NOVA AURORA

PARANÁ

Compagas recebe 24 propostas em chamada pública para compra de gás natural

Publicado em

A Compagas (Companhia Paranaense de Gás) recebeu 24 propostas para aquisição de gás natural através da sua Chamada Pública (CP24). Ao todo, 11 supridores participam do processo que tem o objetivo de complementar o volume contratado em 300 mil m³/dia para atendimento ao mercado ativo, além da contratação de até 50 mil m³/dia para o fornecimento de gás canalizado para a região Norte do Paraná.

Nas propostas apresentadas o gás natural a ser recebido pela Compagas está vinculado à importação de gás boliviano, produção nacional a partir do pré-sal e de campos on shore, inclusive no Paraná, e gás natural liquefeito (GNL). Todas as propostas estão em análise com vistas a obter melhores condições comerciais e operacionais de suprimento.

“A nossa expectativa é que com a diversidade de supridores participando do processo, seja possível um aumento da competitividade e, como consequência final, a redução no preço da molécula para que possamos repassar condições mais vantajosas ao mercado”, ressalta o CEO da Compagas, Rafael Lamastra Jr.

Esta é a quarta Chamada Pública para aquisição de gás natural lançada pela Compagas nos últimos quatro anos e a expectativa da Companhia é que o processo seja cada vez mais frequente para encontrar as melhores oportunidades de contratação.

Leia Também:  Paraná prorroga por mais 180 dias emergência zoossanitária contra gripe aviária

Atualmente, a distribuidora possui contratos na modalidade firme com a Petrobras e com a Galp que somam, aproximadamente, 1 milhão de m³/dia. Conta também com um contrato na modalidade interruptível firmado com a paranaense Tradener. Para os próximos anos, o portfólio de suprimentos da Companhia está ajustado com janelas de oportunidades para contratações com outros supridores.

Segundo Lamastra, para que a abertura de mercado realmente seja uma realidade no Paraná e no Sul do País é importante que exista a superação em outras frentes, em especial, no que se refere ao sistema de transporte.

“Entendemos que há uma necessidade de desenvolver a infraestrutura de transporte para que possamos ter acesso a uma molécula mais competitiva”, disse. “O sistema de transporte estruturado e acessível pode expandir o escoamento de gás nacional para o mercado interno e reduzir a dependência do gás boliviano. Também é importante a instalação de novos terminais de regaseificação de GNL no Sul para ampliar a oferta de gás nesta região e ainda a necessidade de se avaliar a estrutura tarifária a fim de equalizar a competitividade do gás natural ao consumidor final”.

Leia Também:  Estado recebe projeto de implantação da nova maternidade do HU de Londrina

Todas as informações da Chamada Pública (CP24) estão disponíveis no site compagas.com.br.

SOBRE A COMPAGAS – A Compagas é uma empresa de economia mista e tem como acionista majoritária a Companhia Paranaense de Energia (Copel), com 51% das ações, a Mitsui Gás e Energia do Brasil, com 24,5%, e a Commit Gás, com 24,5%. Com uma rede de distribuição de mais de 860 quilômetros de extensão, atende clientes dos segmentos industrial, comercial, residencial, de transportes e de geração elétrica, instalados em 15 municípios do Estado. Os mais de 53 mil clientes consomem diariamente cerca de 1 milhão de metros cúbicos de gás natural. Sua atuação está pautada em bases econômicas, sociais e ambientais e com foco na promoção da expansão do uso do gás natural. Ciente do seu importante papel para indução do desenvolvimento e da necessidade da diversificação da matriz energética, executa ações em prol da competitividade e da segurança para seu mercado.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Sanepar capacita profissionais que farão a limpeza do Litoral

Published

on

By

Os profissionais que farão os serviços de limpeza das praias, durante o verão no litoral paranaense, vão receber da Sanepar treinamento técnico e de orientação nos dias 26 e 27 de dezembro. Serão 120 pessoas que estarão diariamente na orla trabalhando na coleta, separação e destinação dos resíduos das praias. A capacitação será feita na Associação dos Funcionários da Sanepar do Litoral (AESLI).

Técnicos da Sanepar prepararam conteúdo com informações básicas sobre o saneamento, sobre as estruturas dos sistemas de abastecimento de água e de coleta e tratamento do esgoto do Litoral, além de temas relacionados à conduta e ética profissional, pautados no Código de Conduta da Sanepar. Os supervisores das equipes desse trabalho também passam pelo treinamento e ainda recebem preparação para uso dos aplicativos de supervisão remota, como por exemplo o Google Forms, o Timestamp e o WhatsApp. Esses aplicativos auxiliam na elaboração dos relatórios e da autofiscalização da Sanepar.

Leia Também:  Espaço Cultural BRDE recebe lançamento de livro sobre bairro Alto da Glória

Após receberem as informações teóricas, os agentes de limpeza farão visita técnica na Associação de Coletores de Resíduos Sólidos de Pontal do Paraná, localizado no Balneário Ipanema.

A limpeza nas praias, durante a temporada, será feita todos os dias das 8h30 às 12h e das 14h às 17h20. São 9 equipes: duas em Guaratuba, quatro em Matinhos e três em Pontal do Paraná. No ano passado foram recolhidas 344 toneladas de lixo durante a temporada.

Por decisão da diretoria da Sanepar e com o de acordo da Empresa Rodoservice, e ainda em razão das condições atuais das praias, os serviços que seriam feitos a partir do próximo dia 28 de dezembro foram antecipados para esta terça-feira (24). Duas equipes, totalizando 22 pessoas mais dois quadriciclos, farão a partir de amanhã a coleta nas areias da orla, com trabalho mais intensivo no município de Matinhos.

SANEADORAS – A Sanepar também está disponibilizando para essa temporada do Verão Maior Paraná as equipes saneadoras. Elas terão a incumbência de fazer a limpeza noturna nas praias, após os shows programados pelo projeto do Governo do Estado Verão Maior Paraná para a temporada de verão 2024/2025. As saneadoras são os equipamentos utilizados para remover os resíduos pequenos, de tamanhos diminutos. Eles revolvem e peneiram a areia da praia, em profundidade média de 20 centímetros.

Leia Também:  Paolla Oliveira esbanja beleza natural em ensaio de tirar o fôlego: ‘Q MULHER ❤️’

Serviço:

Capacitação para agentes de limpeza

Data: 26 e 27/12/2024

Horários: 26/12 – 13h30 às 17h30

27/12 – 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h30

Local: Associação dos Funcionários da Sanepar do Litoral (AESLI) – Avenida Paraná,105 – Matinhos/PR.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA