7 de Abril de 2025
    NOVA AURORA

    PARANÁ

    Banco de Alimentos do Paraná recebe Prêmio Aster 2023 pela responsabilidade social

    Publicado em

    O projeto Banco de Alimentos Comida Boa, da Ceasa Paraná, foi condecorado na noite desta quinta-feira (25) com o Prêmio Aster 2023 na categoria Responsabilidade Social, promovido pela Esic Business & Marketing School, instituição espanhola com unidade em Curitiba. O evento aconteceu na Ópera de Arame, juntamente com a formatura de jovens nos cursos de Administração, Tecnologia em Gestão Comercial e Negócios Internacionais.

    A Ceasa Paraná é vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab) e coube ao secretário Norberto Ortigara apresentar o programa Banco de Alimentos Comida Boa ao público que ocupou a maior parte do teatro. O projeto é desenvolvido em parceria com agricultores que colocam produtos nas cinco centrais de abastecimento do Estado e com o Sindicato dos Permissionários da Ceasa (Sindaruc).

    “Produzir alimentos é o verdadeiro negócio do Paraná e do Brasil, aquele que confere pegada competitiva no mundo, mas no campo nem tudo sai perfeito, uma fruta ou um legume nasce torto ou amassa quando vai para o atacado ou varejo, sendo rejeitado pelo consumidor”, disse.

    “Mas é comida, e numa iniciativa sensata, inteligente e correta, todos os dias recolhemos isso e, ou entregamos diretamente a instituições que cuidam de pessoas vulneráveis ou fazemos um processamento mínimo, embalando a vácuo ou transformando em compotas, doces, geleias que demoram um pouco mais na prateleira e atendem os mais vulneráveis”, acrescentou.

    Leia Também:  Qualificação da fila de exames e cirurgias eletivas agiliza atendimentos no Paraná

    Para o presidente da Ceasa Paraná, Éder Bublitz, a conquista do prêmio representa o reconhecimento da sociedade em relação a um bom projeto. “Isso é extremamente importante, fortalece o programa”, salientou.

    Em 2022 foram arrecadadas, processadas e distribuídas 4,86 mil toneladas de hortigranjeiros para 330 entidades assistenciais em todo o Estado. Naquele ano o Banco de Alimentos do Paraná atendeu 1,5 milhão de pessoas.

    Bublitz destacou também que o trabalho envolve detentos, que se dedicam ao processamento, o que ajuda na remição de pena e no aprendizado de uma nova profissão. “O programa reconhece a importância da vida, recupera muitas vidas, além de reduzir o desperdício de alimentos, o que já é uma missão nobre”, afirmou. Segundo ele, entre os que se dedicaram à tarefa nas Ceasas e deixaram o sistema prisional, 68% estão com carteira de trabalho assinada.

    Compondo a mesa de honra das festividades, o secretário da Agricultura e do Abastecimento também teve a tarefa de entregar diplomas a alguns dos formandos. “Continuem estudando todos os dias da vida profissional de vocês”, aconselhou Ortigara. “O tempo é de mudança veloz, se vocês, se eu não fizermos isso alguém vai fazer e nos ultrapassar em capacidade todos os dias”.

    Leia Também:  Produtora de Dois Vizinhos vence o Prêmio Expobel de Queijos Coloniais do Sudoeste

    ESIC – Criada na Espanha em 1965, a Esic Business & Marketing School é uma das principais escolas de negócio do mundo, com foco na gestão empresarial, marketing e logística. Presente no Brasil desde 2002, com sede em Curitiba, oferece cursos de graduação presencial e a distância, pós-graduação, além de contar com um colégio internacional, com turmas do ensino fundamental ao médio.

    O Prêmio Aster (estrela em grego) distingue pessoas ou instituições em seis categorias: Trajetória Empresarial, Trajetória Profissional, Comunicação, Empreendedorismo, Responsabilidade Social e Investigação em Pesquisa. Os projetos inscritos foram analisados por uma comissão composta por professores, jornalistas e empresários.

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Advertisement

    PARANÁ

    Via Rural Smart Farm reúne 19 mil pessoas no primeiro fim de semana da ExpoLondrina

    Published

    on

    By

    O Sistema Estadual de Agricultura (Seagri) reuniu cerca de 19 mil pessoas na Via Rural Smart Farm nos três primeiros dias de ExpoLondrina 2025. O espaço, uma parceria do Seagri com a Universidade Estadual de Londrina (UEL), é composto por diversos ambientes que visam difundir tecnologias e inovações para o meio rural, apresentar as principais políticas públicas desenvolvidas pelo Estado e promover o desenvolvimento rural sustentável.

    Vagner Santos Alexandre, construtor autônomo, visita o espaço todos os anos com a família e afirma que melhora a cada ano. “A gente tem percebido que cada vez mais vem melhorando a organização do ambiente. É um entretenimento para a criança e também um espaço para lazer para os pais” afirma. A expectativa é que o local receba cerca de 200 mil pessoas durante todo o evento, que termina no próximo domingo (13).

    O prefeito da via Rural Smart Farm, Wagner Santos, falou da proposta do espaço. “A Via Rural Smart Farm, que muitos conhecem por Fazendinha, tem o intuito de trazer as pessoas para poder conhecer um pouco daquilo que nós desenvolvemos, o que nós entregamos para a sociedade”.

    Segundo ele, os estudantes têm muito aprendizado ao visitar o espaço. “Eu digo para os estudantes que fazem estágio aqui com a gente, que trabalham aqui com a gente, que nos auxiliam, que é uma verdadeira universidade a céu aberto”.

    Leia Também:  Imperdível: Balé Teatro Guaíra e Orquestra Sinfônica reinterpretam "Romeu e Julieta"

    VIA RURAL – A rota, instalada na ExpoLondrina, reúne pelo menos 21 atrações do mundo agro, desenvolvidas para informar, alertar e prevenir sobre diversos riscos que a agropecuária está exposta.

    A rota inicia com uma apresentação do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), mostrando as ações do Estado para a comunidade rural, por meio de extensão e pesquisa, para otimizar as produções pelo Estado.

    Outra parada é no Café Qualidade Paraná, que mostra as etapas de preparação de um café de qualidade, desde os tipos disponíveis para cultivo, até a torração e moagem. Além de uma comparação no aroma e aparência dos cafés.

    A área de Manejo e Conservação de Solo é uma parceria do IDR-Paraná, da Agência de Defesa Agropecuária (Adapar) e Embrapa para mostrar os diferentes tipos de solo, os benefícios, as diferenças, os processos de erosão em lugares com e sem cobertura, além de uma simulação gráfica dinâmica de relevo de solo.

    A Adapar aproveitou o espaço para disseminar também algumas informações sobre a raiva, sobre os morcegos que transmitem a doença e algumas dicas de como prevenir a contaminação tanto em humanos quanto em animais.

    No caminho também há o espaço da sericicultura, que mostra os processos de crescimento e alimentação do bicho-da-seda, com demonstração das lagartas vivas, para chegar até a idade final e começar a produzir o casulo de seda. É mostrado também o processamento dos casulos até a produção de tecidos.

    Leia Também:  Ceasa Paraná integra parceria com a FAO para propor novas soluções em segurança alimentar

    Na aquicultura, o IDR-Paraná apresenta os processos de tratamento da água de forma sustentável mantendo a saúde e crescimento dos peixes, os tipos de tanque e peixes de diversos tamanhos para demonstração.

    A área de fruticultura e olericultura traz os diferentes tipos de plantio, as opções alternativas como o uso de microalgas e demonstração das principais pragas e parasitóides agrícolas. A agricultura familiar também faz parte da rota. O restaurante rural apresenta pratos e bebidas especiais de produtores familiares. A área de agroindústrias familiares traz produtos do ramo, como queijos, embutidos, alimentos desidratados e muito mais.

    O espaço de turismo rural mostra algumas das rotas criadas pelo IDR-Paraná que são destaque no Estado, como a Rota do Queijo, Rota do Vinho e a Rota da Erva-mate, que ainda está em processo de criação.

    Além disso, inclui empresas juniores e projetos de extensão da UEL, informações e alertas sobre a bovinocultura, espaço de demonstração de promoção e saneamento rural, o mundo das sementes, que apresenta a diversidades de sementes disponíveis no Estado, incluindo as sementes crioulas, amostra de tratores do programa Trator Solidário e um espaço dedicado a informações da Fetaep.

    A Via Rural Smart Farm pode ser visitada até o dia 13 de abril, das 8h às 17h durante a semana e das 9h às 19h nos finais de semana.

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Continuar lendo

    PARANÁ

    POLÍCIA

    ENTRETENIMENTO

    ESPORTES

    MAIS LIDAS DA SEMANA