motorista suspeito de atropelar ciclista em Pontal do Paraná

    A apresentação da Abertura Solene 1812 terá a participação especial da Banda da Polícia Militar do Paraná, que é referência entre as bandas militares nacionais. O concerto “Venha se aquecer com Tchaikovsky” terá ainda a execução de “Variações sobre um tema de Rococó”, com o solista violoncelista convidado Rafael Cesário. “Será uma grande apoteose para aquecer este domingo curitibano”, convida o maestro Tibiriçá.

    AQUECE PARANÁ 2023 – A campanha está em sua 4ª edição e tem como objetivo arrecadar cobertores, agasalhos e roupas em bom estado de uso para ajudar as pessoas mais vulneráveis a enfrentar o inverno rigoroso no Estado. As arrecadações vão até o dia 17 de agosto e contam com a doação prioritariamente de cobertores. A campanha conta com postos de arrecadação distribuídos nos quartéis do Corpo de Bombeiros de todo o Paraná.

    A primeira-dama do Paraná e presidente de Conselho Estadual de Ação Solidária, Luciana Saito Massa, destaca a importância da participação de todos na campanha. “Além de ajudar as famílias em situação de vulnerabilidade, a campanha Aquece Paraná tem um papel fundamental em conscientizar a população sobre a importância da solidariedade e da empatia”, afirma.

    Leia Também:  Semana Nacional dos Museus terá palestras, paleontologia e oficina de serpentes na UEPG

    “Através da doação de roupas e cobertores em bom estado, vamos mostrar que, juntos, podemos construir uma sociedade mais justa e acolhedora para todos. Convidamos a todos para participar dessa iniciativa e fazer a diferença na vida de quem mais precisa”, frisa.

    Para saber mais informações e os endereços dos pontos de coleta, acesse o site AQUI.

    Serviço:

    “Venha se aquecer com Tchaikovsky”

    Apresentação: 18 de junho de 2023 (domingo), às 10h30

    Local: Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão)

    Tempo de duração do espetáculo: aproximadamente uma hora e trinta minutos

    Classificação: 7 anos

    Ingressos:

    Até dia 15/6 (quinta-feira), os ingressos serão garantidos por meio de doação de agasalhos e cobertores.

    A troca de ingressos por doações pode ser feita de duas maneiras: com a reserva na plataforma de vendas on-line deubalada.com até quinta (15), com a posterior entrega do artigo doado junto ao voucher gerado no dia da apresentação; ou diretamente na bilheteria do Teatro Guaíra, com a troca da doação pelo ingresso, também até quinta-feira.

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Advertisement

    PARANÁ

    Membros de oito comitês da Fundação Araucária que julgam projetos tomam posse

    Published

    on

    By

    Tomaram posse nesta segunda-feira (14) os 216 membros dos oito Comitês Assessores de Áreas (CAAs) da Fundação Araucária. Destes, 24 assumem a coordenação.

    Entre outras funções, os comitês são os responsáveis por analisar, avaliar e selecionar os projetos submetidos a chamadas públicas da Fundação Araucária, instituição ligada ao Governo do Estado que atua para fomentar o desenvolvimento social, econômico e ambiental do Paraná por meio de investimentos em ciência, tecnologia e inovação.

    Os comitês atuam em oito áreas do conhecimento: Ciências Humanas, Ciências Exatas, Ciências Biológicas, Linguística, Letras e Artes, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências da Saúde e Engenharias.

    “Os comitês assessores são fundamentais porque não há ciência, não há mérito na ciência se as propostas não forem julgadas por pares. Todos os nossos projetos, mesmo que seja um projeto estratégico, de interesse do Estado, precisam ter o parecer dos pares”, explica o presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig. 

    Ou seja, os comitês são integrados por especialistas do mesmo campo de pesquisa ou especialidade do trabalho submetido. “A partir da proposta apresentada e julgada pelos pares, existe um mérito científico e podemos apoiar financeiramente”, afirma Wahrhaftig.

    Leia Também:  Mulher queima marido com ferro de passar, esfaqueia e coloca fogo na casa no Paraná

    A composição dos CAAs é ocorre mediante um processo de consulta às instituições de ensino e pesquisa, de caráter público ou privado sem fins lucrativos, sediadas e atuantes no Paraná. Para cada área do conhecimento a Fundação Araucária seleciona um grupo de especialistas com mandato de quatro anos, permitindo-se uma recondução imediata. 

    “Temos que agradecer a participação dos nossos cientistas, que se propõem a darem pareceres sobre propostas de outros cientistas, porque sem eles, sem essas propostas, não teríamos uma ciência do nível que temos e com o avanço que queremos ter futuramente”, destacou o presidente da Fundação Araucária.

    As atribuições vão desde a contribuir para a formulação de programas e planos de desenvolvimento científico e tecnológico; analisar solicitações de bolsas e auxílios, apoiados por consultores ad hoc (os que exercem um trabalho colaborativo e voluntário), emitindo parecer fundamentado quanto ao mérito científico e técnico e a sua adequação orçamentária, recomendando ou não sua concessão.

    Os comitês também indicam nomes de pesquisadores que possam integrar o quadro de consultores ad hoc.

    Leia Também:  Compagas anuncia estratégia de distribuição de biometano nas suas redes até 2026

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Continuar lendo

    PARANÁ

    POLÍCIA

    ENTRETENIMENTO

    ESPORTES

    MAIS LIDAS DA SEMANA