NOVA AURORA

PARANÁ

Em paralelo às obras, Governo amplia programa de capacitação profissional em Matinhos

Publicado em

O Governo do Estado ampliou a oferta de qualificação profissional para a comunidade de Matinhos, no Litoral. Serão mais 90 vagas em quatro novos cursos. A medida é uma contrapartida social à obra de revitalização da orla do município e integra o Programa de Capacitação Profissional desenvolvido pelo Instituto Água e Terra (IAT), órgão responsável pela obra, em parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

A recuperação do trecho de 6,3 quilômetros entre o Morro do Boi e o Balneário Flórida é a principal intervenção ambiental e urbanística da história do Litoral do Paraná, com investimento de R$ 314,9 milhões, e finalização prevista para o segundo semestre de 2024.

Nesta segunda-feira (22), a partir das 19 horas, tem início o curso de Preparo de Massas e Pizzas. Todas as 15 vagas já foram preenchidas, mas há lista de espera. Em junho, também para 15 pessoas, está previsto o de Serviços Básicos de Açougue e o Básico de Linguagem de Programação para Adolescentes, esse para até 30 inscritos. Em julho começa o Inglês Básico I, com vagas disponíveis.

Outra especialização já está em andamento. O curso Espanhol Básico I começou em abril e vai até junho, também com todas as matrículas preenchidas. Já as aulas de Técnicas Básicas de Jardinagem e Tratamento de Piscinas terminaram no dia 10 deste mês.

Leia Também:  Com apoio do Casa Fácil, Cohapar entrega residencial com 128 apartamentos na Capital

As inscrições são gratuitas e precisam ser feitas presencialmente na sede do Senac em Matinhos (Rua Doutor José Pinto Rebelo Junior, nº 91, bairro Caiobá) até a data de início das aulas. Haverá lista de espera, caso todas as inscrições sejam preenchidas. As aulas também serão ministradas no Senac.

“As obras na praia mudaram a cidade em diversos aspectos, e nós estamos preparados para oferecer cursos gratuitos com qualidade e infraestrutura ideal para quem aproveitar a chance de se profissionalizar”, destacou o coordenador dos cursos do Senac de Matinhos, Alexandre Monteiro.

Outros cursos estão previstos para ocorrer até outubro de 2024, de acordo com a programação do IAT. Alguns deles com foco mais técnico, oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). A previsão é que 16 áreas de atuação profissional sejam contempladas, envolvendo serviços como marcenaria, obras civis, atendimento ao turista, informática, hotelaria, gastronomia, entre outros. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (41) 3452-8050.

OPORTUNIDADE – A técnica-administrativa Loriene Marjorie, de 24 anos, é uma das alunas matriculadas no curso de Espanhol Básico I. Ela optou pela formação para se preparar para o novo cenário econômico da cidade, após a conclusão da orla, e a expectativa de mais oportunidades de trabalho e melhores salários. “Essa oportunidade é excelente, especialmente pelo curso ser gratuito. Poder aprender e evoluir cada vez mais está sendo uma grande experiência”, afirmou.

Leia Também:  Inscrições para a Corrida da Sanepar em Pato Branco encerram nesta segunda

A auxiliar de serviços gerais Cristiane de Faria Matoso, 43 anos, não perdeu tempo e se inscreveu tanto no curso de Técnicas de Jardinagem e Tratamento de Piscina quanto no Espanhol Básico I. “Qualquer curso gratuito eu aproveito porque pretendo sempre buscar novas oportunidades”, disse.

Com linguagem simples e didática moderna, com recursos audiovisuais, o curso de Técnicas Básicas de Jardinagem e Tratamento de Piscinas foi uma oportunidade positiva tanto para alunos experientes quanto para quem nunca atuou na área.

Leonardo Pereira dos Santos, de 20 anos, por exemplo, tem experiência em limpeza de piscina. Já teve de cuidar de 30 espaços ao mesmo tempo, e ainda assim buscou se aprimorar. “Tive interesse porque já trabalho com isso e busquei ampliar os meus conhecimentos”, comentou.

Já o pintor automotivo Rubens Kramar, 38 anos, buscou as técnicas de paisagismo pensando no futuro, e agregou aos novos conhecimentos as técnicas de limpeza de piscina. “O paisagismo vai ser uma das profissões mais interessantes. Parti para esse lado pensando no futuro”, afirmou.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  IAT define programação de encontro em Foz do Iguaçu sobre turismo e meio ambiente

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Após fortes chuvas, shows de Matinhos e Pontal do Paraná deste sábado foram cancelados

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA