NOVA AURORA

AGRONEGÓCIO

Senai lança terça-feira o programa de inovação à agroindústria em Cuiabá

Publicado em

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) lança em Cuiabá, na próxima terça-feira (23.05), o programa de inovação aberta para a agroindústria.

O programa é uma iniciativa do Sistema Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt), por meio do  e do Instituto Senai de Tecnologia de Mato Grosso (IST MT) e Senai Hub, em parceria com o Sistema Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Sistema Famato) por meio do Agrihub.

A iniciativa do programa de inovação aberta faz parte da estratégia de reposicionamento do Instituto Senai de Tecnologia de Mato Grosso e seu o Hub para a agroindústria, e prevê a conexão de startups com soluções para os desafios das indústrias e empresas do setor do agronegócio. A instituição quer expandir os serviços ofertados atualmente para contribuir com o avanço tecnológico do setor agroindustrial em Mato Grosso (MT).

“Temos uma estrutura interna com competência suficiente para auxiliar essas empresas em qualquer necessidade que elas tenham. Seja por meio da nossa unidade ou pela força da rede que o Senai possui com Institutos, de conhecimento para atuar em todos os setores, em qualquer segmento, com qualquer linha de atuação. Então, a inovação aberta conecta de forma mais fácil essas soluções para as empresas”, reforça a gerente do Instituto Senai de Tecnologia de MT, Tuka Martins.

A chamada aberta é válida para todo o país com o objetivo de promover a aceleração de negócios por meio de acesso a inovação no setor do agronegócio. A iniciativa é considerada a mais completa de Mato Grosso por estar fundamentada em três pilares como a capacitação e mapeamento de desafios, missão técnica pela rede dos Institutos em todo o país, além do acompanhamento do processo até a implementação da solução.

Leia Também:  Alunos com altas habilidades apresentam projetos inovadores em feira científica

“A gente já sabe o quanto essas agroindústrias estão se desenvolvendo, o quanto são importantes para a economia mundial. Então a gente como protagonista nesse desenvolvimento pode realmente apoiar para que alavanque e tenha eficiência nos seus processos, no desenvolvimento de produtos e tudo com o apoio da inovação”, comenta a gerente de Tecnologia e Inovação do Senai MT, Naiara Galliani.

Para Isan Oliveira de Rezende, presidente da Federação dos Engenheiros Agrônomos do Estado de Mato Grosso (Feagro-MT), esta é uma grande oportunidade para a agroindústria. “Este programa do Senai facilita a interação e o compartilhamento de conhecimentos entre esses diferentes setores, estimulando a criação de soluções inovadoras para desafios específicos enfrentados pela agroindústria, como aumento da produtividade, redução de custos, melhoria da qualidade dos produtos e adoção de práticas sustentáveis”.

Entre os benefícios para a participação das empresas na chamada de inovação aberta estão a exposição e posicionamento da marca, desenvolvimento do ecossistema de inovação, da cultura interna empreendedora e aberta a inovação, incremento do portfólio, co-criação de produtos e serviços.

Leia Também:  Segunda fase do programa para o desenvolvimento regional no Paraná começa a tomar forma

“O Senai Hub vem se especializando cada vez mais na agroindústria e nos ajudam a desenvolver tecnologias de base para esse setor e o AgriHub como está ligado ao agro, tem esse relacionamento com as startups, com os produtores, consegue ajudar acelerar a conexão com o mundo externo com as empresas de tecnologia para que a gente siga cada vez mais rápido na inovação”, reforça o diretor executivo do Agrihub Senar-MT, Otávio Celidônio.

O programa ainda permite acesso a fornecedores e parceiros estratégicos, terceirização e/ou co-realização das atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação, mapeamento de startups e pesquisas em temas de interesse, contratação da startup como fornecedora, Investimento ou aquisição de startups.

“Nós temos várias ideias, um portfólio imenso de desafios que estamos esperando a oportunidade para que as empresas possam se inscrever. É uma chance para que a gente consiga alavancar várias outras pesquisas. Conhecer a estrutura do Instituto Senai de Tecnologia é fundamental para acreditar que é possível atingir outro nível de inovação”, comenta o gerente Administrativo e de Saúde e Segurança do Trabalho da empresa já confirmada no desafio, a TRC, Adriano Teixeira.

O evento será na Arena Pitch e contará, entre outros, com a presença do presidente do Sistema Fiemt, Silvio Rangel.

Fonte: Pensar Agro

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

AGRONEGÓCIO

Abertura Nacional da Colheita da Soja Safra 2024/25 será em Mato Grosso

Published

on

By

A Abertura Nacional da Colheita da Soja Safra 2024/25 está prevista para ser realizada no dia 7 de fevereiro de 2025, na Fazenda Esperança, em Santa Carmem, região de Sinop, Mato Grosso.

O evento, promovido pela Aprosoja Mato Grosso, terá início às 9h30 (horário de Brasília) e reunirá autoridades, produtores e representantes do setor agrícola para discutir temas relevantes para o futuro da sojicultura no Brasil. A transmissão será realizada pelo Canal Rural e estará aberta ao público por meio de inscrição online.

Entre os principais assuntos que serão abordados nos painéis de discussão estão a sustentabilidade na produção agrícola, o impacto da COP 30 no Brasil e os avanços no uso de biocombustíveis e alimentos. O evento também celebrará os 20 anos de atuação da Aprosoja Mato Grosso, que tem desempenhado um papel fundamental no fortalecimento da sojicultura no estado, promovendo inovações tecnológicas e práticas sustentáveis que consolidaram Mato Grosso como um dos maiores produtores de soja do mundo.

Leia Também:  Mercosul e União Europeia próximos de acordo que vai impactar o agronegócio brasileiro

A soja chegou ao Brasil em 1901, mas foi nas décadas seguintes que a produção se expandiu, especialmente em Mato Grosso. O vice-presidente da Aprosoja MT, Luiz Pedro Bier, destaca que a soja foi a principal responsável por colocar o estado no cenário nacional e internacional, impulsionando o desenvolvimento econômico e social de cidades como Sinop. “A soja não só transformou a economia local, como também levou Mato Grosso a se destacar globalmente, sempre com um olhar voltado para a inovação e a sustentabilidade”, afirma Bier.

A abertura oficial da colheita será um marco importante, não apenas para o setor produtivo, mas também para a sociedade mato-grossense, que comemora o crescimento e o impacto da soja na geração de emprego, renda e melhoria da qualidade de vida na região. A expectativa é de que o evento seja um grande ponto de encontro para o setor agropecuário, com destaque para o debate sobre o futuro da agricultura sustentável e os desafios e oportunidades para o Brasil no contexto da COP 30.

Os interessados em participar podem garantir sua inscrição por meio do link disponível no site da Aprosoja MT. O evento promete ser um marco para a sojicultura brasileira e uma oportunidade única para discutir o futuro do agronegócio em Mato Grosso e no Brasil.

Leia Também:  Americanos reduzem previsão da safra de soja e aumentam de milho

Fonte: Pensar Agro

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA