NOVA AURORA

PARANÁ

Governo capacita gestores e equipes técnicas dos Centros da Juventude do Paraná

Publicado em

Gestores e equipe técnica dos Centros da Juventude do Paraná e dos Escritórios Regionais da Secretaria do Desenvolvimento Social e Família (Sedef) se reuniram nesta terça-feira (06) no Centro da Juventude de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, para atualização e capacitação nas metodologias de Paulo Freire, que são desenvolvidas nesses espaços. Mais de 100 pessoas participaram.

Nos 28 Centros da Juventude do Estado são oferecidas a jovens de 15 a 29 anos atividades de cultura, lazer, preparação para o mercado de trabalho, além de cursos de capacitação profissional. 

Dentro desses espaços também é executado o Programa Bolsa Agentes da Cidadania, que, por meio de auxílio financeiro de R$ 306,00, incentiva que jovens, em situação de vulnerabilidade social, executem atividades de lazer e cultura, segundo suas atividades de interesse. Os recursos são oriundos do Programa Paraná Seguro, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Em 2023 foram atendidos 529 adolescentes e jovens, com o pagamento de 1.332 bolsas até o mês de abril.

Durante todo o dia, os técnicos e coordenadores dos espaços puderam conferir as metodologias de abordagem desses jovens e se atualizar sobre as ações desenvolvidas pelo Governo do Paraná nesta área, por meio da Coordenação da Política Estadual de Defesa dos Direitos da Juventude, da Sedef.

Leia Também:  Estado derruba pela metade diferença do Ideb entre ensino público e privado

Segundo o secretário do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni, os encontros são uma forma de avaliar, corrigir e melhorar as políticas públicas desenvolvidas para essa área.

“Precisamos oferecer políticas públicas que despertem nos jovens a vontade de estar inserido no mercado de trabalho, de estudar, de buscar uma vida melhor. Infelizmente, temos uma faixa etária que está se desinteressando e não podemos deixá-los passar, sem agirmos. Esses encontros, essas trocas de experiências são essenciais para que elaboremos estratégias importantes para atuarmos lá na ponta”, afirmou.

Para o presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Juventude, Matheus Falasco, essa união entre Governo do Estado, Centros da Juventude e Conselho impactará diretamente a vida dos jovens. “Os gestores dos Centros têm papel muito importante, porque são eles que estão em contato direto com os jovens, lá na ponta, participando dos anseios, do dia a dia deles. O fato de estarmos capacitando-os  impactará diretamente a vida dos jovens”, ressaltou.

Rosangela Batista da Silva Duarte, secretária da Assistência Social de Pinhais, explicou que junto com as atividades desenvolvidas pelo município foi observada uma redução nos índices de criminalidade. “Acredito que as nossas ações, junto com os agentes da cidadania, por exemplo, têm impacto direto nessas famílias”, disse. Ela citou como exemplo um jovem de Pinhais que atuou no Centro da Juventude e foi aprovado em medicina na UFPR. “Essa união é muito produtiva”, explicou.

Leia Também:  Darci Piana assume o Governo do Paraná por duas semanas

O Centro da Juventude de Campo Largo, também na Região Metropolitana de Curitiba, atende mensalmente 230 jovens. Para o gestor do espaço, Fabiano Lapola, as atividades ofertadas são uma excelente oportunidade para eles. “Os Centros da Juventude significam uma porta de entrada para um mundo que muitas vezes eles não conhecem. A gente oferta atividades e cursos que muitas vezes eles não teriam acesso. É nos Centros que começamos a formar o cidadão a partir dessas oportunidades, por isso esse encontro foi importante para compartilhar novas ideias”, enfatizou.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

Published

on

By

A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

Leia Também:  Governo reforça sinalização da rodovia estadual entre Floresta e Itambé

Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

Leia Também:  Cândido de setembro traz reportagem especial sobre jornalismo em quadrinhos

Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA