14 de Abril de 2025
    NOVA AURORA

    PARANÁ

    Filha de Pelé visita complexo esportivo do Governo do Estado, em Curitiba

    Publicado em

    Flávia Arantes do Nascimento, que é uma das filhas de Pelé, visitou nesta sexta-feira (12) as obras de construção das pistas de skate anexas ao Ginásio do Tarumã, em Curitiba. A estrutura fará parte de um novo complexo esportivo que será batizado em homenagem ao maior jogador de futebol de todos os tempos, e que também conta com uma série de quadras, campos, academias e outros espaços localizados na região.

    A etapa inicial da criação do Complexo Esportivo Rei Pelé foi dada com a assinatura de um decreto pelo governador em exercício Darci Piana no início desta semana, que formalizou a regulamentação para uso dos espaços por associações esportivas e pela população. A estrutura engloba o Ginásio Almir Nelson de Almeida, mais conhecido como Ginásio do Tarumã, e os cerca de 70 mil metros quadrados da sede da Paraná Esporte, que fica a menos de dois quilômetros do local, no bairro Capão da Imbuia.

    “O conjunto com quatro ginásios de esportes reformados na estrutura que pertence à Secretaria de Estado do Esporte, no bairro Capão da Imbuia, tem áreas para 14 modalidades esportivas que estarão à disposição da população a partir de agora”, explicou o secretário de Estado do Esporte, Hélio Wirbiski, que também assina o decreto.

    No local, que fica na Rua Pastor Manoel Virgínio de Souza, 1020, também ficam uma pista de caminhada e uma academia ao ar livre abertas à comunidade. Uma academia de musculação equipada exclusivamente para mulheres a partir de 55 anos e homens com mais de 60, e que atualmente conta com 160 alunos, também funciona no mesmo endereço.

    Segundo Wirbiski, a criação do complexo valoriza as crianças e adolescentes que estudam na rede pública de ensino da capital paranaense. “É uma homenagem do Governo do Estado ao nosso rei Pelé, que lançou uma campanha de incentivo ao esporte no Paraná em 2019 e sempre defendeu a valorização das crianças. Neste novo complexo, vamos atender duas mil delas por dia com atividades no contraturno escolar, incentivando-as a se tornarem potenciais atletas de alto rendimento, mas principalmente serem melhores cidadãs”, afirmou.

    Leia Também:  Em menos de dois anos, Governo do Paraná ajuda 30 mil famílias a conquistarem uma casa própria

    Após visita às obras, Flávia Arantes do Nascimento fez questão de elogiar a estrutura disponível, que de acordo com ela condiz com aquilo que o seu pai representava para o mundo. “Eu acho que o maior legado que o meu pai deixou é essa beleza de transformar vidas através do esporte. Este é um espaço maravilhoso que condiz com a sua grandeza, que reverbera não só no futebol, mas em todas as modalidades esportivas”, disse.

    EVENTOS – O decreto estadual também prevê a possibilidade de uso dos espaços do Complexo Esportivo Rei Pelé para shows, apresentações de dança e outros eventos artísticos e atividades de lazer que, a partir de agora, começam a ser regulamentados pela Secretaria do Esporte.

    “Em Curitiba, há uma dificuldade de áreas para eventos de grande porte e, a partir da reforma do Ginásio do Tarumã e da sede da Paraná Esporte, os espaços poderão ser usados para eventos de turismo, religiosos e shows, por exemplo. É mais uma opção que damos à capital, aproveitando uma área que é tradicional e muito importante para o esporte do Paraná”, acrescentou Wirbiski.

    ESCOLINHAS DO ESPORTE – Atualmente, estão abertas as inscrições para as aulas projeto de iniciação esportiva nas modalidades de voleibol, handebol, basquete, taekwondo e jiu-jitsu, que acontecem no Ginásio do Tarumã. O projeto é uma iniciativa do Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Curitiba e federações esportivas. As aulas acontecem de segunda a sexta e são destinadas principalmente para alunos da rede pública de ensino, mas os das escolas particulares também podem participar.

    Leia Também:  Tenista Gustavo Almeida, apoiado por programas do Estado, participa do torneio de Wimbledon

    Para se inscrever, é necessário apresentar uma declaração de matrícula do aluno, preencher o formulário de inscrição e levar os documentos no setor administrativo do Ginásio do Tarumã, na Avenida Victor Ferreira do Amaral, 1649. Além das aulas de tradicionais, também há vagas no projeto ‘Transformando Esporte em Amor’, destinado a pessoas com transtornos do espectro autista e outras síndromes.

    Em breve, modalidades como badminton, punhobol, tênis de mesa e tiro com arco também serão disponibilizadas. Neste momento, a Paraná Esporte trabalha na capacitação dos professores e em tratativas com as federações das respectivas modalidades.

    SKATE – Com duas pistas oficiais, nas modalidades park e street, as obras anexas ao Ginásio do Tarumã estão com 60% do cronograma de execução concluído. Orçada em R$ 3,6 milhões, o espaço funcionará como Centro de Treinamento Olímpico da modalidade para a seleção brasileira da modalidade visando às competições internacionais e olimpíadas.

    Além do importante papel junto ao esporte de rendimento, o espaço também proporcionará a formação esportiva e o apoio a projetos sociais da região. O objetivo é oferecer um espaço compartilhado entre atletas com crianças e adolescentes com vocação para a modalidade, promovendo a aproximação entre formação e rendimento esportivo, propício a um cenário de inclusão social por meio do esporte.

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Advertisement

    PARANÁ

    Cinco cidades do Paraná ultrapassam a média de chuvas de abril em menos de 15 dias

    Published

    on

    By

    Uma das características do outono é a chuva irregular e abril está demonstrando isso. Enquanto o Norte Pioneiro segue com volumes abaixo da média prevista para o mês, cinco cidades que ficam no Centro-Sul, Leste e Litoral do Estado já a ultrapassaram esse limite em menos de 15 dias.

    Até a madrugada desta segunda-feira (14), Antonina atingiu 138,6 mm de chuva e a média é de 118,1 mm em abril; Cerro Azul registrou 82 mm, com média de 63,6 mm para o mês; ⁠⁠Fazenda Rio Grande chegou a 94 mm (média de 76,8 mm); Palmas atingiu 156,4 mm, sendo a média para abril de 152,3 mm; e em ⁠⁠Pinhão choveu 151,2 mm (média de 118 mm). 

    Algumas cidades também estão perto de atingir as médias climatológicas: Cianorte e União da Vitória precisam de um acumulado de apenas 13 mm.

    “Em contrapartida, por exemplo, temos o Norte Pioneiro com pouquíssima chuva, chuvas inferiores aos 15 milímetros de acumulado nesses primeiros 15 dias do mês, ou seja, ainda existe uma irregularidade muito grande sobre o Estado. Nas outras áreas, o percentual ainda é de 50% a 60% da média climatológica. Assim espera-se que até o fim do mês os valores normais ou climatológicos sejam atingidos normalmente”, explica Lizandro Jacobsen, meteorologista do Simepar.

    Cornélio Procópio e Ubiratã registraram apenas 1,6 mm de chuva até o momento. Cruzeiro do Iguaçu, que historicamente soma 223,4 mm no mês de abril inteiro, teve um acumulado, até o momento, de apenas 24,6 mm.

    Leia Também:  Maior contratação da história: UENP empossa 33 novos docentes

    PREVISÃO – A semana começa com um tempo um pouco mais instável do Leste ao Litoral do Estado. 

    “Essas regiões permanecem com bastante nebulosidade ao longo do dia e dificilmente teremos o predomínio de sol entre a região da Capital e as praias, inclusive com ocorrência de algum chuvisco ocasional ao longo desta segunda-feira e temperaturas mais amenas, em função de uma baixa pressão que está sobre o oceano. Ela impulsiona a entrada de ar úmido sobre o continente e mantém essa camada de nuvens baixas, que se estende desde a região das praias até parte dos Campos Gerais”, detalha Jacobsen.

    Nas outras regiões do Estado o predomínio é de sol e o destaque é para a amplitude térmica. Guarapuava, Londrina e Paranavaí tiveram hoje a menor temperatura do ano até o momento: 10,6°C, 15,9°C e 16,6°C, respectivamente, e à tarde devem chegar a 23°C, 24,6°C e 28°C, na mesma ordem.

    Nos próximos dias deve ocorrer bastante variação das condições do tempo. “Terça-feira áreas de instabilidade se formam rapidamente no Paraguai e avançam para cima do Paraná, e com isso o tempo muda rápido entre o Oeste e Noroeste, com pancadas de chuva e trovoadas, mas esse sistema atravessa todo o Estado e deixa o tempo instável também nas outras regiões paranaenses”, acrescenta Jacobsen. 

    Leia Também:  Tenista Gustavo Almeida, apoiado por programas do Estado, participa do torneio de Wimbledon

    “Na quarta-feira, uma nova frente fria avança pelo Sul do Brasil, mas com fraca intensidade, provoca muito mais ocorrência de chuva localizada ou aumento da nebulosidade do que propriamente a ocorrência de temporais. De quinta-feira em diante teremos a atuação de uma massa de ar não tão frio, mas que deixa a temperatura um pouco mais amena”, ressalta o meteorologista.

    SIMEPAR – Com uma estrutura de 120 estações meteorológicas telemétricas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas meteorológicas, o Simepar é responsável por fornecer dados meteorológicos para órgãos como a Coordenadoria da Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, de modo a facilitar ações de resposta a situações extremas. São monitoradas desde situações causadas por chuvas, como enxurradas, deslizamentos e alagamentos, até incêndios e secas.

    Dados mais detalhados da previsão do tempo para os 399 municípios paranaenses estão disponíveis no site www.simepar.br. A previsão tem duas atualizações diárias. Para cada cidade é possível saber o quanto deve chover, temperaturas mínimas e máximas previstas, umidade relativa do ar e vento, com detalhamento por hora para a data e o dia seguinte.

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Continuar lendo

    PARANÁ

    POLÍCIA

    ENTRETENIMENTO

    ESPORTES

    MAIS LIDAS DA SEMANA