NOVA AURORA

POLÍCIA

Militares estaduais concluem o Curso de Capacitação em Patrulha Rural Comunitária

Publicado em

Mais 89 militares estaduais concluíram o Curso de Capacitação em Patrulha Rural Comunitária (CCPRC) – categoria Oficiais e Praças – 2023, conforme prevê o Planejamento Estratégico da PMPR 2022/2035, composto do Plano Estratégico, do Mapa Estratégico e da Carteira de Projetos e dá outras providências, o qual estabelece como uma das Políticas Estratégicas Institucional a Valorização do Militar Estadual, através da formação, especialização e aperfeiçoamento de qualidade, de modo a desenvolver competências e promover a melhoria do desempenho pessoal dos integrantes da Polícia Militar do Paraná.

A gestão do curso foi realizada pela Coordenadoria de Patrulha Rural Comunitária. A 2ª. EsFAEP foi o Estabelecimento de Ensino que recebeu e proporcionou todo o aparato logístico necessário aos militares estaduais que desenvolvem o Programa Patrulha Rural Comunitária versão 4.0, em todas as unidades operacionais da PMPR (com exceção das OPM do 1º. CRPM). O efetivo total do curso foi dividido em três pelotões, composto por oficiais e praças. Dentre os concluintes do CCPRC 2023 estão os oficiais de ligação da Patrulha Rural Comunitária de todas as  unidades operacionais da PMPR e os militares estaduais que ainda não haviam realizado o referido curso.

Leia Também:  Policiais civis e militares prendem três pessoas durante operação conjunta nos Campos Gerais

Durante a capacitação os militares estaduais tiveram por 100 horas aulas de instruções, distribuídas em 14 disciplinas específicas para atuação das equipes de Patrulha Rural Comunitária (Conduta de Patrulha em Ambiente Rural, Técnicas de Abordagem Policial, Doutrina de Emprego Patrulhamento Rural Comunitário, Interação Comunitária e Cadastro Rural, Legislação Ambiental Aplicada, Armamento, Munição e Tiro Policial, Sistema Mobile PMPR – Sistema SADE, Atendimento Pré-Hospitalar de Combate, Defesa Pessoal Policial, Direção Policial Preventiva – Viaturas com Tração 4×4, Direitos Humanos, Ações de Combate aos Crimes Violentos Contra o Patrimônio e Atendimento a Pessoas em Situação de Vulnerabilidade em Ambiente Rural), além de  palestras com técnicos da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (ADAPAR), a fim de desenvolver e padronizar os procedimentos a serem adotados pelos patrulheiros rurais frente a ocorrências que envolvam transporte, armazenamento e apreensão de insumos agrícolas ilegais, bem como prevenção aos crimes de abigeato (artigo 155, §6º, do Código Penal) e receptação de animais (artigo 180-A do Código Penal).

No total, 325 militares estaduais já foram realizaram o Curso de Capacitação em Patrulha Rural Comunitária – CCPRC (entre os anos de 2022 e 2023). O Programa Patrulha Rural Comunitária, versão 4.0, tem a missão de planejar e executar o patrulhamento rural comunitário e outras ações do policiamento ostensivo em conjunto com a operacionalização de recursos tecnológicos avançados, a fim de prevenir e reprimir a incidência de furto/roubo a cooperativas e propriedades rurais, de forma a complementar a segurança e a tranquilidade na área rural. Além disso, o programa visa a mobilização comunitária nas regiões rurais para atuação em coparticipação e coprodução com a Polícia Militar, com vistas à inovação e maior integração com a sociedade. 

Leia Também:  Projeto de capacitação com custodiados de Londrina é destaque em cartilha nacional

Fonte: Polícia Militar PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍCIA

PCPR prende homem foragido por furto em Morretes

Published

on

By

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu preventivamente, nesta segunda-feira (23), um homem de 32 anos foragido pelo crime de furto. A captura ocorreu no município de Morretes, no litoral do estado.

O homem é suspeito da prática de furto, ocorrido no dia 19 de dezembro, em Morretes. O indivíduo furtou uma bicicleta avaliada em R$ 1.800. A investigação foi conduzida pela equipe de plantão da PCPR, que também solicitou a expedição do mandado de prisão.

A investigação apurou que o vizinho da vítima foi flagrado em imagens de câmeras de segurança próximas ao local do fato com a bicicleta furtada.

“Ressalta-se que o homem é reincidente e, embora o furto seja simples, a prática de crimes contra o patrimônio na região gera grave abalo à ordem pública, principalmente em período em que há grande circulação de pessoas no município, em razão do veraneio”, afirma a delegada da PCPR Taís Melo.

A delegada da PCPR Aline Simadon destacou a importância da ação para a segurança da população. 

Leia Também:  PCPR prende suspeito de homicídio ocorrido em Mandirituba

“A prisão deste indivíduo reforça o compromisso da Polícia Civil em garantir tranquilidade à comunidade local, especialmente em períodos de maior movimentação, como a temporada de verão”, afirmou.

A prisão foi realizada pela equipe de expediente da delegacia de Morretes, que integra a Operação Verão Maior Paraná. Após a captura, o homem foi encaminhado para o sistema penitenciário.

DENÚNCIAS – A PCPR solicita a colaboração da população com informações que possam auxiliar em investigações. Denúncias podem ser feitas de forma anônima pelos números 197, da PCPR ou 181, do Disque-Denúncia.

VERÃO MAIOR PARANÁ – Toda a programação do Verão Maior Paraná pode ser conferida no site exclusivo do Governo do Paraná, o pr.gov.br/verao Serão 33 shows nacionais gratuitos nas arenas de Matinhos e Pontal do Paraná, além de grande programação esportiva nas arenas das praias do Litoral e na região Noroeste.

Fonte: PJC PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA