NOVA AURORA

PARANÁ

Maio Amarelo: Detran-PR promove educação para o trânsito na Capital e Interior

Publicado em

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) promove ações de educação para o trânsito alusivas à Campanha Maio Amarelo em diferentes cidades do Estado. As atividades são realizadas em locais públicos e privados, envolvendo órgãos estaduais e municipais, entidades de classe e do setor produtivo, empresas e estudantes com o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre o papel de cada um para um trânsito mais seguro.

Com o tema “No trânsito, escolha a vida!”, a programação da campanha, que comemora 10 anos no Brasil, contempla palestras, exposições de viaturas, atividades lúdicas, divulgação por meio das redes sociais, abordagens em eventos com a presença do robô educativo do Detran.

O participante é incentivado a ser exemplo de conduta e também a usar as redes sociais para influenciar seus contatos sobre o tema trânsito seguro. Nas atividades também é apresentado o objetivo principal do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), que tem como meta salvar 86 mil vidas até o ano de 2028.

Leia Também:  Estrada da Graciosa tem pare-e-siga nesta terça para recuperar local de queda de árvores

Desde o início do mês, quando foi aberta oficialmente no Paraná a Campanha Maio Amarelo, já foram realizadas palestras e ações educativas em empresas, hospitais, universidades em Curitiba e Região Metropolitana. Adolescentes participaram de atividades do Detranzinho, houve ações relacionadas ao Comitê Trânsito Seguro, como a Corrida Temática Yellow Run em São José dos Pinhais, abordagens educativas no Calçadão da Rua XV de Novembro, na Capital, e nos shoppings Estação e Jockey Plaza, também em Curitiba.

O Detran-PR participou da 49ª Expoingá com atividades educativas voltadas às crianças e com distribuição de materiais com conteúdo de conscientização sobre comportamento em vias e rodovias. Também foi apresentada a aplicação do bafômetro descartável para o público adulto. No Detran Móvel, o cidadão pode contar com orientações, consultar débitos e utilizar serviços rápidos, como emissão de credenciais de estacionamento.

Em Cascavel, no Oeste, no dia 18 de maio ocorreu o Fórum de Segurança Viária e Mobilidade Urbana da Região Oeste do Paraná, com palestras e debates. Na mesma região, entre os dias 25 a 28, o Detran-PR participou da Exposição Agropecuária, de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Helena, com as atividades realizadas pela Escola Pública de Trânsito e serviços do Detran Móvel.

Leia Também:  Referência nacional, Hospital de Reabilitação do Estado realiza 80 mil atendimentos por ano

Além disso, desde o início do mês as Ciretrans, órgãos do Detran-PR no Interior do Estado, cumprem programação alusiva ao Maio Amarelo em inúmeras cidades. São elas: Londrina, Catanduvas, Santa Izabel do Oeste, Carambeí, Pato Branco, Ponta Grossa, Almirante Tamandaré, Rio Negro, Marilândia do Sul, Altônia, Campo Mourão, União da Vitória, Rio Branco do Sul, Cruzeiro do Oeste, Francisco Beltrão, Santa Helena, Umuarama, Foz do Iguaçu, Wenceslau Braz, Palotina, Maringá, Sarandi, Campo Mourão, Guarapuava, Cambé, Fazenda Rio Grande, Cianorte, Medianeira, Rolândia, Capanema e Carambeí.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Com foco em IA, BRDE Labs apresenta empresas e conceito da edição de 2025

Published

on

By

O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e a HOTMILK, ecossistema de inovação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, deram início, nesta semana, a mais uma edição do BRDE Labs. Em 2025, o programa tem como foco a Inteligência Artificial e vai conectar startups a grandes empresas para o desenvolvimento de soluções inovadoras. A iniciativa conta com o apoio da Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amcham-Brasil), que auxilia na captação de empresas participantes.

O evento de lançamento foi realizado no Centro de Realidade Estendida da PUCPR e reuniu representantes das dez companhias âncoras desta edição: 3L Bike Parts, Atlas Eletrodomésticos, Bree, Brose, C.Vale, Grupo Gondaski, Horse, Lojas MM, MGL Mecânica de Precisão e Millpar. Cada empresa foi apadrinhada por um colaborador do BRDE, que dará suporte ao longo do processo de desenvolvimento das soluções.

As empresas participantes conheceram em detalhes o programa, que tem como finalidade a apresentação de uma Prova de Conceito (PoC) criada pelas startups para as empresas. Esse modelo permite testar a viabilidade de soluções antes de sua implementação definitiva. O programa também disponibiliza uma comunidade digital, ferramenta para conexão dos participantes de todas as edições do programa e para divulgação de conteúdos de interesse. O edital das startups que planejam desenvolver conexões com IA está previsto para maio.

Leia Também:  93% dos professores da rede estão trabalhando nas escolas do Estado

O superintendente do BRDE, Paulo Starke Junior, destacou a importância de fomentar a inovação no setor empresarial. “Somos o maior financiador de inovação com recursos direcionados no País, mas sabemos que inovar vai além do financiamento. Criar um ambiente propício ao desenvolvimento é essencial para gerar soluções transformadoras”, afirmou. Ele ressaltou ainda que a colaboração entre clientes, parceiros e empresas é fundamental para fortalecer a conexão entre startups, universidades e o mercado.

Criado em 2020, o BRDE LABS tem como objetivo fortalecer o ecossistema de inovação no Sul do Brasil, capacitando startups e conectando-as a empresas em busca de soluções estratégicas para seus desafios internos. Desde seu lançamento, o programa já impactou 47 organizações em 31 cidades do Paraná e acelerou 59 startups.

Marcelo Moura, diretor da HOTMILK, disse que o programa impulsiona o desenvolvimento do Paraná. “Ele abriu caminho para a criação de novas iniciativas, promovendo não apenas a pesquisa, mas também a conexão com o mercado dentro da economia 4.0”, disse. “A IA já faz parte da realidade do mercado e sua incorporação aos produtos e serviços pode trazer ganhos expressivos em eficiência”.

A 3L Bike Parts, uma das âncoras desta edição, conheceu o BRDE LABS em um evento realizado em 2024. Paulo Henrique Valasque, diretor de engenharia da empresa que tem foco na produção e comercialização de componentes para bicicletas de alta performance, conta que o interesse foi imediato, levando a participar da iniciativa.

Leia Também:  Cafelândia inicia neste sábado o Campeonato do Interior

“Muitas vezes estamos tão focados no dia a dia da empresa que não percebemos o vasto mundo de inovação ao nosso redor. Estar nesse ambiente, junto a outras companhias, nos mostra quantas oportunidades estão surgindo e como podemos adotar novas ferramentas para otimizar desde a rotina até aspectos que impactam significativamente o nosso negócio”, ressaltou.

Empresas veteranas no programa, como Bree, Brose e C.Vale, também reafirmaram os benefícios da iniciativa.

Alessandra Anami, gerente de engenharia, laboratório e SGI da Bree, destacou que a participação permite ampliar o conhecimento sobre inteligência artificial e implementar soluções inovadoras. “O programa nos conecta com o que o mercado está fazendo e amplia nosso conhecimento sobre inteligência artificial. Com isso, ganhamos em dois aspectos: primeiro, por meio dos treinamentos e capacitações que aceleram nosso aprendizado, e segundo, pela oportunidade de solucionar um problema de maneiras que, muitas vezes, nem imaginávamos”, explicou.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA