NOVA AURORA

PARANÁ

Na Expoingá, Copel orienta crianças e adolescentes sobre uso consciente da energia

Publicado em

A educação para o uso seguro e sem desperdícios da energia elétrica é a atividade desenvolvida com estudantes de Maringá e toda a região que visitam o estande da Copel na Expoingá 2023. A feira acontece no Parque Internacional de Exposições até este domingo (14). 

As visitas escolares movimentam o parque ao longo do dia e são uma oportunidade para alunos e professores ampliarem conhecimentos em uma aula de campo que abrange variados assuntos. No espaço proposto pela concessionária de energia, escolas e famílias acompanham uma apresentação interativa conduzida pelos personagens Jacuí e Maricota, da peça teatral “Histórias Eletrizantes”.

Dicas para evitar o choque elétrico e para economizar no consumo fazem parte da conversa com as turmas, que se divertem com músicas e números de mágica apresentados pela dupla. “A gente fala sobre a prevenção e eficiência energética. Sem dúvida, o assunto que chama mais a atenção é o uso do celular quando está na tomada”, comenta Carlos Augusto de Oliveira, que na brincadeira com o público interpreta o personagem Jacuí.

Leia Também:  Deppen de Foz do Iguaçu promove palestra sobre prevenção às drogas

Uma das turmas que passou pelo estande durante a semana foi a do curso Jovem Agricultor Aprendiz do Colégio Estadual do Campo, de Godoy Moreira, município do Vale do Ivaí. A pedagoga Vera Lúcia Pereira de Lima comentou que a experiência da visita foi muito importante para o grupo: “Tem bastante atrações boas, assim como essa da Copel. Eles se interessaram porque todos usam a energia, está no dia a dia. E aprendem bem mais aqui, visitando e ouvindo as explicações, é uma aula atrativa”, avalia.

O estante da Copel recebeu também a turma de 7º ano do Colégio Estadual Doutor Manoel Firmino de Almeida, de Santo Inácio, cidade distante 90 quilômetros de Maringá. Foi a primeira visita dos alunos com a escola à feira.

Para o aluno Mateus Silva Zanini, que é craque na arte de soltar pipas, a principal informação foi a que diz respeito a essa brincadeira popular. “Aprendi que não pode soltar pipa perto dos fios elétricos, porque é perigoso tomar um choque”, observa.

Leia Também:  PMPR distribui mais de duas toneladas de alimentos e 1,2 mil brinquedos para crianças do Caximba

O colega Matheus Tomás Broietti dos Santos destaca as orientações para o uso eficiente da energia. “Gostei da parte sobre levar menos tempo no banho, para economizar energia e água”, completa.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

PCPR deflagra operação para prender criminosos que se passavam por policiais

Published

on

By

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) está nas ruas desde as primeiras horas da manhã desta quinta-feira (10) para cumprir 14 mandados judiciais contra membros de uma organização criminosa envolvida em homicídios registrados em Curitiba. Os alvos também são investigados por se passarem por policiais durante os crimes. A ação ocorre simultaneamente na Capital e em Colombo e Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana.

Ao todo, 80 policiais civis cumprem 11 mandados de busca e apreensão e três de prisão temporária. A operação conta com o apoio aéreo de um helicóptero da PCPR e o auxílio de cães de faro para reforçar a eficácia das diligências.

As ordens judiciais são resultado de uma investigação de alta complexidade, conduzida ao longo de dois anos, que identificou a atuação do grupo criminoso em uma série de assassinatos ocorridos na região do bairro Abranches, entre 2022 e 2025.

Conforme apurado, os criminosos usavam roupas que simulavam fardamento policial, balaclavas e armamento pesado para praticar os delitos. Em alguns casos, sequestravam, agrediam e torturavam as vítimas antes de executá-las com extrema violência.

Leia Também:  Livro sobre pirata que viveu em Curitiba será lançado na Biblioteca Pública do Paraná

“Estamos agindo para desmantelar e responsabilizar esse grupo criminoso, impedir novos crimes e proteger as pessoas impactadas por essas atividades criminosas. Essa ação é fundamental para fortalecer a segurança na região”, afirmou a delegada Magda Marina Hofstaetter.

Entre os crimes atribuídos ao grupo, está o duplo homicídio registrado em janeiro de 2022 em um lava-car na Rodovia dos Minérios. Quatro homens encapuzados e vestidos como policiais desceram de um veículo e efetuaram diversos disparos contra duas vítimas.

Outro caso ocorreu em maio de 2023, quando um homem de 32 anos foi perseguido e morto com mais de 40 tiros por três suspeitos armados. Já em outubro de 2024, outro assassinato foi registrado no mesmo bairro: a vítima foi executada com mais de 10 disparos na frente de um supermercado.

O crime mais recente foi em 8 de março deste ano. Um homem que caminhava pela rua foi morto a tiros por um indivíduo que fugiu logo após o ataque.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA