A Polícia Militar do Paraná intensificou as ações de combate ao contrabando de cigarros das regiões de fronteira do estado e já apreendeu mais de 930 mil pacotes nos cinco primeiros meses do ano, segundo dados do Comando de Missões Especiais (CME).
Com o objetivo de coibir essa atividade ilícita, o Batalhão de Polícia de Fronteira tem aumentado a fiscalização em pontos estratégicos, buscando interceptar e apreender cargas que transportam esse tipo de contrabando. Essas ações são fundamentais para enfraquecer as organizações criminosas que se beneficiam dessa atividade uma vez que a comercialização de cigarros contrabandeados contribui para o aumento do crime organizado, visto que essas organizações têm suas finanças fortalecidas por essa prática criminosa.
Com os recursos oriundos do contrabando de cigarros, elas investem em outras atividades ilícitas, como tráfico de drogas, armas e lavagem de dinheiro. As apreensões de cigarros contrabandeados realizadas pela Polícia Militar do Paraná impactam diretamente na desarticulação dessas organizações.
“A interdição de cigarros contrabandeados ainda na região de fronteira é de extrema importância no combate ao crime organizado. Essa ação contribui para desarticular redes criminosas, cortar o financiamento desses grupos, proteger a economia local, combater outras práticas criminosas e promover a segurança pública. É um esforço fundamental para garantir um ambiente mais seguro e justo para a sociedade”, destaca o comandante do BPFron, tenente-coronel André Cristiano Dorecki.
Ao todo, de janeiro a maio de 2023, foram apreendidos pela PMPR 930.328 pacotes de cigarros contrabandeados e causando prejuízo ao crime organizado de mais de R$ 46 milhões.
As apreensões ocorreram em rodovias, portos clandestinos e até mesmo em embarcações nos rios e lagos das regiões de fronteira e outras regiões do Paraná.
EXEMPLO – No dia 26 de maio, o BPFRON apreendeu mais de 55 mil pacotes de cigarros contrabandeados em três embarcações. Os barcos saíram do Paraguai com destino ao Brasil. As embarcações foram interceptadas no lago na cidade de Mercedes-PR. A ação policial contou com a participação da Polícia Federal.
As apreensões demonstram o comprometimento das forças de segurança do estado em proteger a sociedade, combater o crime e garantir a aplicação da lei.
Fonte: Polícia Militar PR