A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Paraná aprovou nesta terça-feira, 8, o projeto de lei do deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) que institui o dia estadual do Zootecnista, a ser celebrado anualmente em 13 de maio com a data marcada no Calendário Oficial de Eventos do Paraná.
A proposta segue agora para as comissões temáticas e depois entrará na pauta para ser votada em plenário pelos deputados estaduais, o que deve acontecer na segunda quinzena de abril. “A data que marca a regulamentação oficial da profissão no Brasil. A escolha do dia 13 de maio faz referência à data de colação da primeira turma de zootecnistas do país, em 1966, na PUC de Uruguaiana, no Rio Grande do Sul”, destacou o deputado.
“Especialmente esse ano, no Paraná, em 13 de maio teremos a solenidade de comemoração de 50 anos da graduação em Zootecnia da UEM. E, ainda na UFPR a comemoração dos 20 anos da formatura da primeira turma”, completa Romanelli.
Novos profissionais
A zootecnia é uma ciência, segundo Romanelli, voltada ao desenvolvimento agropecuário, no estudo e aprimoramento da produção animal, na nutrição, manejo, genética, melhoramento, saúde, bem-estar e sustentabilidade dos rebanhos. “Os zootecnistas atuam em áreas estratégicas como produção de alimentos, segurança alimentar, desenvolvimento msustentável, políticas públicas e pesquisa científica, contribuindo de maneira decisiva para o fortalecimento do agronegócio — setor de destaque na economia paranaense”.
Para o deputado, reconhecer oficialmente o Dia Estadual do Zootecnista valoriza e dá visibilidade à importância social, econômica e ambiental da profissão. “A atuação do zootecnista impacta diretamente a qualidade dos alimentos consumidos pela população, a geração de empregos e renda no campo, além da preservação dos recursos naturais”, justificou no projeto.
“A celebração da data estimula a formação de novos profissionais e promove debates sobre inovações tecnológicas, boas práticas e desafios enfrentados pelo setor, fortalecendo o papel da Zootecnia no desenvolvimento sustentável do Paraná”, completa. O Conselho Regional de Medicina Veterinária reúne cerca de 15 mil veterinários e zootecnistas no Paraná.
Fonte: ALPR PR