NOVA AURORA

PARANÁ

Paraná assina acordo com fundo de investimento português para fomento a startups

Publicado em

O Governo do Paraná, por meio da Celepar e a Secretaria de Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), assinou nesta quinta-feira (18) um memorando de entendimento com a Portugal Ventures, sociedade de investimentos em tecnologia sediada no país europeu. A celebração do acordo de cooperação garante o apoio à seleção e prospecção de startups paranaenses para receber incentivos do fundo de investimento português.

A Portugal Ventures atua em diferentes setores, incluindo tecnologia, ciências, turismo, indústrias criativas e energia. Através de seus fundos de investimentos, a empresa busca identificar e apoiar projetos promissores, tanto em estágios iniciais quanto em estágios de crescimento.

O secretário Marcelo Rangel ressaltou que a instituição contribui para aceleração de empresas de tecnologias em toda Europa. “Nós vamos selecionar startups do Paraná para que possam participar de processos que permitem receber investimentos da Portugal Ventures. Assim, elas podem se estabelecer e distribuir seus produtos pelo mundo. Também podemos indicar empresas portuguesas para que possam criar parcerias no Brasil, participar de incentivos e realizar investimentos”, disse Rangel.

Leia Também:  Novas tecnologias e intercâmbios: inglês alcança milhares de alunos na rede pública de ensino

Além de investir na startup, a Portugal Ventures também oferece suporte estratégico e dá apoio à maturação da startup. A ideia da parceria é instalar startups paranaenses em território português, facilitando a entrada de empresas no ecossistema de inovação europeu.

O presidente da Celepar, Gustavo Garbosa, afirma que as possibilidades de parcerias com o fundo podem alavancar a inovação no Paraná, além de fomentar um intercâmbio de transformação digital. “Vamos estabelecer processos e procedimentos para viabilizar parcerias com startups em Portugal. E, por outro lado, essas parcerias nos permitem conhecer empresas inovadoras portuguesas, diversificando nosso portfólio em tecnologia”, afirma Garbosa.

INTERCÂMBIO – O governador Carlos Massa Ratinho Junior liderou uma missão internacional para apresentar projetos e buscar acordos para diversos setores paranaenses. Na área de inovação, o Estado fechou um acordo com o Taguspark, que é o maior parque de ciência e tecnologia de Portugal, sediado em Oeiras, na região metropolitana de Lisboa, para replicar “a cidade do conhecimento” em Curitiba.

Leia Também:  PR-445 terá desvio temporário de tráfego para nova pista duplicada a partir do dia 16

A viagem também serviu para estreitar a relação entre a inovação do Paraná e Portugal, com visitas ao Hub Creativo do Beato (HCB), espaço serve como centro de convivência para startups e grandes empresas de tecnologia de Portugal e de outros países, e à Agência Nacional de Inovação (ANI), entidade que articula as universidades e empresas para desenvolvimento de novas tecnologias.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Esporte divulga resultados finais da terceira edição do Paraná Combate

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  PR-445 terá desvio temporário de tráfego para nova pista duplicada a partir do dia 16

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA