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Estado seleciona mais de 500 profissionais para residência técnica de inovação

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Profissionais recém-formados em diferentes cursos e áreas do conhecimento podem se inscrever até 14 de junho em mais uma Residência Técnica (Restec) do Governo do Estado. O programa de Inovação, Modernização Digital e E-Gov (Integre) está ofertando 506 vagas para Curitiba e 24 cidades do Interior do Paraná. As inscrições são gratuitas e exclusivas pela Internet.

O início das atividades está previsto para agosto de 2023, com dois anos de duração. Cada profissional receberá bolsa mensal de R$ 2.375, mais auxílio transporte de R$ 220.

Coordenadas pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), as residências técnicas são reconhecidas como política pública de Estado, com amparo na Lei nº 20.086/2019. Os programas são desenvolvidos em conjunto com as universidades estaduais, órgãos e autarquias da Administração Direta.

Semelhantes às residências da área da Saúde, os programas de Restec contemplam atividades práticas associadas a um curso de pós-graduação lato sensu, em nível de especialização. O objetivo é contribuir para a melhoria contínua dos serviços públicos, a partir da capacitação de profissionais de todos os campos do conhecimento para atuação no setor.

A Restec Integre conta com a parceria da Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI). As atividades práticas serão desenvolvidas em 30 instituições do Executivo Estadual, de segunda a sexta-feira, com 30 horas semanais. Já os conteúdos acadêmicos e pedagógicos serão aplicados pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), na modalidade de ensino a distância (EaD), com carga horária total de 360 horas.

Para o coordenador de Ensino Superior, Pesquisa e Extensão da Seti, Fabiano Gonçalves Costa, os programas de residência contribuem para a formação profissional e agregam conhecimentos para quem tem interesse na carreira pública. “A Residência Técnica é uma modalidade diferenciada de formação profissional promovida pelo Estado do Paraná, que favorece o encontro entre conhecimentos teóricos e práticos e, sobretudo, a articulação entre a universidade e os serviços disponibilizados aos cidadãos em nível estadual”, afirma.

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SELEÇÃO – A seleção dos residentes será em etapa única, por meio de uma prova online de caráter eliminatório e classificatório. Serão 20 questões objetivas, elaboradas a partir do conteúdo programático e das referências disponíveis no edital. Serão atribuídos cinco pontos para cada questão correta, perfazendo o total de 100 pontos. Estarão classificados os candidatos que obtiverem nota igual ou superior 60 pontos.

O teste terá uma hora de duração e será aplicado no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) do Núcleo de Educação a Distância (Nead) da Unicentro. Os concorrentes receberão via e-mail as orientações e informações para o acesso à plataforma digital, que será liberada um dia antes da prova.

A classificação será disposta de acordo com as vagas e os municípios escolhidos no ato da inscrição. Os demais candidatos serão incluídos no cadastro de reserva e poderão ser convocados para ocupar vagas de desistentes, desde que haja tempo hábil para participar das disciplinas do curso de especialização.

ÁREAS – Podem se inscrever profissionais formados nos seguintes cursos de graduação: Administração, Agronomia, Análise de Sistemas, Arquitetura e Urbanismo, Biblioteconomia, Biologia, Biomedicina, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Organizacional, Comunicação Social, Design Gráfico, Direito, Enfermagem, Estatística, Farmácia, Fisioterapia, Geografia, Gestão Pública, Jornalismo, Letras, Medicina Veterinária, Nutrição, Psicologia, Publicidade e Propaganda, Química, Relações Internacionais, Relações Públicas, Secretariado Executivo, Serviço Social, Sistemas de Informação, Tecnologia da Informação, Turismo e Zootecnia.

A Restec Integre também contempla profissionais recém-graduados em Engenharia Agronômica, Engenharia Ambiental, Engenharia Cartográfica, Engenharia Civil, Engenharia da Computação, Engenharia da Produção, Engenharia de Alimentos, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica.

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LOTAÇÕES – São ofertadas vagas nas secretarias da Administração e da Previdência (Seap), da Agricultura e do Abastecimento (Seab), da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), da Fazenda (Sefa), da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), da Mulher e Igualdade Racial (Semi), da Saúde (Sesa), da Segurança Pública (Sesp), do Desenvolvimento Social e Família (Sedef), do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), do Planejamento (SEPL) e na Controladoria-Geral do Estado (CGE).

Também há oportunidades para órgãos como Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep), Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Biblioteca Pública do Paraná (BBP), Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Departamento de Trânsito do Paraná (Detran), Instituto Água e Terra (IAT), Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR), Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), Paraná Esportes, Polícia Cientifica do Paraná e Receita Estadual.

As universidades estaduais de Londrina (UEL), Maringá (UEM), Ponta Grossa (UEPG), do Centro-Oeste (Unicentro), do Norte do Paraná (UENP), do Oeste do Paraná (Unioeste) e do Paraná (Unespar) também receberão residentes. Alguns profissionais selecionados para a Seti irão desenvolver as atividades práticas em universidades, no âmbito dos programas Universidade Virtual do Paraná (UVPR), Agência de Desenvolvimento Regional Sustentável (Ageuni) e Projeto Genomas Paraná.

Serviço:

Residência Técnica em Inovação, Modernização Digital e E-Gov (Restec Integre)

Inscrições: até 14 de junho – AQUI

Edital AQUI

Homologação de inscritos: até 21 de junho

Aplicação de provas: 30 de junho

Resultados: 10 de julho

Matrículas: 12 de julho a 1º de agosto

Início das atividades: 28 de agosto

Fonte: Governo PR

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Ganhando o Mundo: últimos intercambistas começam a chegar com mala cheia de experiências

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O Natal será com a família reunida e com diversas histórias para compartilhar para 27 alunos que voltaram do intercâmbio nos Estados Unidos nesta segunda-feira (23), dentro do programa Ganhando o Mundo. Eles desembarcaram no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Grande Curitiba, onde foram recebidos com muita emoção por pais e familiares depois de quatro meses estudando na América do Norte. Outros alunos devem chegar em janeiro.

Foram mil estudantes de escolas públicas paranaenses que tiveram a oportunidade de realizar um intercâmbio com as despesas pagas pelo Governo do Estado, após uma seleção que envolveu mais de 12 mil candidatos. A edição de 2025 será ainda maior e levará 1,2 mil alunos para cinco países de língua inglesa (Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia e Reino Unido). Durante seis meses, os jovens farão curso equivalente ao Ensino Médio no Brasil.

O chefe do Departamento de Intercâmbios da Secretaria de Estado da Educação (Seed), Marlon de Campos, destacou que a edição do Ganhando o Mundo deste ano foi um sucesso. “Todo o processo está sendo incrível. Foi o primeiro ano que nós tivemos mil alunos viajando, 950 deles já retornaram no primeiro semestre, e agora o restante está voltando”, ressaltou.

“Eles voltam com uma cabeça completamente mudada, muito mais atenciosos com a sua família, com a sua escola, com o seu espaço. Quando eles viajam e experienciam uma oportunidade tão diferente, não só da língua, mas também cultural e acadêmica, eles ampliam os seus horizontes e isso faz com que se tornem líderes”, acrescentou.

EXPERIÊNCIA DE VIDA — Entre as intercambistas que chegaram nesta segunda-feira está Isabella Parra Hass, de 16 anos, estudante do Colégio Estadual Rio Branco, em Rio Branco do Ivaí, no Norte do Estado. Para ela, a principal conquista com o intercâmbio foi tornar-se uma pessoa mais independente. “Foi uma das melhores experiências da minha vida. Vivi coisas que eu nunca imaginaria viver, conheci pessoas incríveis e me tornei uma pessoa tão madura, independente, que eu nunca imaginei que eu conseguiria”, explicou.

Ela conta que pôde vivenciar a cultura americana na prática. “Fui líder de torcida e também gerente do time de basquete feminino. Foi muito legal vivenciar a cultura deles, do esporte, mas mais do que isso, saber que você consegue fazer algo quando realmente se quer muito. Uma oportunidade incrível que nunca imaginei que poderia ter e que graças ao Ganhando o Mundo consegui realizar um dos meus maiores sonhos”, disse, com os olhos ainda com lágrimas após encontrar os pais.

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A família viajou cerca de 350 quilômetros para receber a filha, pouco para uma distância que já foi continental. “A gente viveu junto esse intercâmbio. Ela lá e eu acompanhando daqui, nos falando todos os dias, dando força nas horas das dificuldades e sorrindo, acreditando que tudo ia dar certo”, afirmou Maria Inez Parra Hass, mãe de Isabella.

“Agradeço ao Governo do Estado por esse intercâmbio, por esse projeto. Ela gostou muito da escola, construiu muitas amizades, foi muito bem recebida pela família e agora esse presente de Natal que estamos está recebendo com a chegada dela”.

Para Pedro Moreira Silva, 16 anos, do Colégio Estadual Arcângelo Nandi, de Santa Terezinha de Itaipu, no Oeste, o que mais lhe chamou sua atenção foi a cultura do esporte nos colégios americanos. “Eu não teria oportunidade de fazer um intercâmbio se não fosse por esse programa, para estudar numa verdadeira high school. Uma das coisas mais legais foi o esporte que pratiquei, participando do time de futebol americano, que foi incrível, e um pouco de wrestling”, ressaltou.

Outro destaque foi o aprimoramento da língua. “O meu inglês melhorou muito, o que vai me ajudar a ter um bom emprego. Fora isso, aprendi coisas novas, como comidas típicas de lá e que vou cozinhar para a minha família, além da neve, porque lá é bem gelado”, disse.

A mãe de Pedro, Katyussa Maiara Moreira, contava os minutos para chegada do filho, acompanhada do marido e da filha mais nova. “Começa a bater aquela ansiedade. A gente fala que não vai ficar nervosa, mas não tem como. É um orgulho como mãe saber que ele conquistou isso, que chegou onde chegou e só tenho muito a agradecer a Deus e ao Governo do Estado”, salientou.

“Ele se desenvolveu muito bem. No começo foi difícil, mas todo dia conversava com ele pelo WhatsApp, então estava longe, mas perto ao mesmo tempo. E agora ter ele aqui junto no Natal, poder passar o Ano-Novo era uma coisa que a gente queria muito”, celebrou o pai, Rodimar Silva.

Quem também vai ter muita história para contar é Amanda Samiria, de 16 anos, do Colégio Estadual Joaquim de Oliveira Franco, de Mandirituba, na Região Metropolitana de Curitiba. Ela foi recebida pelos pais e amigos no saguão do aeroporto. “Ao mesmo tempo que apertava o coração, eu sabia que aquilo ia ser para o meu bem. Toda a independência, maturidade e responsabilidade que eu ganhei com esse programa foi incrível, uma oportunidade de estar vivendo em um outro país, de morar com uma outra família, com uma cultura totalmente diferente da minha”, comentou.

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“Ao mesmo tempo que o coração está apertado por eu ter deixado minha segunda família lá nos Estados Unidos, também está muito alegre de reencontrar todo mundo, de ver o quanto eu sou amada aqui e o quanto tudo valeu a pena. Já tenho planos para compartilhar tudo o que eu aprendi, que eu não vou deixar só para mim, mas sim dividir com os outros, contar como foi a minha experiência para inspirar outras pessoas a também participarem”, acrescentou.

GANHANDO O MUNDO – Iniciado como projeto-piloto em 2022, o Ganhando o Mundo levou 100 estudantes para o Canadá, na América do Norte, naquele ano. Na segunda edição, outros 100 alunos tiveram a experiência de conhecerem uma outra cultura, desta vez com destino a Nova Zelândia, na Oceania.

Em 2023, o programa passou a incluir professores, com 96 docentes enviados para o Canadá e a Finlândia, países referências em educação. No mesmo ano, mais 40 alunos estudaram por um semestre letivo na França. Já em 2024, o número de intercambistas cresceu dez vezes, chegando a mil alunos que viajaram para países de língua inglesa, como Canadá, Nova Zelândia, Inglaterra, Austrália e Estados Unidos. Além disso, 100 diretores de colégios estaduais embarcaram no meio do ano para um intercâmbio de duas semanas no Chile.

A próxima edição, em 2025, será ainda maior. Mais de 1,2 mil alunos da rede estadual terão como destino cinco países de língua inglesa (Austrália, Canadá, Irlanda, Nova Zelândia e Reino Unido). Durante seis meses, os jovens farão curso equivalente ao Ensino Médio no Brasil.

Também em 2025 acontecerá a primeira edição do programa voltada aos alunos de 1ª série dos cursos técnicos em agropecuária, agrícola, florestal, operações de máquinas florestais e agronegócio, matriculados nos centros de educação profissional. Cem estudantes vão para Iowa, nos Estados Unidos, estado líder em tecnologia agrícola e coração do corn belt (cinturão agrícola forte em produção de milho e um dos principais pólos agrícolas do mundo).

Fonte: Governo PR

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