NOVA AURORA

PARANÁ

Marinha do Brasil e Portos do Paraná convidam população para visitar o veleiro Cisne Branco

Publicado em

A Marinha do Brasil e a Portos do Paraná convidam o público em geral para visitar o Navio Veleiro Cisne Branco (U-20) no Porto de Paranaguá na tarde deste sábado (20) ou domingo (21). A entrada é gratuita mediante apresentação de documento de identidade com foto e uso de calçado fechado. A embarcação militar passa pelo Litoral como parte da viagem “Brasil 2023”, na qual percorre as costas Sul e Sudeste do Brasil.

No cais, não é necessário o uso de EPIs (equipamento de segurança) porque todos passarão em uma área reservada, mas é obrigatório o uso de calçados fechados (tênis, botas e sapatos sem salto, por exemplo). Outra dica importante é que cada visitante leve sua garrafa de água caso queira se hidratar durante o passeio. O acesso para os visitantes se dará pelo Palácio Dom Pedro II, Avenida Portuária S/N.

Leia Também:  Em quatro anos, Banco da Mulher Paranaense apoiou negócios de 12,8 mil empreendedoras

O Cisne Branco é um navio de representação da Marinha do Brasil e em uma temporada faz uma turnê internacional e em outra um giro pela costa brasileira. Em 2023, está percorrendo portos brasileiros do Sul e Sudeste. A embarcação possui comprimento total de 76 metros, tem um deslocamento carregado de 1.038 toneladas, uma tripulação de 42 militares (10 oficiais e 32 praças) e propulsão a diesel e vela.

O navio foi construído para celebrar o descobrimento do Brasil e também é empregado no treinamento dos militares.

Serviço:

Local: Porto de Paranaguá – Palácio Dom Pedro II – Avenida Portuária S/N

Data: sábado (20), e domingo (21)

Horário: 13h30 às 17h30

Ingresso: Gratuito (basta apresentar documento oficial de identidade com foto)

Observação: obrigatório uso de calçado fechado como tênis, botas ou sapatos sem saltos.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Com apoio da Copel, hospital de Apucarana instala equipamentos para economia de energia

Published

on

By

O Hospital da Providência de Apucarana, no Norte do Paraná, é um dos 41 hospitais beneficiados pelo Programa de Eficiência Energética (PEE) da Copel, que está investindo R$ 35,2 milhões para impulsionar a eficiência energética em unidades de saúde filantrópicas.

Com mais de sete décadas de atuação e referência em áreas como ortopedia, oncologia, neurocirurgia, gestações de alto risco e UTI neonatal, o hospital realizou no ano passado 14 mil cirurgias e 15 mil internamentos. Agora, com o apoio do programa, modernizou sua estrutura para reduzir custos com energia elétrica e direcionar mais recursos para o atendimento à população. 

“Fomos contemplados pelo projeto da Copel e pudemos trazer equipamentos modernos: duas autoclaves com capacidade para atender as nossas duas unidades hospitalares, e 85 aparelhos de ar-condicionado, distribuídos por toda a instituição”, explica a diretora geral da instituição, Irmã Geovana Aparecida Ramos.

Ela destaca que a economia gerada com as melhorias será direcionada principalmente à aquisição de medicamentos e ao aprimoramento das condições de trabalho dos funcionários. 

Leia Também:  Ponte em rodovia entre Iporã e Altônia passa por reforma e serviços de melhorias

A chamada pública do Programa de Eficiência Energética da Copel, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), previu o financiamento a fundo perdido para instituições públicas e filantrópicas que prestam atendimento de saúde à população. “Os hospitais são um ponto estratégico, porque eles têm um consumo de energia expressivo. E os recursos liberados com ações de economia podem ser aplicados em outras frentes da atenção à saúde”, explica Julio Omori, diretor comercial da Copel. 

SÉRIE – Ao longo desta semana, a Copel divulga uma série de vídeos que registra as ações desta chamada realizada pelo programa, trazendo uma instituição representante de cada região do Paraná. As melhorias realizadas em Apucarana são o tema do quarto vídeo da série, disponível no YouTube.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA