NOVA AURORA

PARANÁ

Jogos de Aventura e Natureza levaram tradição indígena e esportes radicais a Londrina

Publicado em

Londrina e Alvorada do Sul receberam neste sábado e domingo (03 e 04) a etapa Norte dos Jogos de Aventura e Natureza (JANs), organizados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte, em parceria com a Secretaria da Mulher e Igualdade Racial, prefeituras municipais e federações esportivas.

Os JANs aliam esporte e turismo para movimentar a economia de todas as regiões do Estado. Na etapa Norte, que abriu a edição 2023 dos Jogos de Aventura e Natureza, o público curtiu e vibrou muito com os Jogos Indígenas, o Festival das Famílias e as competições de handebol de praia, futebol americano, light kart, street skate.

Uma nova página foi escrita na história dos Jogos de Aventura e Natureza com a realização da primeira edição dos Jogos Indígenas. Atletas das etnias caingangue e guarani se reuniram para participar de uma série de competições tradicionais, celebrando suas culturas e fortalecendo os laços entre as comunidades. Foram disputadas 10 modalidades, que incluíram desde corridas de tora e arremesso de pedra até corrida de Maraká, futebol, arremesso de lança, zarabatana, arco e flecha, luta corporal e cabo de guerra.

O evento no Aterro do Igapó proporcionou momentos de celebração, integração e valorização das culturas indígenas. Além das competições esportivas, houve também apresentações e trocas de experiências.

“Foi algo totalmente novo. Mostramos os nossos esportes e estamos aprendendo juntos. Essa troca de experiências ajuda, é um processo. Foi a primeira vez e queremos ampliar a participação para outros lugares do Estado”, afirmou o vice-cacique da Aldeia Água Branca, Renato Kriri Ka Mrem, 

Leia Também:  CBV apresenta o novo Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia

O Igapó também foi o cenário do Festival das Famílias, que atraiu a população para uma série de atividades diversificadas. O evento, que teve sua primeira edição neste ano, proporcionou momentos de diversão e integração para crianças, jovens, adultos, idosos e pessoas com deficiência.

Entre as atrações, destacaram-se a animada aula de Fit Dance, as apresentações musicais com artistas locais, show de talentos, além do concorrido concurso de pet da família, com a participação de diversos animais de estimação.

Além disso, o Festival da Família ofereceu uma variedade de oficinas, incluindo a apresentação da Academia Madureira de Taekwondo, que permitiu aos participantes experimentar uma arte marcial e conhecer seus benefícios para o corpo e a mente. A diversidade de atividades proporcionou momentos de lazer, entretenimento e integração para toda a comunidade, fortalecendo os laços familiares e promovendo o bem-estar.

JOGOS DE AVENTURA E NATUREZA – Pelos Jogos de Aventura e Natureza, o Circuito Paranaense de Handebol de Praia reuniu as principais seleções do Paraná para a disputa das finais, em Alvorada do Sul. A competição contou com equipes masculinas e femininas que demonstraram alto nível técnico e muita determinação ao longo dos jogos. No masculino, a equipe de Paranaguá se destacou e conquistou o título de campeã. Já no feminino, a cidade de Ubiratã levou a melhor e ficou com o troféu.

O Estádio Vitorino Gonçalves Dias, em Londrina, foi palco de uma emocionante partida válida pelo Campeonato Paranaense de Futebol Americano. Na semifinal do Pinhão Bowl, o Londrina Bristlebacks enfrentou o Maringá Pyros e conquistou uma vitória expressiva por 37 a 14.

Leia Também:  Obras de recuperação de rodovia em Tamboara, no Noroeste, entram na reta final

O Kartódromo Luigi Borghesi, em Londrina, sediou o Campeonato Paranaense de Light Kart. Com a organização da Associação dos Kartistas da Região de Londrina (AKRL) e a supervisão da Federação Paranaense de Automobilismo (FPrA), o evento reuniu pilotos de diversas regiões em busca do título. O torneio busca promover o automobilismo de base. A participação de pilotos amadores e profissionais contribui para o crescimento e a popularização do esporte, além de fomentar a paixão pelos motores entre os espectadores.

Os Jogos de Aventura e Natureza receberam a primeira etapa do circuito estadual do Campeonato Paranaense de Street Skate. A competição reuniu skatistas das categorias iniciante, amador e máster em busca de pontuações e classificações para as próximas fases. A próxima etapa do campeonato está marcada para os dias 8 e 9 de julho, em Paranaguá. A grande final do circuito acontecerá nos dias 27 e 28 de setembro, em Maringá. Aos interessados em participar, as inscrições estão abertas e podem ser feitas no Instagram da Federação de Skate Paranaense.

O JAN Norte se encerra no próximo final de semana com uma Corrida de Aventura em Primeiro de Maio.

PRÓXIMA ETAPA – A próxima etapa será o JAN Festival de Inverno, em julho, em Guaratuba, Matinhos, Pontal do Paraná, Morretes, Antonina, Paranaguá e Guaraqueçaba.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Sanepar e Assembleia Legislativa entregam doações do programa Tampinha Paraná

Published

on

By

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) entregou nesta semana 230 kg de tampinhas plásticas ao Asilo São Vicente de Paulo, no bairro Juvevê, em Curitiba. A doação faz parte das atividades conjuntas entre a Sanepar e a Assembleia Legislativa do Paraná, por meio de um termo de cooperação firmado no ano passado para o Programa Tampinha Paraná.

Criado pela lei estadual 21.697/2023, o programa tem como objetivo arrecadar tampinhas plásticas para instituições que atendem pessoas idosas em situação de vulnerabilidade. Desde o início da parceria, a Sanepar já repassou cerca de 700 kg de tampinhas plásticas para o asilo.

O material vem sendo arrecadado junto aos seus empregados, com incentivo do Programa de Voluntariado Corporativo da Sanepar, e também nas ações realizadas no Litoral durante o último Verão Maior.

O diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley, destaca que o Programa Tampinha Paraná tem duas vertentes muito importantes. “A primeira delas é a ação ambiental. Com a coleta deste material, que tem valor econômico, estamos dando a destinação correta e evitando o descarte irregular dessas tampinhas plásticas. E, ainda, há o componente mais importante, que é a transformação dessas tampinhas em produtos de higiene para instituições assistenciais. É uma ação socioambiental que beneficia as pessoas, o meio ambiente e, neste caso, o Asilo São Vicente de Paulo, que atua com tanta maestria no atendimento dos idosos”, disse.

Leia Também:  Estado inaugura penitenciária de segurança máxima em Foz do Iguaçu

O superintendente do Asilo São Vicente de Paulo, padre José Aparecido Pinto, vê no programa um importante parceiro para a aquisição de fraldas geriátricas. Ele destaca que, entre tantas campanhas, a Tampinha Paraná tem contribuído significativamente para a instituição, que utiliza 20 mil fraldas geriátricas mensalmente.

“O impacto pra nós é muito grande. Hoje já compramos mais de 10 mil fraldas através dessa campanha das tampas de garrafa pet, com apoio da Sanepar, e também de condomínios, escolas, igrejas, e todos os espaços e famílias que vão guardando as tampas e mostrando às crianças o significado disso. Estamos falando de educação, de consciência, de compreensão. A importância é incrível”, afirmou.

O Programa recebe diversos tipos de materiais plásticos, que precisam estar higienizados antes da doação. Entre eles, tampinhas de garrafa pet, margarina, manteiga, requeijão, achocolatado, maionese, ketchup, temperos, leite, leite em pó, amaciante, sabão ou sabonete líquido, água sanitária, álcool, desinfetante, limpa odores em geral, lustra móveis, detergente, shampoo, condicionador, cremes de tratamento, hidratante, creme dental, acetona, sabonete líquido, de lenço umedecido, talco, pomadas, remédios, caneta e canetinhas. 

Leia Também:  Piscinas: receita simples para tratar água evita desperdício e surpresa na conta

A coordenadora do Comitê de Voluntariado Corporativo da Sanepar, Lucilene Costa, ressalta que as arrecadações têm sido organizadas com dedicação pelos comitês internos de voluntariado, que estão sempre atentos ao que pode ser reutilizado ou transformado em benefício de quem mais precisa. “Queremos arrecadar muito mais porque sabemos da importância social e ambiental desse trabalho”, disse. “Essa campanha vai muito além da reciclagem, ela representa cuidado, responsabilidade e amor ao próximo”.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA