NOVA AURORA

POLÍCIA

PCPR na Comunidade atende 750 pessoas na Lapa

Publicado em

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) levou serviços de polícia judiciária e orientações para mais de 750 pessoas, durante o PCPR na Comunidade, que aconteceu nesta terça (6) e quarta-feira (7), na Lapa, na Região Metropolitana de Curitiba. A ação contou com o apoio da Prefeitura Municipal da Lapa.   

Durante o PCPR na Comunidade, os policiais civis realizaram serviços de polícia judiciária, confeccionaram boletins de ocorrência e carteiras de identidade. Além disso, realizaram palestras, repassaram orientações sobre como realizar denúncias, prevenções e quais as medidas que podem ser tomadas ao ser vítima de um crime. 

De acordo com o prefeito da Lapa, Diego Ribas, a parceria entre a PCPR e o município é importante para trazer segurança e proximidade para a população. 

“Esse ato da Polícia Civil enriquece, traz segurança, conforto, traz a quebra de barreira entre a comunidade e a polícia. É uma iniciativa que contribui com informações e serviços para a população, então é fundamental”, afirma Ribas. 

A disponibilização das atividades visa ajudar a população mais carente e com dificuldade de acesso aos serviços da PCPR, aproximando a instituição da comunidade. No evento, ainda foram confeccionadas 225 carteiras de identidade.   

O coordenador do PCPR na Comunidade, João Mario Goes, afirma que o projeto contribui para ampliação do alcance dos serviços de polícia judiciária. 

“Com o projeto conseguimos sair das delegacias e levar à população de maior vulnerabilidade social, com difícil acesso, os serviços que a PCPR oferece. Além disso, trazemos informações para o público-alvo, fortalecendo redes de proteção e gerando proximidade com o cidadão”, conclui.  

Leia Também:  PCPR prende homem por descumprimento de medida protetiva em Campo Largo

Também foram promovidas apresentações do grupo Tático Integrado de Grupos de Repressão Especial (Tigre) e do Núcleo de Operações com Cães da PCPR. Os policiais civis também realizaram atividades lúdicas com as crianças.   

PALESTRAS- Durante os dias de ação, a PCPR ministrou quatro palestras no município. Foram abordados temas relacionados à rede de proteção, prevenção à exploração e ao abuso sexual infantil e combate às drogas. 

A primeira palestra aconteceu na terça-feira (6), para servidores da educação, assistentes sociais, conselheiros tutelares e conselheiros municipais. A iniciativa teve o objetivo de abordar sobre a rede de proteção à criança e adolescente vítimas de crimes.  

A delegada da PCPR Patricia Nobre ministrou a palestra e conta que reuniões como essa são fundamentais para reforçar a importância sobre os debates relacionados ao tema.  

“É importante o trabalho da PCPR em todos os municípios do Estado, principalmente nessa temática tão importante envolvendo a rede de proteção de cada município. Então a Polícia Civil leva essas informações de prevenção, o conhecimento e faz a troca de informações com a rede”, complementa. 

Na quarta-feira (7), a PCPR realizou três palestras, com temas voltados ao abuso sexual e combate às drogas. As ações foram ministradas por policiais civis e por um psicólogo do Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes da PCPR, para alunos de 9 a 17 anos, do Centro de Atenção Integral à Criança (Caic), na Lapa.  

Leia Também:  PCPR prende homem por tráfico de drogas em Iporã

Segundo a diretora-geral do Caic, Hellen Lopes, a presença da PCPR no local traz proximidade com a população, principalmente com as crianças. 

“Essas ações servem para mostrar para nossas crianças que os policiais são amigos, que eles podem abordar e pedir ajuda quando precisar. Todos os temas abordados são importantes, pois é uma realidade, então traz a conscientização aos alunos”, diz a diretora. 

PROJETO – O PCPR na Comunidade é um programa que ocorre regularmente em todo o Paraná. Seu objetivo é levar serviços de polícia judiciária à população, promover atendimento humanizado, auxiliar na identificação de possíveis vítimas e na conclusão de investigações, além de fortalecer a eficiência na prestação do serviço público e representar a instituição em atividades em prol da sociedade. 

SOLICITAÇÃO- Quem tiver interesse no projeto, pode enviar um e-mail para comunicacao@pc.pr.gov.br. O setor de comunicação da PCPR irá entrar em contato para alinhar todas as informações e realizar o evento no local solicitado. Mais informações sobre o projeto podem ser verificadas através do site (https://www.policiacivil.pr.gov.br/Pagina/PCPR-na-Comunidade).

Fonte: PJC PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍCIA

PCPR relata 70% dos inquéritos e realiza 17 prisões na primeira semana do Verão Maior Paraná

Published

on

By

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) alcançou um índice de 70% de inquéritos policiais relatados na primeira semana do Verão Maior Paraná, destacando-se pela agilidade na conclusão das investigações. Entre os dias 14 e 21 de dezembro, dos 107 procedimentos iniciados, 75 já foram relatados e enviados ao Ministério Público para apreciação.

No mesmo período, a PCPR realizou 17 prisões no Litoral e no Noroeste do Estado, sendo sete em flagrante, nove em cumprimento a mandados judiciais e uma por descumprimento de medida protetiva. Além disso, foram registrados 334 boletins de ocorrência, solicitadas 43 medidas protetivas e realizados 23 Termos Circunstanciados de Infração Penal, refletindo o compromisso da instituição em atender à população de maneira humanizada.

O Instituto de Identificação da PCPR também desempenhou papel importante na semana inicial do Verão Maior Paraná. Foram atendidas 373 pessoas, entregues 50 carteiras de identidade, atendidos 14 locais de crime e realizadas cinco coletas papiloscópicas que resultaram em 18 objetos analisados.

Leia Também:  PCPR deflagra operação contra grupo criminoso ligado a fraudes em boletos de companhia elétrica no Paraná

O delegado e coordenador do Verão Maior Paraná pela PCPR, Getúlio de Moraes Vargas, enfatizou que as estatísticas da primeira semana de atuação da Polícia Civil no Verão Maior Paraná são expressivas e refletem o intenso trabalho para garantir a segurança e a tranquilidade da população e veranistas. 

“Esses números mostram a eficiência e o compromisso da PCPR em proporcionar uma temporada segura. Tivemos apenas um homicídio registrado e com autoria definida e o autor preso,” destacou o delegado.

O Verão Maior Paraná segue até 9 de março de 2025, com ações integradas entre as forças de segurança pública, que incluem a Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal, Corpo de Bombeiros e a Polícia Científica, proporcionando um ambiente seguro e acolhedor para moradores e visitantes do litoral e do Noroeste do Estado.

VERÃO MAIOR PARANÁ – Toda a programação do Verão Maior Paraná pode ser conferida no site exclusivo do Governo do Paraná, o pr.gov.br/verao Serão 33 shows nacionais gratuitos nas arenas de Matinhos e Pontal do Paraná, além de grande programação esportiva nas arenas das praias do Litoral e na região Noroeste.

Leia Também:  PCPR prende dois suspeitos de homicídio em Colombo

Fonte: PJC PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA