NOVA AURORA

PARANÁ

Visitas às Unidades de Conservação do Paraná crescem 98% no 1º quadrimestre

Publicado em

O número de pessoas que visitou as Unidades de Conservação (UCs) do Paraná entre janeiro e abril deste ano quase dobrou em relação ao mesmo período de 2022. De acordo com levantamento da Diretoria de Patrimônio Natural do Instituto Água e Terra (IAT), órgão responsável pelas UCs, 209.812 turistas passaram pelos complexos ambientais nos primeiros quatro meses de 2023, ante 105.995 no ano passado, um aumento de 98%.

A evolução foi puxada pelo Parque Estadual da Ilha do Mel, em Paranaguá, no Litoral. O ponto turístico recebeu 80.281 visitantes entre janeiro e abril (38% do total), quase 30 mil pessoas a mais do que em 2022 (53.544). O Parque Estadual de Vila Velha, em Ponta Grossa (29.554 turistas), o Parque Estadual do Monge, na Lapa (28.064), o Parque Estadual da Serra da Baitaca, em Quatro Barras (22.906) e o Parque Estadual do Guartelá, em Tibagi (9.385), também foram bastante procurados nesses quatro meses de 2023.

“Podemos observar realmente a retomada do turismo após o fim das medidas sanitárias impostas pela pandemia, principalmente pela necessidade das pessoas de contato direto com a natureza. Devemos considerar também que a oferta de produtos e serviços ligados à natureza também aumentou, hoje temos diversas práticas do turismo de aventura”, destacou o diretor de Patrimônio Natural do IAT, Rafael Andreguetto. “Mas as pessoas têm buscado os parques naturais também para melhorar o humor e a vitalidade”.

Leia Também:  Com novo comitê, Paraná atinge 100% de cobertura das regiões hídricas do Estado

Segundo ele, ações governamentais, como o projeto estadual Parques Paraná, também têm contribuído para o incremento das visitações. Criado em 2019 pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, a proposta tem como objetivo o estímulo ao uso público e turístico nas UCs, com foco no desenvolvimento socioeconômico, sob bases sustentáveis, e na prática do ecoturismo consciente.

“O projeto propicia a qualificação e a promoção das Unidades de Conservação abertas à visitação no Paraná, além da ampla divulgação destes destinos”, afirmou Andreguetto. O Parques Paraná busca ainda aprimorar a infraestrutura dos complexos, com aquisição de produtos, mobiliários e equipamentos para reestruturar a visitação.

Além disso, o projeto também prevê parcerias público-privadas, como é o caso da concessão do Parque Estadual da Vila Velha e os termos de compromisso formalizados com oito municípios do Estado para apoio na gestão das unidades.

“Grandes exemplos da integração deste projeto com a sociedade são as ações com a Federação Paranaense de Montanhismo, com a comunidade indígena no Parque Estadual Metropolitano, em Quatro Barras, e o Corpo de Socorro de Montanha que atua no Parque Estadual Marumbi e área de entorno, na Serra do Mar paranaense”, disse.

Leia Também:  Inscrições para o programa Mais Médicos no Paraná começam nesta sexta-feira

O Paraná possui 70 Unidades de Conservação, divididas entre 50 unidades em regime de proteção integral e 20 em regime de uso sustentável, totalizando uma área de 1.250.235,77 hectares de áreas conservadas. Destas, 28 são abertas para a visitação do público.

RECONHECIMENTO – O Paraná é reconhecido por ser uma referência para o País nas áreas do turismo e da conservação ambiental. O projeto Parques Paraná ficou em primeiro lugar nas edições de 2022 do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade e no Prêmio A3P. Além disso, recebeu duas vezes o título de estado mais sustentável do Brasil, de acordo com o Ranking da Competitividade dos Estados.

“É mais um reconhecimento feito ao Estado do Paraná pela proteção, conservação e recuperação do meio ambiente. O Parques Paraná é uma ação importante, que abre a paranaenses e turistas os atrativos naturais que são gerenciados pelo IAT. Os visitantes podem desfrutar desses espaços, mas sempre com consciência ambiental”, ressaltou Andreguetto.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Calendário turístico de abril tem eventos regionais de Páscoa, Festa do Pacu e ExpoLondrina

Published

on

By

As celebrações da Páscoa, exposições e festas típicas são destaques entre os eventos que atraem turistas e movimentam as diversas regiões do Paraná no mês de abril. Eles compõem a programação do calendário de eventos da Secretaria do Turismo (Setu-PR) e do Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do setor. 

A gastronomia, como sempre, ajuda a enriquecer e dar sabor ao calendário. Um exemplo é o Circuito Gastronômico de Matinhos, no Litoral, que começou no dia 1º do mês e segue até junho. São ofertados pratos típicos, que valorizam a cultura caiçara, em 17 estabelecimentos do município, atraindo visitantes e consumidores para a cidade, em período fora da temporada.

Em Icaraíma, na região Noroeste, acontece a Festa do Pacu, nos dias 12 e 13. Rancho Alegre do Oeste (Oeste) realiza, também nos dias 12 e 13, a Festa da Tilápia no Tacho e Arraiá Municipal, enquanto em Rio Bom (Vale do Ivaí) tem a tradicional Festa do Espeto de Bambu (25 a 27).

Cascavel promove junto, com com a homenagem do Dia do Trabalhador, a 28ª Festa do Costelão, entre 26 de abril e 1º de maio.

TURISMO RELIGIOSO – Unindo atividades físicas com a religiosidade paranaense, acontece no dia 6 a segunda edição do Pedalando com Fé, no município de Cruzeiro do Oeste (Noroeste). 

Entre 8 e 10 deste mês, Foz do Iguaçu recebe o 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso, que vai reunir empresários e profissionais ligados ao segmento, em um momento capacitação e networking sobre o turismo ligado à fé, em suas mais variadas matrizes.

A Paixão de Cristo ganha apresentações e encenações ao redor do Paraná na semana de 13 a 20. Elas acontecem nos municípios de Arapongas, no dia 13; em Altônia e Itaipulândia, ambas no dia 18; e em Medianeira, no dia 20. Já Antonina, no Litoral, promove no dia 11 a sua Páscoa municipal.

FEIRAS E EXPOSIÇÕES – Começa no dia 4 e segue até 13 a ExpoLondrina, uma das maiores feiras do setor agro do Paraná, que reúne, além de eventos técnicos, shows de Ana Castela, Luan Santana, Matheus e Kauan, Simone Mendes, entre outros.

Leia Também:  Obras do Asfalto Novo, Vida Nova já estão em andamento em três municípios do Paraná

Também acontecem a ExpoPalmeira (4 a 7), a ExpoRio, em Rio Bonito do Iguaçu (25 a 27) e a ExpoReal, em Realeza (30 a 4 de maio). Em Toledo, de 9 a 13, será realizada a segunda edição da Toledo Bulls, evento de grandes competições de montaria e shows de renomados artistas do cenário nacional.

Haverá festas de rodeios em Nova Esperança (10 a 12) e Manoel Ribas (25 a 27). Irati promove a sua Motofest, de 11 a 13. Na mesma data, São José das Palmeiras realiza sua festa municipal. Maripá conta com o Arrancadão de Tratores (de 25 a 27), enquanto Guaíra recebe a 46ª Festa das Nações, de 30 de abril a 4 de maio.

Por fim, Missal realiza a 22º Deu Tsches Fest, também de 25 a 27. O evento é um resgate e preservação das tradições germânicas na culinária, na religiosidade e na música e dança.

TRADE – O Viaje Paraná apresenta ao trade do turismo os potenciais do setor no Capacita CVC, em Foz do Iguaçu, de 2 a 6. Também na Terra das Cataratas, de 26 a 29, acontece a Convenção da operadora BWT, reunindo cerca de 300 agentes de viagens, que serão impactados com o turismo paranaense.

ANIVERSÁRIOS E EMANCIPAÇÕES – Abril é marcado também por comemorações que celebram o aniversário ou a emancipação política de municípios paranaenses. É o caso do 61º aniversário de Tapejara, nos dias 12 e 13, e dos 48 anos de emancipação de Francisco Alves, celebrado de 19 a 21.

Em comemoração ao Dia do Trabalhador, em 1º de maio, alguns municípios já antecipam festas alusivas à data. Em Jussara e Rondon, ambos no Noroeste, a comemoração inicia no dia 30.

FORA DO ESTADO – Neste mês, além dos encontros as confraternizações, convenções e festivais ao redor do Paraná, o Estado participa também de eventos ao redor do Brasil. Em São Paulo (SP), entre os dias 14 e 16, acontece a WTM Latin America, enquanto no Rio de Janeiro (RJ), o turismo paranaense estará presente mais uma vez na Boat Show, importante evento ligado ao segmento náutico, que segue até 4 de maio.

Leia Também:  Maringá: reunião da Sanepar vai orientar distrito de Iguatemi sobre novo sistema de esgoto

Confira o calendário de eventos turísticos de abril:

1º de abril a 1º de junho – Circuito Gastronômico de Matinhos

02 a 06 – Capacita CVC Paraná – Foz do Iguaçu

04 a 13 – ExpoLondrina 2025 – Londrina

04 a 07 – ExpoPalmeira – Palmeira

06 – 2ª Edição do Pedalando com Fé – Cruzeiro do Oeste

08 a 10 – 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso – Foz do Iguaçu

09 a 13 – Toledo Bulls – 2ª Edição – Toledo

10 a 12 – Rodeio – Nova Esperança

11 – Páscoa Antonina 2025 – Antonina

11 a 13 – Festa do Município – São José das Palmeiras

11 a 13 – Irati Motofest – Iratí

12 a 13 – 61º Aniversário de Tapejara

12 a 13 – Festa do Pacu – Icaraíma

12 a 13 – Tilápia no Tacho e Arraia Municipal – Rancho Alegre do Oeste

13 – Cavalgada de Rio Bom – Rio Bom

13 – A Paixão de Cristo – Arapongas

14 a 16 – WTM Latin America – São Paulo

18 – Teatro da Paixão de Cristo – Altônia

18 – Encenação da Paixão de Cristo – Itaipulândia

19 a 21 – 48 Anos de Emancipação Política – Francisco Alves

20 – A Paixão de Cristo – Medianeira

25 a 27 – Festa Tradicional do Espeto no Bambu – Rio Bom

25 a 27 – 22º Deu Tsches Fest – Missal

25 a 27 – 30º Rodeio Crioulo – Manoel Ribas

25 a 27 – Exporio 2025 – Rio Bonito do Iguaçu

25 a 27 – Arrancadão de Tratores – Maripá

26 a 29 – Convenção BWT – Foz do Iguaçu

26 a 01 de maio – 57º Festa do Trabalhador e 28º Festa do Costelão – Cascavel

26 a 04 de maio – Boat Show – Rio de Janeiro

30 a 04 de maio – Expo Real – Realeza

30 a 01 de maio – Festa de Comemoração ao Dia do Trabalhador – Jussara

30 a 01 de maio – Festa do Trabalhador – Rondon

30 a 04 de maio – 46° Festa das Nações – Guaíra

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA