NOVA AURORA

PARANÁ

Servidores estaduais que usam o SAS têm novo canal de informações

Publicado em

A Secretaria da Administração e da Previdência, responsável pelo Departamento de Saúde do Servidor, lançou um novo canal de informações sobre o Serviço de Assistência à Saúde (SAS), benefício concedido pelo Governo do Paraná aos servidores públicos do Estado. Por meio do número de telefone 3200-5015, o usuário é direcionado a um atendimento eletrônico com orientações sobre os serviços do SAS e também sobre as perícias médicas.

O telefone atende todo o Paraná e não é necessário acrescentar nenhum código antes da discagem do número. “É mais uma facilidade para que o servidor do estado receba orientações sobre o benefício e ganhe tempo no atendimento”, reforça a chefe do Departamento da Saúde do Servidor, Fercea Maciel.

A nova ferramenta de contato soma-se aos demais canais de atendimento do SAS. Além do canal de Ouvidoria, onde o servidor e seus dependentes legais podem registrar elogios, reclamações e ocorrências, em 2023 foi lançada a Central de Atendimento presencial do SAS, em 12 hospitais de referência para o atendimento dos servidores usuários do serviço. As salas presenciais funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Leia Também:  Com aporte de R$ 750 mil, Paraná lidera programa nacional de modernização de museus

O Sistema de Assistência à Saúde é um benefício do servidor paranaense e seus dependentes legais, sem nenhuma contrapartida financeira do funcionário. No ano passado, mais de 150 mil pessoas foram atendidas e o número de procedimentos realizados por meio do benefício ultrapassou os 2 milhões. De janeiro a março de 2023, já foram realizados cerca de 191.256 atendimentos e 645.601 procedimentos.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Em Japurá, Estado promove repovoamento do Rio Ivaí com 150 mil peixes nativos

Published

on

By

O Rio Ivaí, em Japurá, na região Noroeste, ganhou nesta sexta-feira (11) mais 150 mil peixes de espécies nativas do Paraná. A ação integra o projeto Rio Vivo, desenvolvido pela Superintendência Geral das Bacias Hidrográficas e Pesca (SDBHP), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest). Além disso, com apoio de crianças da rede pública de ensino, houve o plantio de mudas de espécies nativas do Estado para a proteção da mata ciliar.

O repovoamento foi feito com traíras e lambaris, todos em estágio juvenil de desenvolvimento, ou seja, com maior índice de sobrevivência se comparado às solturas de alevinos. Neste sábado (12), a partir das 8 horas, a atividade se dará em Doutor Camargo (Noroeste), também no Ivaí, com a soltura de mais 150 mil peixes.

“O Ivaí é um dos rios mais importantes do Paraná, sem barragens, um lugar perfeito para pesca esportiva. Um verdadeiro tesouro natural que ganhou ainda mais vida com a soltura dessa nova leva de peixes”, afirmou o secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca. “Esse evento que foi uma verdadeira aula ambiental de um Paraná cada vez mais sustentável”.

Leia Também:  Com apoio de Estado, município de Turvo promove ações sobre a saúde do homem

O programa Rio Vivo segue os critérios estabelecidos pela Resolução Sedest/IAT nº 10, para evitar a introdução de espécies exóticas nos rios e selecionar peixes com genética e tamanho ideais para o repovoamento.

A ação ambiental no Noroeste integra a segunda fase do projeto, iniciada em novembro de 2024, e prevê a soltura de 2,626 milhões de peixes nas bacias dos rios Tibagi, Piquiri, Iguaçu e Ivaí – no ciclo inicial, entre 2021 e 2022, foram soltos 2,615 milhões de peixes. O investimento nesta nova etapa é de R$ 557,8 mil.

A meta do Governo do Estado é repovoar as bacias locais com 10 milhões de animais, de espécies como traíra, pacu e pintado, até 2026.

PROJETO RIO VIVO – O Rio Vivo é uma ação da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável em parceria com o Instituto Água e Terra, executada pela SDBHP a partir de 2021. O projeto prevê a conservação das principais bacias hidrográficas do Paraná, otimizando os usos da água e trabalhando na recomposição da ictiofauna e preservação dos ecossistemas locais.

Leia Também:  Governador anuncia reajuste de 5,79% para servidores e novo piso dos professores

Além dos esforços para com o meio ambiente, a proposta estimula ações de educação ambiental com a população lindeira e crianças em idade escolar, incrementando o caráter social do Rio Vivo.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA