NOVA AURORA

PARANÁ

Sanepar apresenta ações sobre marco do saneamento e ganha prêmios em congresso nacional

Publicado em

O diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile, apresentou a posição da Companhia de Saneamento do Paraná diante dos desafios e oportunidades com o novo marco legal de saneamento em debates durante o 32º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, em Belo Horizonte, encerrado nesta quarta-feira (24).

Em uma mesa, Stabile debateu com os presidentes das companhias de saneamento de Goiás e da Bahia e representantes do Grupo Águas do Brasil e da Associação das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe). Em outro painel, a conversa foi com os presidentes das companhias de Minas Gerais, Juiz de Fora e representante da empresa que opera no Rio de Janeiro.

Os dados e resultados da Sanepar impressionam e posicionam a empresa entre as mais eficientes, inovadoras e sustentáveis no setor do País. O Paraná tem 100% de cobertura de água tratada e 80% de cidades atendidas pela Sanepar tem sistema de saneamento, além de 100% de esgoto tratado. Seis das 20 cidades com melhor saneamento básico do Brasil são do Paraná.

Ele também falou sobre a PPP em andamento, que visa acelerar os investimentos em 16 municípios, elevando os índices de atendimento da Sanepar.

“Além de cuidar dos nossos processos principais, estamos atentos a novas perspectivas, à valorização dos subprodutos, como o biogás produzido no sistema de esgoto que pode ser convertido em hidrogênio renovável. Podemos ir além, sempre com foco na geração de valor para a sociedade, tendo a inovação para a sustentabilidade como mantra. Também temos programas e parcerias estratégicas voltadas à universalização com tarifas justas para a população”, disse o presidente.

Leia Também:  Paraná é 3º estado que mais gerou empregos nos cinco primeiros meses de 2024 

Nas discussões técnicas e diálogos setoriais, a Sanepar participou com outros diretores, gerentes e técnicos. No painel sobre as mudanças climáticas e a resiliência do abastecimento de água, o diretor de Meio Ambiente e Ação Social, Júlio Gonchorosky, falou do enfrentamento da crise hídrica vivida pela companhia durante dois anos.

A diretora de Investimentos, Leura Conte de Oliveira, tratou das soluções para a ampliação e o atendimento com a coleta e tratamento do esgoto rumo à universalização. Fernando Guedes, diretor Administrativo, participou das discussões sobre a maturidade para a gestão de riscos e a sua importância para o saneamento. 

A Sanepar esteve presente em 11 painéis e apresentou pelo menos 25 trabalhos técnicos. Os trabalhos técnicos focaram nas áreas de inovação, educação e gestão ambiental, meio ambiente, gestão e planejamento no abastecimento de água, esgotamento sanitário e recursos hídricos, eficiência empresarial e energética, biogás e resíduos sólidos. 

A Companhia participou também da Feira Internacional de Tecnologias de Saneamento Ambiental (Fitabes), que ocorreu simultaneamente com o Congresso, com a equipe técnica para atender visitantes, empresas parceiras, fornecedores e representantes de outras companhias de saneamento.

Leia Também:  Estado já repassou R$ 114 milhões para construção de barracões industriais nos municípios

PREMIAÇÕES – Dois trabalhos técnicos desenvolvidos pela Sanepar com parceiros receberam o prêmio Enaldo Cravo Peixoto, no encerramento do Congresso da ABES. Na categoria Energia, Eficiência Energética e Controle de Perdas, o trabalho vencedor foi “Plataforma Inteligente para otimização e eficientização energética de sistemas de abastecimento de água – estudo de caso em companhia de saneamento”, apresentado por Anderson Schamne, da Sanepar. Ele foi desenvolvido pela Sanepar, em acordo de cooperação com as startups Scubik e C3D e respaldo da Universidade de Aveiro, de Portugal.

Na categoria Saúde Pública, a premiação coube ao trabalho “Monitoramento epidemiológico espaço-temporal SARS-Cov 2 no esgoto de Curitiba”. A parceria é da Sanepar com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), INCT ETEs Sustentáveis e a Agência Nacional das Águas (ANA). No congresso, o trabalho foi apresentado por Ramiro Gonçalves Etchepare, representando a UFPR.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

Published

on

By

A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

Leia Também:  Jardim do Palácio Iguaçu ganha colmeias de abelhas nativas e horta orgânica

Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

Leia Também:  Gabinete de crise divulga primeiro boletim sobre a situação na BR-376

Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA