7 de Abril de 2025
    NOVA AURORA

    PARANÁ

    Curitiba recebe o Ranking de Escalada Esportiva, que tem incentivo do Proesporte

    Publicado em

    Curitiba será palco neste sábado e domingo (20 e 21) da primeira etapa de provas do Ranking Paranaense de Escalada Esportiva, competição que tem o apoio do Governo do Estado, por meio do Programa de Fomento e Incentivo ao Esporte – Proesporte. Nesta etapa, que abre o calendário estadual da modalidade, serão disputadas provas de velocidade e dificuldade, duas das três categorias competitivas da escalada esportiva. O evento acontece no Campo Base Ginásio de Escalada, no bairro Rebouças.

    “O Ranking Paranaense de Escalada Esportiva é importante para divulgar a modalidade, pois o evento é aberto ao público, que pode acompanhar o desempenho dos atletas e se interessar por esse esporte”, diz o coordenador do Proesporte, Otávio Vinícius Valente.

    Ele lembra que, além disso, a competição inclui ações de capacitação, com vagas prioritárias para atletas federados, mas também abertas à comunidade externa, com a intenção de despertar o interesse em práticas esportistas que normalmente não estão próximas da comunidade em geral. “Uma iniciativa para democratizar o acesso ao esporte e o conhecimento da escalada esportiva”, diz Valente.

    Leia Também:  Governo do Paraná compartilha experiência da implantação do Siafic com São Paulo

    O Proesporte é desenvolvido pela secretaria estadual do Esporte e financiado pelo contribuinte do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que pode destinar parte do valor devido para projetos na área. Nesta quinta-feira (18) o Governo do Estado publicou o edital do programa, destinando R$ 50 milhões para a execução de projetos esportivos em 2024 e 2025 – o maior fomento e incentivo da história do esporte do Paraná.

    RESISTÊNCIA – O ranking é realizado pela  Federação de Escalada Esportiva do Paraná (Feep). As provas de escalada disputadas em Curitiba exigirão dos atletas muita resistência e agilidade para subir os mais de 15 metros de parede. A terceira modalidade prevista no ranking, de boulder, exige movimentos mais explosivos e força bruta e será realizada em agosto, também em Curitiba.

    Com a inclusão da modalidade nos Jogos Olímpicos de Tóquio, o grande desafio do esporte no Estado é a formação de atletas para as competições internacionais, com o sonho de um dia enviar representantes para as Olimpíadas. Para a concretização deste objetivo, a escalada tem contado com o incentivo de entidades locais, como a realização de provas de alto nível e o apoio de programas do Governo do Estado.

    Leia Também:  Estado apresenta oportunidades na cadeia de hidrogênio renovável a possíveis parceiros

    Muitas marcas e ginásios locais também acreditam nessa empreitada e somam esforços, juntamente da própria comunidade escaladora, oferecendo trabalho voluntário, premiações, espaços e divulgação.

    Serviço:

    Ranking Paranaense de Escalada Esportiva – 1ª Etapa de Velocidade e Dificuldade

    Local: Campo Base Ginásio de Escalada – Av. Pres. Kennedy, 35 – Rebouças – Curitiba

    Dias: sábado (20), a partir das 10h, e domingo, a partir das 9h

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Advertisement

    PARANÁ

    Educação abre inscrições para dobra de padrão dos professores da rede estadual

    Published

    on

    By

    Começaram nesta segunda-feira (7) e ficam abertas até 16 de abril as inscrições para professores da rede estadual no processo de alteração de regime de trabalho, a chamada dobra de padrão, que permitirá a ampliação da jornada de 20 horas para 40 horas semanais. A mudança pode beneficiar 2 mil professores. As inscrições devem ser feitas pelo site oficial da Secretaria de Estado da Educação

    “Será um salto na carreira e também na vida financeira dos profissionais. Esta é mais uma forma do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Seed), de  valorização dos nossos professores, tão fundamentais para os avanços educacionais que temos obtido ao longo dos últimos anos”, afirma o secretário da Educação, Roni Miranda. 

    Este é o primeiro edital para dobra do regime de trabalho em mais de 15 anos. O último é do ano de 2009. A medida era uma reivindicação muito aguardada pela categoria e reforça o compromisso do Estado com a qualidade da educação. 

    “Fora o impacto financeiro para o professor, que passa a ganhar mais, a dobra de padrão vai estreitar os vínculos dos profissionais da educação com os alunos e com a escola. Um professor pode acompanhar uma turma por mais tempo, conhecendo a fundo suas  competências e dificuldades”, acrescenta  o secretário.

    Leia Também:  Museu Oscar Niemeyer registra recorde de público num único dia

    EDITALO edital oferece 2 mil vagas, distribuídas por todo o Estado. O resultado final será divulgado até o final de maio, com efetivação no sistema estadual de ensino no segundo semestre de 2025.

    As vagas contemplam os componentes curriculares de Arte, Biologia, Ciências, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Inglês, Língua Portuguesa, Matemática, Pedagogia, Química e Sociologia e também são para a Educação Especial.

    CRITÉRIOS – A classificação será única em nível estadual e levará em consideração três critérios: suprimento de carga horária (30% da pontuação), idade do candidato (40%) e nível e classe (30%). Em caso de empate, serão considerados, na ordem, o maior tempo de serviço na linha funcional, o maior nível de classe e a maior idade. O período analisado para os critérios da seleção abrange de 1º de janeiro de 2020 a 31 de dezembro de 2024.

    MAIS VAGAS – Neste ano, já foram convocados mais de 1,1 mil professores e pedagogos aprovados no último concurso público realizado pelo Estado. Contabilizando as convocações, desde 2023, já são mais de 4,5 mil profissionais.

    Leia Também:  Sanepar usa teste de fumaça para identificar ligações irregulares na rede de esgoto em Curitiba

    Em março, o Estado também repassou R$ 150 milhões a mais para 1,5 mil colégios pelo programa Escola Mais Bonita. O aporte ajuda na realização de serviços essenciais nas estruturas das escolas, como reparos em alvenaria, nos sistemas hidráulicos e elétricos ou adaptações para acessibilidade.

    Além disso, o Estado acaba de ampliar para 2 mil vagas em 2026 o maior programa de intercâmbios entre todas as redes estaduais de ensino do Brasil. Somente em 2025, o Ganhando o Mundo está enviando 1,3 mil alunos para estudar ao longo de um semestre letivo em países de língua inglesa, com todas as despesas pagas.

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Continuar lendo

    PARANÁ

    POLÍCIA

    ENTRETENIMENTO

    ESPORTES

    MAIS LIDAS DA SEMANA