NOVA AURORA

PARANÁ

Sanepar é a primeira empresa pública de saneamento a emitir Título Azul

Publicado em

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) é a primeira empresa pública de saneamento do País a emitir Título Sustentável e Título Azul em debêntures, que são títulos de crédito aos investidores. A captação de R$ 400 milhões, por meio desses títulos, irá financiar projetos de abastecimento de água e esgotamento sanitário.

A debênture azul, ou blue bond, é um papel alinhado aos Green Bond Principles e movimenta recursos exclusivamente dedicados a financiar atividades que contribuem para a proteção dos oceanos e uma melhor gestão de recursos hídricos. O enquadramento do título como blue bond segue diretrizes da International Finance Corporation (IFC).

Os recursos serão alocados em até 24 meses em novas estações de tratamento, armazenamento e abastecimento de água potável; expansão de infraestrutura já existente; e estações de tratamento de esgoto. Após este prazo, será confirmada a classificação dos títulos sustentáveis e azuis com a verificação dos projetos por empresa independente.

Conforme a certificação, os projetos de saneamento atendem aos princípios Ambientais, Sociais e de Governança (ASG) e estão alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) 3 (Saúde e Bem-Estar), 6 (Água potável e Saneamento), 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis) e 14 (Vida na Água) da Organização das Nações Unidas (ONU), que define as prioridades globais de desenvolvimento sustentável para 2030.

Leia Também:  Copel restabelece energia em 95% das unidades consumidoras afetadas pelo temporal

A aderência das atividades e projetos da Sanepar a esses princípios sinaliza aos investidores e agentes de mercado que o investimento segue padrões adequados de desempenho em sustentabilidade e transparência. Essas referências também auxiliam o mercado a compreender os pontos chave de como um produto financeiro se caracteriza como sustentável.

“A conquista do blue bond nos impulsiona a buscar essa mesma certificação em nossas próximas emissões de debêntures. Isso mostra que a Companhia está 100% alinhada às estratégias ASG. Nossos papeis tornam-se mais atrativos para os investidores, o que nos possibilita consolidar o planejamento de ampliação dos serviços de saneamento no Estado”, afirma o diretor-presidente da Companhia, Claudio Stabile.

Em 2023, a Sanepar passou a integrar a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3, que é o principal indicador de sustentabilidade do mercado. E, em 2022, a Sanepar já havia captado R$ 600 milhões com a emissão de debêntures certificadas como sustentáveis (green e social bonds) por estarem vinculados a projetos de investimentos que promovem benefícios sociais e ambientais.

Fonte: Governo PR

Leia Também:  Primeiro dia de votação do Parceiro da Escola é marcado por ampla participação

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Sanepar capacita profissionais que farão a limpeza do Litoral

Published

on

By

Os profissionais que farão os serviços de limpeza das praias, durante o verão no litoral paranaense, vão receber da Sanepar treinamento técnico e de orientação nos dias 26 e 27 de dezembro. Serão 120 pessoas que estarão diariamente na orla trabalhando na coleta, separação e destinação dos resíduos das praias. A capacitação será feita na Associação dos Funcionários da Sanepar do Litoral (AESLI).

Técnicos da Sanepar prepararam conteúdo com informações básicas sobre o saneamento, sobre as estruturas dos sistemas de abastecimento de água e de coleta e tratamento do esgoto do Litoral, além de temas relacionados à conduta e ética profissional, pautados no Código de Conduta da Sanepar. Os supervisores das equipes desse trabalho também passam pelo treinamento e ainda recebem preparação para uso dos aplicativos de supervisão remota, como por exemplo o Google Forms, o Timestamp e o WhatsApp. Esses aplicativos auxiliam na elaboração dos relatórios e da autofiscalização da Sanepar.

Leia Também:  Nos primeiros meses de 2023, Sanepar avança com obras de esgotamento sanitário no Estado

Após receberem as informações teóricas, os agentes de limpeza farão visita técnica na Associação de Coletores de Resíduos Sólidos de Pontal do Paraná, localizado no Balneário Ipanema.

A limpeza nas praias, durante a temporada, será feita todos os dias das 8h30 às 12h e das 14h às 17h20. São 9 equipes: duas em Guaratuba, quatro em Matinhos e três em Pontal do Paraná. No ano passado foram recolhidas 344 toneladas de lixo durante a temporada.

Por decisão da diretoria da Sanepar e com o de acordo da Empresa Rodoservice, e ainda em razão das condições atuais das praias, os serviços que seriam feitos a partir do próximo dia 28 de dezembro foram antecipados para esta terça-feira (24). Duas equipes, totalizando 22 pessoas mais dois quadriciclos, farão a partir de amanhã a coleta nas areias da orla, com trabalho mais intensivo no município de Matinhos.

SANEADORAS – A Sanepar também está disponibilizando para essa temporada do Verão Maior Paraná as equipes saneadoras. Elas terão a incumbência de fazer a limpeza noturna nas praias, após os shows programados pelo projeto do Governo do Estado Verão Maior Paraná para a temporada de verão 2024/2025. As saneadoras são os equipamentos utilizados para remover os resíduos pequenos, de tamanhos diminutos. Eles revolvem e peneiram a areia da praia, em profundidade média de 20 centímetros.

Leia Também:  Com recursos do Governo do Estado, Ramilândia terá 100% da iluminação pública a LED

Serviço:

Capacitação para agentes de limpeza

Data: 26 e 27/12/2024

Horários: 26/12 – 13h30 às 17h30

27/12 – 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h30

Local: Associação dos Funcionários da Sanepar do Litoral (AESLI) – Avenida Paraná,105 – Matinhos/PR.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA