NOVA AURORA

POLÍCIA

Polícia Militar promove Seminário de Prevenção e Combate ao Assédio Moral e Sexual

Publicado em

A Controladoria-Geral (COGER) da Polícia Militar do Paraná realizou, nesta terça-feira (30), o 1º Seminário de Prevenção e Combate ao Assédio Moral e Sexual com o objetivo de demonstrar as ações realizadas na corporação e que possibilitam melhor atual dos militares estaduais em eventuais denúncias. O encontro foi realizado no auditório do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR), em Curitiba.

A secretária da Mulher e Igualdade Racial do Paraná, Leandre Dal Ponte, participou do ato de abertura do encontro e ressaltou que a iniciativa da Polícia Militar do Paraná vai ao encontro das políticas adotadas pelo Governo do Paraná em prol da prevenção e combate aos mais diversos tipos de assédio.

“O Governo do Estado conta com o programa “Mulheres por um Paraná sem violência” que possibilita diversas ações de valorização da mulher na administração pública e a Polícia Militar dá um passo importante para a prevenção e combate desses casos tanto internamente, quanto no atendimento dessas ocorrências na sociedade paranaense”, destacou a secretária.

Leandre Dal Ponte lembrou que o Estado criou diversas ferramentas para combater o assédio sexual e moral como a Ouvidoria da Mulher Servidora, uma comissão especializada para a condução de processos e apurar as denúncias, além de uma sala de escuta especializada e promoveu a redução de prazos para o encaminhamento das denúncias.

Para o subcomandante-geral da PMPR, coronel Paulo Henrique Semmer, o seminário se torna um importante passo para a corporação no recebimento, atendimento, prevenção e combate ao assédio moral e sexual.

Leia Também:  Batalhão de Polícia de Trânsito apreende arma de fogo durante operação blitz em Curitiba

“Sabemos da nossa importância em atuar para combater esse crime e, mais do que isso, em levar a prevenção para toda a corporação, possibilitando que a Corregedoria-Geral da Polícia Militar atue da melhor forma possível, cuidando das nossas militares estaduais e das mulheres do nosso estado, uma vez que esse encontro busca melhorar a atuação dos policiais militares em casos assim”, frisou o coronel Semmer.

O corregedor-geral da PMPR, coronel Valmor Anderson Pereira, afirmou que o seminário serve para a capacitação continuada dos militares estaduais.

“Quanto mais trouxermos ensinamentos que possibilitem uma atuação mais humanizada aos nossos policiais militares, maiores serão nossos resultados na prevenção e combate aos crimes contra as mulheres. A Polícia Militar é uma das mais atuantes nos Direitos Humanos e é nosso dever continuar debatendo melhorias para nossa corporação”, completou o coronel Anderson.

A 1ª vice-presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), desembargadora Joeci Machado Camargo, também esteve presente e lembrou que o número de casos de assédio sexual e moral registrou um crescimento de 64% no ano passado no estado.

“Eu vejo que o assédio é um mal que devemos combater de todas as formas e é nosso dever levar esse conhecimento para todas as pessoas. O assédio não se dá somente em palavras e gestos, mas o próprio olhar já faz com que uma mulher fique constrangida e com medo. A Polícia Militar do Paraná está de parabéns em promover esse seminário e debater o assunto que, com certeza, vai possibilitar um melhor atendimento não só para as mulheres, mas também para aquelas pessoas que são vítimas de assédio moral, sexual, de gênero e racial”, finalizou a desembargadora.

Leia Também:  Governo promove webinar com fundadora da Transparência Internacional Brasil

O seminário contou com a participação do Chefe do Estado-Maior da Polícia Militar do Paraná, coronel Waldick Garrett, e de promotores, desembargadores e demais autoridades públicas e políticas, possibilitando maior entendimento dos militares estaduais e bombeiros militares presentes na prevenção e combate ao assédio moral e sexual.

OUVIDORIA – Os servidores da administração pública do Paraná que se sentirem vítimas devem procurar a Ouvidoria-Geral, por meio do telefone 0800-041-113. Por meio do registro da denúncia é possível corrigir a situação e, se for o caso, punir o culpado, seja com advertência ou até exoneração ou demissão.

DENÚNCIAS – A população em geral pode denunciar casos de assédio sexual ou moral de forma anônima, por meio do Disque-Denúncia 181 ou pelo 190 da Polícia Militar do Paraná.

Fonte: Polícia Militar PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍCIA

PCPR prende homem por desmatar área de proteção ambiental em Curitiba

Published

on

By

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu um homem suspeito de ser o responsável por desmatar uma área de proteção ambiental, aterrando uma nascente e devastando uma área de mata atlântica, pertencente ao Município de Curitiba. A ação aconteceu nesta quinta-feira (10), na mesma região.

A investigação apontou que o suspeito atuava de forma recorrente em áreas de proteção ambiental, promovendo desmatamento com o objetivo de comercializar terrenos públicos de forma irregular. 

Conforme o delegado da PCPR Guilherme Dias, esta não é a única área afetada pela ação do investigado.

“As máquinas utilizadas na prática do crime ambiental foram apreendidas e os demais objetos empregados na devastação foram destruídos com o objetivo de impedir novas ações semelhantes”, explica.

O delegado ainda ressalta que a PCPR atua em conjunto com a Prefeitura de Curitiba em ações voltadas à proteção de áreas públicas que têm sido alvo de invasões e comercialização ilegal.

O suspeito irá responder pelos crimes de poluição e desmatamento de área de mata atlântica, com penas que podem chegar a oito anos de reclusão. 

Leia Também:  MON promove encontro para educadores com a artista Leila Pugnaloni

Fonte: PJC PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA