NOVA AURORA

POLÍTICA PR

Em Curitiba, Moro inicia o Programa Diálogo com o Senador

Publicado em

 

Na manhã desta segunda-feira (22), o senador Sergio Moro reuniu, para um bate-papo, cerca de 15 instituições sem fins lucrativos que trabalham com pessoas com deficiência. O objetivo foi ouvir as necessidades das ONGs e OSCS em prol de melhorias. O encontro marca o início do Programa “Diálogo com o Senador” que visa promover reuniões e conversas com a sociedade representativa sobre temas pertinentes do dia a dia da população.

O cuidado e atenção com as pessoas que portam algum tipo de deficiência é também uma bandeira de Rosângela Moro, que há mais de 15 anos atua na área, especialmente em defesa das APAES.

“Conheço essa realidade de dentro de casa por conta de todo o trabalho que minha esposa já realizou nas APAES e sei que precisam de cuidado, atenção e investimento”, afirmou Moro.

De acordo com o deputado estadual Luiz Fernando Guerra, que também participou do encontro, a iniciativa traz uma reflexão que é fundamental para proporcionar um mundo cada vez melhor e mais inclusivo. “Sabemos que enfrentar e vencer as barreiras do preconceito e da discriminação não é algo tão simples. Um evento como este, que promove, acima de tudo, respeito à diversidade humana, por meio do acesso à informação e ao conhecimento, ajuda a construir uma sociedade mais consciente e inclusiva”, destacou Guerra.

Leia Também:  Deputado Professor Lemos (PT) solicita ao TCE a suspensão de novas atividades relacionadas ao programa Parceiro da Escola

A partir de agora, os temas levantados serão estudados e levados para dentro do senado, para que sejam ouvidos e recebam o devido andamento. O Programa Diálogo com o Senador reforça o que o parlamentar evidenciou no último ano, quando defendeu a importância de estar presente e ouvir a população para entender a fundo as demandas da sociedade.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍTICA PR

Assembleia Legislativa celebra os 170 anos do Arquivo Público do Paraná, guardião da história do Estado

Published

on

By

O Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná foi palco na manhã desta sexta-feira (4) de uma grande celebração aos 170 anos do Arquivo Público do Estado, completados no próximo dia 7 de abril. A sessão solene foi proposta e presidida pela deputada Márcia Huçulak (PSD).

Fundada um ano após a instalação da Assembleia Legislativa do Paraná, o então “Archivo Publico Paranaense” tornou-se o abrigo da história do Estado. Seus documentos mais antigos datam do fim do século XVII. “É a reserva de memória do nosso Paraná, da população que construiu esse Estado”, destacou Huçulak (PSD). “Um povo que não preserva sua história não tem futuro. Esse é um patrimônio que deixamos para as futuras gerações: a história preservada”, complementou a parlamentar.

A Assembleia Legislativa prestou, ao todo, 18 homenagens. Elas foram direcionadas a servidores, secretários, pesquisadores, instituições e outros nomes que ajudam ou ajudaram a sedimentar o Arquivo Público do Paraná. “Imagina tratar um documento de 1627, se o trabalho não for feito com profissionalismo e amor, o Arquivo não estaria tão bom como está. Os documentos não são apenas papeis”, destacou a diretora do arquivo, Kassia Cavalari Basso – uma das homenageadas na cerimônia.

Leia Também:  PROGRAMA DE ITAIPU DIVULGA BALANÇO DE DOAÇÕES EXTRAORDINÁRIAS FEITAS NO 2º SEMESTRE POR VOLUNTÁRIOS(AS) E PARCEIROS(AS)

“A homenagem é um reconhecimento de que o Arquivo Público é importante e preserva seus documentos históricos”, considerou a servidora Ana Paula Joukoski, que trabalha com o acervo há mais de duas décadas. Homenageada, ela representou todos os demais servidores do órgão.

Órgão recebeu mais de 2 mil visitas em 2024

O secretário da Administração e Previdência do Paraná, Luizão Goulart, destacou que o órgão sediado no bairro Cabral, em Curitiba, recebeu mais de duas mil visitas presenciais somente em 2024. Cerca de 3400 buscas por informações úteis foram realizadas no período. A procura é justificada pela utilidade do acervo.

“Temos plantas das mais diversas regiões do Paraná, projetos de prédios públicos. As pessoas que buscam a dupla cidadania, por exemplo, procuram informações de imigrantes no Arquivo. As que buscam aposentadoria, buscam lá registros de informações da carreira”, ilustrou o secretário.

Em sua fala, Goulart anunciou dois projetos para o Arquivo Público. O primeiro é uma parceria junto ao TRE-PR (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná) para resgatar a história política dos partidos. Já a segunda, em associação a universidades, amplia a digitalização do acervo.

Leia Também:  Sicoob promove iniciativas de educação financeira durante a 11ª edição da Global Money Week

Participações

Compuseram a mesa, além dos nomes citados, o secretário de Estado da Fazenda, Norberto Ortigara; a controladora-geral do Estado, Letícia Ferreira da Silva; o vice-presidente da Fecomércio Paraná, Paulo César Nauiack; o desembargador e presidente do IHGPR (Instituto Histórico e Geográfico do Paraná), Paulo Roberto Hapner; o vice-presidente da Pró-Metrópole (Programa de Desenvolvimento Produtivo Integrado da Região Metropolitana de Curitiba), Paulo Salesbram e a diretora de Memória e Patrimônio Cultural, Camila SImoni Junqueira.

Confira a solenidade na íntegra: https://www.youtube.com/watch?v=pg8wGlvJOiA

Fonte: ALPR PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA