NOVA AURORA

POLÍCIA

Capitão da Polícia Militar apresenta pesquisa em Conferência Internacional de Segurança Pública

Publicado em

O capitão da Polícia Militar do Paraná, José Eleutério da Rocha Neto, do 20º Batalhão da Polícia Militar, teve sua pesquisa selecionada para apresentação na 7ª Conferência Anual da Sociedade Americana de Polícia Baseada em Evidências (American Society of Evidence-based Policing – ASEBP). A pesquisa comparou a eficácia de dois conjuntos de técnicas de retenção de armas de fogo, com o fim de subsidiar a decisão pela técnica a ser ensinada na PMPR.

O estudo foi realizado em parceria com o professor do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), doutor Bruno Ângelo Strapasson.

Os pesquisadores usaram dados coletados em aulas regulares com o efetivo policial. Durante as sessões de sparring (combate simulado), que faziam parte das aulas, a turma foi aleatoriamente dividida em dois grupos. Os grupos praticaram as duas técnicas de forma cruzada. Os resultados dos exercícios executados foram registrados como fracassos/sucessos. Posteriormente, foram aplicados testes estatísticos sobre os dados coletados.

Leia Também:  Unidade mais antiga da PM, Regimento de Polícia Montada completa 144 anos

Para além dos resultados obtidos, que permitiram responder à pergunta original, José Eleutério da Rocha Neto considera o estudo relevante em dois aspectos adicionais: (1) a produção científica experimental sobre técnicas, táticas e procedimentos (TTPs) policiais é bastante escassa; essa limitação é ainda maior para TTPs relativos ao uso de força não-letal, sendo, essa pesquisa, um avanço do conhecimento nessa direção; (2) o estudo simboliza uma quebra de paradigma na tomada de decisão em instituições policiais no Brasil; em lugar de basear a tomada de decisão na opinião de especialistas (individual ou em grupos/comissões), o estudo mostra um processo baseado em evidência experimental produzida através de metodologia rigorosa. Mais ainda, mostra que a evidência científica pode ser gerada pelas próprias instituições policiais, no contexto de sua atuação profissional cotidiana.

A conferência anual da ASEBP é, atualmente, um dos mais relevantes eventos de pesquisa policial do mundo. Lá encontram-se e se apresentam alguns dos maiores editores e pesquisadores da área de segurança pública do mundo.

Leia Também:  PCPR prende homem por tráfico de drogas em Cornélio Procópio

A conferência foi realizada entre os dias 15 e 17 de maio, em Las Vegas, nos Estados Unidos.

Fonte: Polícia Militar PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍCIA

PCPR prende mulher após regressão de regime prisional em Antonina

Published

on

By

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu, nesta segunda-feira (23), uma mulher por repressão de regime prisional. A captura aconteceu em Antonina, no litoral do estado.

A mulher possuía um mandado de prisão em razão do descumprimento das condições de cumprimento de pena em regime aberto, resultando na regressão para o regime fechado.

Ela foi condenada por uma série de furtos qualificados praticados em janeiro de 2013 em Antonina. As ações criminosas incluíram o furto de cosméticos e dinheiro, arrombamento de portas de estabelecimentos comerciais, além da invasão de uma residência.

DENÚNCIAS – A PCPR solicita a colaboração da população com informações que possam auxiliar em investigações. Denúncias podem ser feitas de forma anônima pelos números 197, da PCPR ou 181, do Disque-Denúncia.

VERÃO MAIOR PARANÁ – Toda a programação do Verão Maior Paraná pode ser conferida no site exclusivo do Governo do Paraná, o pr.gov.br/verao Serão 33 shows nacionais gratuitos nas arenas de Matinhos e Pontal do Paraná, além de grande programação esportiva nas arenas das praias do Litoral e na região Noroeste.

Leia Também:  PCPR prende homem por tráfico de drogas em Cornélio Procópio

Fonte: PJC PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA