NOVA AURORA

PARANÁ

Após passagem em Campo Mourão, projeto Caminhadas na Natureza segue para Ortigueira

Publicado em

Desafiador, cansativo e revigorante. O Circuito Boicotó de Boa Esperança, em Campo Mourão, no Centro-Oeste do Paraná, uniu cerca de 700 caminhantes em sua 9ª edição, realizada neste final de semana, dentro do projeto Caminhadas da Natureza, organizado pelo IDR-Paraná. O evento contou com parceria com a Prefeitura de Campo Mourão.

Os 14 quilômetros desse circuito passam por diferentes trilhas – mata nativa, pastagens, encostas, morros, rios, cachoeira, grutas – preparadas por produtores rurais da comunidade de Boa Esperança. A caminhada agregou comitivas de Campo Mourão e de 19 outros municípios. A agroindústria familiar e os produtos locais se fizeram presentes no café colonial servido no início da jornada e no almoço.

O percurso teve apoio dos profissionais da Secretaria Municipal da Saúde, que ficaram postados em quatro pontos, onde também havia água potável. A caminhada possibilitou ainda a arrecadação de 160 quilos de alimentos não perecíveis, que serão doados para entidades de assistência social da região.

Leia Também:  Projeto apoia mulheres produtoras de queijo a modernizar processos em Araucária

A próxima etapa do projeto acontece em Ortigueira, nos Campos Gerais, que está com as inscrições abertas. São 10 quilômetros e 235 das 400 vagas já estão preenchidas. Ele acontece das 8às 12h e envolver 20 famílias. O trajeto é composto por trilhas e estradas rurais. 

A Colônia Augusta Vitória, onde acontece o percurso, foi fundada em 22 de outubro de 1932 pelo pastor luterano Guilherme Furmann, chegando a receber refugiados das guerras europeias. Hoje, muitos filhos e netos, principalmente de alemães, vivem nesse lugar. A Colônia fica no Distrito do Barroso, na estrada que liga Ortigueira a Telêmaco Borba.

PROJETO – O projeto Caminhadas da Natureza é organizado pelo IDR-Paraná em parceria com municípios onde é realizado. Ele foi criado para incentivar o Turismo Rural no Paraná. Elas contam com circuito bem definido, acompanhamento e alimentação, que é realizada em parceria com pequenos hotéis, restaurantes ou propriedades rurais. Em 2022, por exemplo, foram executados 107 circuitos com 56,6 mil pessoas inscritas.

Leia Também:  Polícia Militar reforça policiamento e ações educativas junto à comunidade escolar

O calendário de maio encerra em Ortigueira, mas o primeiro semestre ainda terá edições em Altamira do Paraná, Tibagi, Morretes, Paiçandu, Londrina, Pontal do Paraná e São José dos Pinhais. Confira a programação AQUI.

“É uma política pública que se propõe a levar desenvolvimento para as comunidades rurais, sobretudo da agricultura familiar, além de expandir o conhecimento das pessoas sobre as regiões onde elas vivem”, afirma a coordenadora estadual do projeto, Terezinha Busanello Freire.

Além do Caminhadas da Natureza, o IDR-Paraná desenvolve outros projetos para estimular o Turismo Rural no Estado, como a integração de produtores na Rota do Queijo, Rota da Lavanda e Caminhos da Uva, além do projeto Mulheres do Café, que completou dez anos.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  PCPR prende homem em flagrante por homicídio em Campo Largo

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Primato e MWM iniciam projeto pioneiro com biogás

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA