A Polícia Penal do Paraná (PPPR) participa neste ano letivo do Projeto Faunópoles, realizado nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Maringá. Iniciativa da Secretaria Municipal de Educação e tendo como foco crianças de até 5 anos, o projeto trata sobre a fauna existente na cidade e regiões próximas e aborda a importância da biodiversidade a todos os seres vivos.
O primeiro trimestre do projeto teve foco em ações que estimulem o cuidado animal, a preservação do meio ambiente e a compreensão da criança quanto a sua presença no mundo. Os conteúdos abordam animais de estimação, de trabalho, insetos, bichos de jardim, espécies silvestres, selvagens, ameaçadas de extinção, e as diversas conexões que o ser humano pode estabelecer com a vida animal.
Tudo isso, através de atividades lúdicas, de cunho científico e que promovam experiências relacionadas à temática central.
A equipe de Operações Especiais com Cães de Maringá (SOE-K9) da PPPR foi convidada para apoiar o Faunópoles na categoria de ensino sobre animais de trabalho, especificamente a categoria de PET Policial.
Com apresentações lúdicas, brincadeiras e interação entre as crianças e os animais, a equipe ensina sobre cães de trabalho adestrados, suas funções e características na atividade policial, além da importância dessa relação com os humanos.
“Esse projeto nos dá a oportunidade de mostrar um dos lados das atribuições policiais que temos atualmente na Polícia Penal, através da equipe de operações com cães, que tem o auxílio dos animais para identificar materiais ilícitos e salvaguardar a vida dos policiais”, explica o coordenador regional de Maringá da PPPR, Julio Cesar Franco.
O chefe do Setor de Operações Especiais com Cães (SOE-K9), Rodrigo Nieri da Costa, conta que o trabalho da Polícia Penal foi apresentado de forma pedagógica e de acordo com a faixa etária dos alunos.
“Ficamos muito honrados em participar do Projeto Faunópoles. Foi apresentado de forma pedagógica o trabalho desempenhado pela equipe canina da polícia, demonstrado o emprego deles como animais de trabalho e devidamente adestrados. Após uma breve apresentação, foi promovida uma interação entre as crianças e os cães em forma de brincadeira e com muito aprendizado”, compartilhou.
A secretária muncipal de Educação, Nayara Caruzzo, destacou que o projeto tem o objetivo despertar o interesse das crianças com atividades significativas e promover vivências relacionadas ao tema.
“Dentre as ações realizadas, foi proposto explorar as características, as funções e importância dos cães policiais, por meio de pesquisas, explicações e demonstrações pela equipe da Polícia Penal do Paraná. A atuação da polícia foi muito importante para o projeto, pois as crianças puderam ter experiências únicas com os cães de trabalho”, ressaltou Nayara.
Fonte: Governo PR