NOVA AURORA

PARANÁ

Orquestra Sinfônica comemora 38 anos com homenagem a Beethoven e grande coral

Publicado em

O aniversário de 38 anos da Orquestra Sinfônica do Paraná será celebrado em dose dupla, com apresentações no sábado (27) e no domingo (28) no palco do auditório Bento Munhoz da Rocha (Guairão). A execução de uma obra icônica (“Sinfonia n°9” de Beethoven), junto a um coral de 60 integrantes, marca a trajetória do grupo que já reuniu 1 milhão de pessoas em quase quatro décadas de shows.

“Para este ano, de forma inédita, faremos duas récitas porque a demanda de público é alta. É uma celebração à nossa Orquestra, que está cada vez mais alinhada com o público, não apenas de Curitiba e região, mas também dos outros municípios do Estado, que a acolhem muito bem. Eu tenho certeza de que serão apresentações de muito sucesso”, afirma Cleverson Cavalheiro, diretor-presidente do Centro Cultural Teatro Guaíra.

No programa, o destaque é para a icônica “Sinfonia n°9”, em ré menor, Op. 125. Mais conhecida como Nona Sinfonia, ou apenas A Nona, é a última completa composta por Ludwig van Beethoven, em 1824. O quarto e último dos movimentos, “Ode à alegria”, será apresentado com o grande coral. Essa parte da melodia foi composta para o poema com o mesmo nome, de Friedrich Schiller, de 1785, que evoca o ideal da fraternidade.

“Nós escolhemos a Nona Sinfonia para comemorar este aniversário porque ela é uma obra icônica e a Orquestra pode mostrar todo o seu potencial, juntamente com o coro e os solistas. É uma obra monumental, que representa toda a alegria e êxtase do homem, do ser humano”, ressalta o regente titular e diretor musical, maestro Roberto Tibiriçá.

Leia Também:  Celepar comemora aniversário de 58 anos em meio a projeto de expansão internacional

Os solistas são a soprano Raquel Paulin, a mezzo-soprano Edineia Oliveira, o tenor Enrique Bravo e o baixo Lício Bruno. O coro sinfônico de mais de 60 vozes terá regência do maestro e preparador vocal Alexandre Mousquer e do pianista Jeferson Ulbrich.

TRAJETÓRIA – Fundada em 28 de maio de 1985, a Orquestra Sinfônica do Paraná é mantida pelo Governo do Estado. Com sede no Centro Cultural Teatro Guaíra, tem uma intensa agenda de apresentações no teatro e fora dele, em outros espaços e em outros municípios, gratuitamente ou com ingressos, sempre obedecendo à política pública de preço acessível.

Em 38 anos de história, a Orquestra já se apresentou com mais de 50 maestros. Um dos fundadores e primeiro maestro titular foi o compositor Alceo Bocchino. Nascido em Curitiba, ele foi aluno de Villa-Lobos e um dos compositores brasileiros mais relevantes no cenário orquestral no Brasil no final do século XX.

No arquivo musical, possui em torno de mil obras catalogadas de compositores paranaenses, brasileiros e internacionais. O currículo de apresentações tem grandes óperas, como “Aida”, “Tosca”, “Carmem”, “A Viúva Alegre” e “O Barbeiro de Sevilha”. Além do repertório clássico, o corpo artístico já acompanhou grandes estrelas nacionais, como Bibi Ferreira, e locais, como a banda Blindagem. No Dia das Mães deste ano, a Sinfônica protagonizou um show das cantoras Zizi e Luiza Possi.

Leia Também:  Imperdível: Balé Teatro Guaíra e Orquestra Sinfônica reinterpretam "Romeu e Julieta"

Desde 2012, produz também filmes-concertos com a trilha sonora tocada ao vivo. Um exemplo foi o concerto especial de 2015, com projeção de “Metrópolis” (1927), de Fritz Lang.

Entre seus aniversários marcantes, a Orquestra Sinfônica do Paraná comemorou o último deles em Londrina, na região Norte. A lembrança remete a duas sessões, gratuitas, com público lotando o Cine Teatro Ouro Verde, um dos mais emblemáticos da cidade.

REALIZAÇÃO – O concerto deste final de semana é viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com o patrocínio da Sanepar, Compagas e Roto & Fermax, e realização da Associação Brasileira de Apoiadores Beneméritos do Teatro Guaíra, PalcoParaná, Centro Cultural Teatro Guaíra, Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Estado, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Serviço:

Apresentações: 27 (sábado), às 20h30; 28 de maio (domingo), às 10h30

Local: Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão)

Tempo de duração do espetáculo: aproximadamente uma hora e trinta minutos

Classificação: 7 anos

Ingressos: R$ 20,00 e R$10,00

Ticket Fácil

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

Published

on

By

A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

Leia Também:  Celepar comemora aniversário de 58 anos em meio a projeto de expansão internacional

Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

Leia Também:  Imperdível: Balé Teatro Guaíra e Orquestra Sinfônica reinterpretam "Romeu e Julieta"

Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA