7 de Abril de 2025
    NOVA AURORA

    PARANÁ

    Compagas recebe 24 propostas em chamada pública para compra de gás natural

    Publicado em

    A Compagas (Companhia Paranaense de Gás) recebeu 24 propostas para aquisição de gás natural através da sua Chamada Pública (CP24). Ao todo, 11 supridores participam do processo que tem o objetivo de complementar o volume contratado em 300 mil m³/dia para atendimento ao mercado ativo, além da contratação de até 50 mil m³/dia para o fornecimento de gás canalizado para a região Norte do Paraná.

    Nas propostas apresentadas o gás natural a ser recebido pela Compagas está vinculado à importação de gás boliviano, produção nacional a partir do pré-sal e de campos on shore, inclusive no Paraná, e gás natural liquefeito (GNL). Todas as propostas estão em análise com vistas a obter melhores condições comerciais e operacionais de suprimento.

    “A nossa expectativa é que com a diversidade de supridores participando do processo, seja possível um aumento da competitividade e, como consequência final, a redução no preço da molécula para que possamos repassar condições mais vantajosas ao mercado”, ressalta o CEO da Compagas, Rafael Lamastra Jr.

    Esta é a quarta Chamada Pública para aquisição de gás natural lançada pela Compagas nos últimos quatro anos e a expectativa da Companhia é que o processo seja cada vez mais frequente para encontrar as melhores oportunidades de contratação.

    Leia Também:  Secretaria da Saúde recebe prêmio da CGE por gestão transparente

    Atualmente, a distribuidora possui contratos na modalidade firme com a Petrobras e com a Galp que somam, aproximadamente, 1 milhão de m³/dia. Conta também com um contrato na modalidade interruptível firmado com a paranaense Tradener. Para os próximos anos, o portfólio de suprimentos da Companhia está ajustado com janelas de oportunidades para contratações com outros supridores.

    Segundo Lamastra, para que a abertura de mercado realmente seja uma realidade no Paraná e no Sul do País é importante que exista a superação em outras frentes, em especial, no que se refere ao sistema de transporte.

    “Entendemos que há uma necessidade de desenvolver a infraestrutura de transporte para que possamos ter acesso a uma molécula mais competitiva”, disse. “O sistema de transporte estruturado e acessível pode expandir o escoamento de gás nacional para o mercado interno e reduzir a dependência do gás boliviano. Também é importante a instalação de novos terminais de regaseificação de GNL no Sul para ampliar a oferta de gás nesta região e ainda a necessidade de se avaliar a estrutura tarifária a fim de equalizar a competitividade do gás natural ao consumidor final”.

    Leia Também:  Alunas indígenas da UEPG contam com orgulho trajetória na universidade

    Todas as informações da Chamada Pública (CP24) estão disponíveis no site compagas.com.br.

    SOBRE A COMPAGAS – A Compagas é uma empresa de economia mista e tem como acionista majoritária a Companhia Paranaense de Energia (Copel), com 51% das ações, a Mitsui Gás e Energia do Brasil, com 24,5%, e a Commit Gás, com 24,5%. Com uma rede de distribuição de mais de 860 quilômetros de extensão, atende clientes dos segmentos industrial, comercial, residencial, de transportes e de geração elétrica, instalados em 15 municípios do Estado. Os mais de 53 mil clientes consomem diariamente cerca de 1 milhão de metros cúbicos de gás natural. Sua atuação está pautada em bases econômicas, sociais e ambientais e com foco na promoção da expansão do uso do gás natural. Ciente do seu importante papel para indução do desenvolvimento e da necessidade da diversificação da matriz energética, executa ações em prol da competitividade e da segurança para seu mercado.

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Advertisement

    PARANÁ

    Com apoio das polícias de GO e MS, PCPR prende foragido da Justiça e acusado de estupro

    Published

    on

    By

    A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu um homem condenado pelos crimes de homicídio e roubo ocorridos em Goiás e acusado de outros crimes no Paraná, neste sábado (5), em Cascavel, na região Oeste.

    Ele foi preso em flagrante por agredir sua companheira com um fio elétrico e ameaçá-la de morte, alegando possuir uma arma de fogo escondida em casa. Ele ainda a obrigou a publicar imagens ao seu lado nas redes sociais.

    Durante o registro do Boletim de Ocorrência, o homem forneceu informações contraditórias sobre sua identidade, o que levantou outras suspeitas. Além dos crimes relacionados à violência doméstica e familiar contra a mulher, ele também passou a responder por falsa identidade no Paraná.

    A PCPR representou ao Poder Judiciário pela decretação da prisão preventiva do suspeito, a fim de viabilizar sua identificação civil, e após diligências conjuntas com outras forças de segurança foi possível descobrir a verdadeira identidade do homem. Ele estava foragido do sistema prisional de Goiás desde 2017, onde cumpria pena pelo crime de homicídio. Além disso, havia um mandado de prisão em aberto contra ele pelo crime de roubo.

    Leia Também:  Alunas indígenas da UEPG contam com orgulho trajetória na universidade

    O homem foi encaminhado ao sistema penitenciário, onde permanece à disposição da Justiça. A operação foi feita em apoio à Polícia Civil de Goiás (PCGO).

    OUTRO CASO – Em outro caso, a PCPR prendeu temporariamente um homem, de 58 anos, investigado por ao menos quatro casos de estupros de vulnerável ocorridos na região de Marechal Cândido Rondon, no Oeste do Estado. A captura aconteceu neste domingo (6), em Mundo Novo, no Mato Grosso do Sul, e contou com apoio da Polícia Civil do Mato Grosso do Sul.

    Os crimes foram praticados contra quatro vítimas menores de idade entre o final de 2024 e início de 2025. Conforme apurado, as investigações apontaram que o suspeito havia alterado seu endereço na tentativa de evitar a responsabilização pelos crimes.

    De acordo com a delegada Yasmin Espicalsky, por meio da integração e do trabalho conjunto das polícias dos dois estados, foi possível localizar e monitorar o investigado, resultando na sua captura. “Essa operação destaca a importância da colaboração entre as forças de segurança para garantir a proteção da sociedade e a efetividade da justiça”, explica.

    Leia Também:  Guairão recebe abertura da 40ª Oficina de Música de Curitiba no domingo

    Durante a ação, os policiais também encontraram uma espingarda na residência do investigado, o que resultou em sua autuação em flagrante por posse irregular de arma de fogo. O homem também foi encaminhado ao sistema penitenciário.

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Continuar lendo

    PARANÁ

    POLÍCIA

    ENTRETENIMENTO

    ESPORTES

    MAIS LIDAS DA SEMANA