NOVA AURORA

PARANÁ

Governo incentiva ações educativas nos municípios que recebem o CastraPet Paraná

Publicado em

O Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos (CastraPetParaná) chegou a 219 municípios no último ciclo da iniciativa e alcançou mais de 73 mil animais. O Governo do Estado acompanha as ações educativas promovidas pelas cidades parceiras, uma das condições para aquelas que são contempladas com o programa.

As ações das prefeituras incluem orientações sobre tutela responsável, que envolvem a impressão e a distribuição da cartilha “Mila e os animais de companhia”, disponibilizada pela Sedest e o Instituto Água e Terra (IAT). A publicação pode ser acessada no site Conexão Ambiental. Os municípios precisaram imprimi-la a um valor equivalente a 5% do custo para o serviço da esterilização cirúrgica.

Até o momento já foram distribuídos cerca de 61 mil exemplares. A Sedest segue comunicando os municípios sobre a importância de ações educativas frequentes, a fim de complementar os resultados do programa.

“As ações educativas, além de estarem firmadas em convênio, são parte integrante do CastraPet Paraná. Se quisermos realmente solucionar o problema do abandono e dos maus-tratos de animais precisamos primeiro conscientizar as pessoas”, ressalta o secretário estadual do Desenvolvimento Sustentável, Valdemar Bernardo Jorge.

OUTRAS IDEIAS – Dos municípios que já enviaram seus relatórios referentes ao cumprimento desta contrapartida, alguns aproveitaram a oportunidade para criar outras formas de envolver as crianças nas atividades de educação para a tutela responsável.

Leia Também:  Com emissão da licença prévia, Ponte de Guaratuba avança e entra na fase de projeto

Foi o caso de Rio Azul, que distribuiu a cartilha nas escolas da rede municipal e também lançou um concurso de redação para o 5º ano do ensino fundamental com o tema “Abandonar o seu animal não é nada legal”.

As escolas selecionaram a melhor redação de cada turma, que foram depois avaliadas por um comitê. Este definiu os três primeiros lugares, premiados com camiseta e certificado de protetor-mirim. O primeiro lugar teve também sua redação lida no Plenário na Câmara dos Vereadores no dia da entrega do resultado.

Os vencedores foram as estudantes Eloiza de Andrade Lima Escola, da Municipal Professora Vanda Hessel, em 1º lugar; Klarissa Emanuelly Colaço, aluna da Escola Municipal Professora Vanda Hessel, em 2º; e Gleisiana Porfírio de Souza, da Escola Rural Municipal Joaquim Vieira, em 3º.

Segundo Rafael Iarema, médico veterinário da Prefeitura de Rio Azul, a ideia da redação foi uma forma de propagar a conscientização sobre adoção, abandono e maus-tratos. “A redação foi muito bem aceita pelos professores, pois incentiva as crianças a pensarem, e elas também fazem perguntas aos pais, o que vai multiplicando as ações. É uma forma de passar para frente o aprendizado e conscientizar as crianças e os adultos”, afirma.

Leia Também:  Governador autoriza concurso para contratação de professores e pedagogos no Paraná

Já no município de Bandeirantes, as coordenadoras das escolas da rede municipal receberam do médico veterinário do município, Marcos Antônio Galera da Silva Junior, uma capacitação para que pudessem aproveitar todo o potencial da cartilha.

O material traz um calendário de vacinação para cães e gatos, dicas de como escolher um pet e até informações sobre a importância de se denunciar maus-tratos aos animais. “Há muitos cães que padecem e sofrem com maus-tratos. A leitura da cartilha Mila e os animais de companhia vai indicar caminhos para que todos tenham um olhar diferenciado sobre os pets”, observa Junior.

A secretária de Meio Ambiente de Bandeirantes, Simone Beatriz Fuck Von Der Osten, reitera a importância de investir na educação das crianças e adolescentes para que os objetivos do programa CastraPet Paraná possam ser alcançados.

“A cartilha ‘Mila e os animais de companhia’ é um material bastante completo que consegue instruir de forma interativa, educativa e rica em informações. A parte educacional nas escolas é um trabalho que vai concluir o que foi realizado com as castrações, e fará grande diferença para o sucesso desse programa”, pontua.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

Published

on

By

A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

Leia Também:  STF homologa acordo que garante 62% de desconto em dívida contraída no caso Banestado

Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

Leia Também:  Sanepar orienta moradores sobre como atender critérios do Programa Água Solidária

Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA