NOVA AURORA

PARANÁ

Marisa Orth comemora 40 anos de carreira com espetáculo em Curitiba

Publicado em

Vencedora do prêmio Bibi Ferreira de melhor atriz de teatro, Marisa Orth apresenta em Curitiba o espetáculo “Bárbara”. As apresentações acontecem no palco do Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha) nos dias 16, 17 e 18 de junho. Os ingressos já estão à venda, via DiskIngressos.

A peça, inspirada no livro autobiográfico “A Saideira”, de Barbara Gancia, é a primeira solo da carreira de 40 anos de Marisa Orth. A luta da personagem contra o alcoolismo é o tema central do monólogo, com reflexões da artista em um texto forte, emocionante e pitadas cômicas.

“O desafio da montagem sempre foi o de não realizar uma simples transposição para o teatro. Como encenar algo já definitivo e tão bem relatado em um livro? Ao mesmo tempo em que pensávamos nisso, sempre houve a certeza de que ‘A Saideira’ possui uma força cênica e precisava ganhar o palco para tocar novos públicos”, explica a atriz.

Na publicação, que ganhou os palcos, a escritora e jornalista Barbara Gancia expõe de peito aberto as mais de três décadas de dependência alcoólica e as consequências do vício.

Leia Também:  Jogos Escolares definem campeões da fase regional 2; Macrorregional será em junho

A peça tem autoria de Michelle Ferreira, que utiliza situações extraídas do livro e outras novas histórias para dar forma à Bárbara da ficção. A direção do espetáculo é de Bruno Guida, com aposta em simples recursos cênicos e na dinâmica com a plateia.

Marisa Orth disse que está ansiosa para retornar à capital paranaense. “Uma cidade que sempre me recebeu tão bem. A troca com o público curitibano tem um peso diferente, já que é conhecido por ser exigente”, diz.

A atriz esteve recentemente na cidade, no fim de março, para comandar a abertura do 31° Festival de Curitiba, maior evento de artes cênicas da América Latina.

Marisa Orth é atriz formada pela Escola de Arte Dramática pela Universidade de São Paulo (USP). Na Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP) conquistou o diploma de psicóloga. Ao longo da carreira, a artista já brilhou em produções na TV, no cinema, no teatro e na música.

Leia Também:  Obras podem afetar abastecimento de água em bairros de Curitiba e São José dos Pinhais na terça

Participou de novelas de sucesso: “Rainha da Sucata”, “Deus nos Acuda”, “Agora é que são Elas”, “Bang Bang”, “Sangue Bom”, “Haja Coração” e “Tempo de Amar”;  programas de humor: “TV Pirata”, “Sai de Baixo”, “Toma Lá Dá Cá”, “Os Aspones”, “S.O.S Emergência”, “Macho Man”, “Edifício Paraíso” – todas na Rede Globo. No cinema atuou em “Não Quero Falar Sobre Isso Agora”, “Capitalismo Selvagem”, “Doces Poderes”, “Boleiros”, “Por Trás do Pano”, “Durval Discos” e “O Bilhete Premiado”. 

No teatro integrou vários espetáculos, como “Fica Comigo Esta Noite”, “Seis Personagens à Procura de um Autor”, “O Que o Mordomo Viu”, “A Família Addams”, “O Inferno Que Eu Sou”, “Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos”.

Serviço:

Espetáculo “Bárbara” com Marisa Orth

Datas: 16 de junho (sexta) e 17 de junho (sábado) às 21h e 18 de junho (domingo) às 18h

Local: Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha)

Ingressos: a partir de R$ 50,00 (meia entrada) via DiskIngressos

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Em Japurá, Estado promove repovoamento do Rio Ivaí com 150 mil peixes nativos

Published

on

By

O Rio Ivaí, em Japurá, na região Noroeste, ganhou nesta sexta-feira (11) mais 150 mil peixes de espécies nativas do Paraná. A ação integra o projeto Rio Vivo, desenvolvido pela Superintendência Geral das Bacias Hidrográficas e Pesca (SDBHP), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest). Além disso, com apoio de crianças da rede pública de ensino, houve o plantio de mudas de espécies nativas do Estado para a proteção da mata ciliar.

O repovoamento foi feito com traíras e lambaris, todos em estágio juvenil de desenvolvimento, ou seja, com maior índice de sobrevivência se comparado às solturas de alevinos. Neste sábado (12), a partir das 8 horas, a atividade se dará em Doutor Camargo (Noroeste), também no Ivaí, com a soltura de mais 150 mil peixes.

“O Ivaí é um dos rios mais importantes do Paraná, sem barragens, um lugar perfeito para pesca esportiva. Um verdadeiro tesouro natural que ganhou ainda mais vida com a soltura dessa nova leva de peixes”, afirmou o secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca. “Esse evento que foi uma verdadeira aula ambiental de um Paraná cada vez mais sustentável”.

Leia Também:  40º milionário da história do Nota Paraná recebe cheque simbólico em Cambé

O programa Rio Vivo segue os critérios estabelecidos pela Resolução Sedest/IAT nº 10, para evitar a introdução de espécies exóticas nos rios e selecionar peixes com genética e tamanho ideais para o repovoamento.

A ação ambiental no Noroeste integra a segunda fase do projeto, iniciada em novembro de 2024, e prevê a soltura de 2,626 milhões de peixes nas bacias dos rios Tibagi, Piquiri, Iguaçu e Ivaí – no ciclo inicial, entre 2021 e 2022, foram soltos 2,615 milhões de peixes. O investimento nesta nova etapa é de R$ 557,8 mil.

A meta do Governo do Estado é repovoar as bacias locais com 10 milhões de animais, de espécies como traíra, pacu e pintado, até 2026.

PROJETO RIO VIVO – O Rio Vivo é uma ação da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável em parceria com o Instituto Água e Terra, executada pela SDBHP a partir de 2021. O projeto prevê a conservação das principais bacias hidrográficas do Paraná, otimizando os usos da água e trabalhando na recomposição da ictiofauna e preservação dos ecossistemas locais.

Leia Também:  PMPR prende cinco pessoas durante a Operação Saturação em Curitiba

Além dos esforços para com o meio ambiente, a proposta estimula ações de educação ambiental com a população lindeira e crianças em idade escolar, incrementando o caráter social do Rio Vivo.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA