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Com novos sistemas, Celepar e Portos do Paraná garantem agilidade no comércio exterior

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Os Portos do Paraná têm desempenhado um papel fundamental no comércio exterior do País. Para otimizar as operações portuárias e superar os desafios logísticos, a Celepar (Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná) desenvolveu diversas soluções, dentre sistemas e aplicativos para auxiliar a gestão portuária a desempenhar seu trabalho de forma mais eficiente e ágil.

Com um grande volume de cargas exportadas e importadas, os portos enfrentavam desafios logísticos, como longas filas de caminhões e dificuldades na programação de recebimento e embarque. A empresa pública e a Celepar identificaram essas necessidades e desenvolveram soluções tecnológicas inovadoras para superar esses obstáculos.

Um exemplo é o Sistema de Controle de Estoques e Movimentação de Mercadorias (SCOA), criado para gerenciar de forma integrada os estoques dos terminais e a movimentação de mercadorias. Com sua interface integrada ao Carga Online (COL), a solução permite um controle mais eficiente do embarque das milhões de toneladas de grãos exportados por Paranaguá. Além disso, o SCOA também desempenha um papel crucial na gestão do estoque de granéis dos silos públicos, contribuindo para o funcionamento suave do corredor de exportação.

Segundo o CEO da Celepar, Gustavo Garbosa, a tecnologia desenvolvida pela empresa contribui com o plano estratégico da Portos do Paraná. “Paranaguá tem um enorme potencial e está se transformando num dos melhores portos do mundo. O papel da Celepar é apoiar esse projeto de grande impacto econômico e social”, disse. “Nossas soluções eliminaram filas, simplificaram processos e proporcionaram um controle integrado de operações portuárias. Isso diminui os custos de operação do porto e tornam Paranaguá a melhor ligação comercial entre o Brasil e o mundo”.

Outra ação conjunta foi a construção da APPAnet, portal destinado aos funcionários dos portos que contém uma série de informações institucionais, como modelos de licitação de contratos, requisição de materiais e insumos, entre outros, o que facilita a atuação dos profissionais do órgão.

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SIMPLIFICAÇÃO E CONTROLE INTEGRADO – Outra aplicação que tem a atuação da Celepar é o APPAWEB, responsável pelo controle e gestão dos recintos da faixa portuária. Essa tecnologia possibilitou um controle integrado de processos portuários, incluindo a movimentação de veículos, mercadorias e navios.

O sistema gerencia as mais de 50 milhões de toneladas de cargas movimentadas anualmente nos portos, bem como as mais de 2 mil atracações de navios. Além disso, integra-se com outros sistemas utilizados, bem como operadores portuários e a Receita Federal, simplificando a prestação de contas, o desembaraço aduaneiro e agilizando a liberação de mercadorias.

ELIMINAÇÃO DE FILAS – Os portos passaram a ter mais agilidade nas cargas e descargas de caminhões, evitando as filas e contribuindo para uma melhor mobilidade no trânsito da cidade. Esta melhoria aconteceu com o auxílio do sistema de Cargas Online (COL), que além de apontar, por meio de análises e ferramentas de monitoramento, problemas e correções nos sistemas de pesagens de terceiros, orienta como melhorar o tempo de resposta.

Ele facilita o acesso dos exportadores, transportadores e embarcadores às informações operacionais de triagem e de descarga dos terminais graneleiros do Porto de Paranaguá, de forma a facilitar programações de transporte e logística de cargas. O COL possui solução de integração com os operadores de granéis, melhorando o fluxo e a confiabilidade das informações.

O sistema possibilita tanto ao produtor, que é a origem da carga, quanto ao terminal uma melhor programação de recebimento e embarque, trazendo harmonia ao sistema. Tudo isso alinhado à gestão do pátio de triagem, onde passam cerca de dois mil caminhões diariamente.

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“Nos últimos anos, os portos do Paraná conquistaram importantes avanços com o auxílio da tecnologia. Foram realizados investimentos em projetos que beneficiaram diretamente as operações, reduzindo o tempo de espera de caminhoneiros e trazendo agilidade para os operadores e toda a comunidade portuária do Estado”, afirma o diretor de Desenvolvimento Empresarial da Portos, André Pioli.

NÚMEROS – Os portos do Paraná são a principal porta de saída das exportações da região Sul. No primeiro quadrimestre deste ano foram movimentadas 19 milhões de toneladas nos dois sentidos. O volume total é 2% superior em relação ao primeiro trimestre de 2022 (18 milhões de toneladas).

Os portos de Paranaguá e Antonina exportaram e importaram, em abril, 4.952.059 toneladas de cargas. O volume é 7% maior que as 4.614.088 toneladas movimentadas nos mesmos 30 dias de 2022.

Tanto no último mês quanto nos quatro primeiros meses do ano as exportações superaram as importações em volume e em porcentual. Mais de 62% de tudo o que os portos do Paraná movimentam são de embarques, cargas que saem do Estado para todos os continentes.

Os cinco principais destinos das cargas que saíram pelos portos paranaenses, nesse período, foram China, Japão, Coreia do Sul, Holanda e Índia. Os produtos mais exportados, no ano, foram os do complexo soja (grão, óleo e farelo), açúcar e frango.

Fonte: Governo PR

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Ganhando o Mundo: últimos intercambistas começam a chegar com mala cheia de experiências

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O Natal será com a família reunida e com diversas histórias para compartilhar para 27 alunos que voltaram do intercâmbio nos Estados Unidos nesta segunda-feira (23), dentro do programa Ganhando o Mundo. Eles desembarcaram no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Grande Curitiba, onde foram recebidos com muita emoção por pais e familiares depois de quatro meses estudando na América do Norte. Outros alunos devem chegar em janeiro.

Foram mil estudantes de escolas públicas paranaenses que tiveram a oportunidade de realizar um intercâmbio com as despesas pagas pelo Governo do Estado, após uma seleção que envolveu mais de 12 mil candidatos. A edição de 2025 será ainda maior e levará 1,2 mil alunos para cinco países de língua inglesa (Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia e Reino Unido). Durante seis meses, os jovens farão curso equivalente ao Ensino Médio no Brasil.

O chefe do Departamento de Intercâmbios da Secretaria de Estado da Educação (Seed), Marlon de Campos, destacou que a edição do Ganhando o Mundo deste ano foi um sucesso. “Todo o processo está sendo incrível. Foi o primeiro ano que nós tivemos mil alunos viajando, 950 deles já retornaram no primeiro semestre, e agora o restante está voltando”, ressaltou.

“Eles voltam com uma cabeça completamente mudada, muito mais atenciosos com a sua família, com a sua escola, com o seu espaço. Quando eles viajam e experienciam uma oportunidade tão diferente, não só da língua, mas também cultural e acadêmica, eles ampliam os seus horizontes e isso faz com que se tornem líderes”, acrescentou.

EXPERIÊNCIA DE VIDA — Entre as intercambistas que chegaram nesta segunda-feira está Isabella Parra Hass, de 16 anos, estudante do Colégio Estadual Rio Branco, em Rio Branco do Ivaí, no Norte do Estado. Para ela, a principal conquista com o intercâmbio foi tornar-se uma pessoa mais independente. “Foi uma das melhores experiências da minha vida. Vivi coisas que eu nunca imaginaria viver, conheci pessoas incríveis e me tornei uma pessoa tão madura, independente, que eu nunca imaginei que eu conseguiria”, explicou.

Ela conta que pôde vivenciar a cultura americana na prática. “Fui líder de torcida e também gerente do time de basquete feminino. Foi muito legal vivenciar a cultura deles, do esporte, mas mais do que isso, saber que você consegue fazer algo quando realmente se quer muito. Uma oportunidade incrível que nunca imaginei que poderia ter e que graças ao Ganhando o Mundo consegui realizar um dos meus maiores sonhos”, disse, com os olhos ainda com lágrimas após encontrar os pais.

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A família viajou cerca de 350 quilômetros para receber a filha, pouco para uma distância que já foi continental. “A gente viveu junto esse intercâmbio. Ela lá e eu acompanhando daqui, nos falando todos os dias, dando força nas horas das dificuldades e sorrindo, acreditando que tudo ia dar certo”, afirmou Maria Inez Parra Hass, mãe de Isabella.

“Agradeço ao Governo do Estado por esse intercâmbio, por esse projeto. Ela gostou muito da escola, construiu muitas amizades, foi muito bem recebida pela família e agora esse presente de Natal que estamos está recebendo com a chegada dela”.

Para Pedro Moreira Silva, 16 anos, do Colégio Estadual Arcângelo Nandi, de Santa Terezinha de Itaipu, no Oeste, o que mais lhe chamou sua atenção foi a cultura do esporte nos colégios americanos. “Eu não teria oportunidade de fazer um intercâmbio se não fosse por esse programa, para estudar numa verdadeira high school. Uma das coisas mais legais foi o esporte que pratiquei, participando do time de futebol americano, que foi incrível, e um pouco de wrestling”, ressaltou.

Outro destaque foi o aprimoramento da língua. “O meu inglês melhorou muito, o que vai me ajudar a ter um bom emprego. Fora isso, aprendi coisas novas, como comidas típicas de lá e que vou cozinhar para a minha família, além da neve, porque lá é bem gelado”, disse.

A mãe de Pedro, Katyussa Maiara Moreira, contava os minutos para chegada do filho, acompanhada do marido e da filha mais nova. “Começa a bater aquela ansiedade. A gente fala que não vai ficar nervosa, mas não tem como. É um orgulho como mãe saber que ele conquistou isso, que chegou onde chegou e só tenho muito a agradecer a Deus e ao Governo do Estado”, salientou.

“Ele se desenvolveu muito bem. No começo foi difícil, mas todo dia conversava com ele pelo WhatsApp, então estava longe, mas perto ao mesmo tempo. E agora ter ele aqui junto no Natal, poder passar o Ano-Novo era uma coisa que a gente queria muito”, celebrou o pai, Rodimar Silva.

Quem também vai ter muita história para contar é Amanda Samiria, de 16 anos, do Colégio Estadual Joaquim de Oliveira Franco, de Mandirituba, na Região Metropolitana de Curitiba. Ela foi recebida pelos pais e amigos no saguão do aeroporto. “Ao mesmo tempo que apertava o coração, eu sabia que aquilo ia ser para o meu bem. Toda a independência, maturidade e responsabilidade que eu ganhei com esse programa foi incrível, uma oportunidade de estar vivendo em um outro país, de morar com uma outra família, com uma cultura totalmente diferente da minha”, comentou.

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“Ao mesmo tempo que o coração está apertado por eu ter deixado minha segunda família lá nos Estados Unidos, também está muito alegre de reencontrar todo mundo, de ver o quanto eu sou amada aqui e o quanto tudo valeu a pena. Já tenho planos para compartilhar tudo o que eu aprendi, que eu não vou deixar só para mim, mas sim dividir com os outros, contar como foi a minha experiência para inspirar outras pessoas a também participarem”, acrescentou.

GANHANDO O MUNDO – Iniciado como projeto-piloto em 2022, o Ganhando o Mundo levou 100 estudantes para o Canadá, na América do Norte, naquele ano. Na segunda edição, outros 100 alunos tiveram a experiência de conhecerem uma outra cultura, desta vez com destino a Nova Zelândia, na Oceania.

Em 2023, o programa passou a incluir professores, com 96 docentes enviados para o Canadá e a Finlândia, países referências em educação. No mesmo ano, mais 40 alunos estudaram por um semestre letivo na França. Já em 2024, o número de intercambistas cresceu dez vezes, chegando a mil alunos que viajaram para países de língua inglesa, como Canadá, Nova Zelândia, Inglaterra, Austrália e Estados Unidos. Além disso, 100 diretores de colégios estaduais embarcaram no meio do ano para um intercâmbio de duas semanas no Chile.

A próxima edição, em 2025, será ainda maior. Mais de 1,2 mil alunos da rede estadual terão como destino cinco países de língua inglesa (Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia e Reino Unido). Durante seis meses, os jovens farão curso equivalente ao Ensino Médio no Brasil.

Também em 2025 acontecerá a primeira edição do programa voltada aos alunos de 1ª série dos cursos técnicos em agropecuária, agrícola, florestal, operações de máquinas florestais e agronegócio, matriculados nos centros de educação profissional. Cem estudantes vão para Iowa, nos Estados Unidos, estado líder em tecnologia agrícola e coração do corn belt (cinturão agrícola forte em produção de milho e um dos principais pólos agrícolas do mundo).

Fonte: Governo PR

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