NOVA AURORA

AGRONEGÓCIO

Copacol Agro recebe presidente da OCB; setor se une para enfrentar desafios

Publicado em

Os desafios para o setor frente a situação econômica e política do País estiveram em evidência no segundo dia do Copacol Agro 2023, que contou com a participação especial do presidente da OCB, a Organização das Cooperativas Brasileiras, Márcio Lopes de Freitas. Mais de 2,8 mil estiveram no Centro de Pesquisa Agrícola para acompanhar as atrações do evento.

Diante das indefinições do Ministério da Agricultura com o Plano Safra, o convidado especial destacou a necessidade de união para articular o que ele define como uma “trincheira” em defesa do agro. “Como vamos ter recursos para plantar, definir planejamento para silos, armazéns e maquinários para a próxima safra? Estamos diante de um governo que está catando papel na ventania, que não mostrou a que veio, que vai ter que portar ao menos 24 bilhões de reais para uma safra parecida com a do ano passado. Por isso, precisamos nos organizar, criar uma trincheira em defesa do agronegócio, com representantes, para ter uma estratégia em favor do setor. Precisamos acompanhar as decisões dos parlamentares”, afirmou Lopes.

Leia Também:  FMI atualiza estimativas de crescimento econômico do Brasil impulsionado pelo desempenho do agronegócio

O setor faturou R$ 600 bilhões ano passado, conforme a OCB, com meta de atingir R$ 1 trilhão até 2027: de 18,8 milhões de cooperados, a intenção é chegar a 30 milhões; de 600 mil empregos gerados, 1 milhão de postos serão preenchidos em todo o País nos próximos quatro anos. “A receita é estar organizado e unido: o cooperativismo precisa estar forte, com planejamento para saber onde queremos chegar. A agricultura brasileira segue uma regra, onde mesmo com crises de outros setores, continua em desenvolvimento. Fizemos a lição de casa: buscamos tecnologia e conhecimento. O resultado está na nossa economia, com uma transformação nos últimos 40 anos: o Brasil comprava 30% do alimento que consumia. Hoje somos o segundo maior exportador de alimentos e seremos o primeiro”, disse o palestrante.

CAMPO DE PERSONALIDADES
Como homenagem e agradecimento pela postura adotada em defesa do setor, Márcio Lopes passa a compor o Campo de Personalidades do Copacol Agro, onde plantou um Ipê Amarelo, flor símbolo do Brasil. A honraria já foi prestada a outros convidados, como Alysson Paolinelli (ex-ministro da Agricultura), Roberto Rodrigues (ex-ministro da Agricultura) e Francisco Turra (ex-presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal). “É uma grande honra receber grandes defensores do cooperativismo. Precisamos nos fortalecer para superar os desafios e neste ano não será diferente. A união é fundamental para garantirmos direitos de quem produz alimentos para o nosso País. Percebemos que a família cooperada vem fazendo a sua parte, evoluindo nas atividades e implantando as novas tecnologias necessárias para elevar as produtividades”, afirma o diretor-presidente, Valter Pitol.

Leia Também:  Cotações estão em queda no mercado de suínos nesta segunda-feira (31)

CARAVANAS
Os visitantes do Copacol Agro chegam em caravanas no CPA para conferir as atrações da Copacol e também das 83 empresas que estão presentes no evento. Os Grupos Femininos aproveitam para acompanhar as palestras e participar dos encontros realizados nos estandes da Cooperativa. “É muito importante se atualizar. O setor precisa se unir: se não juntarmos forças, se ficarmos parados, vamos perder espaço. O agro é a força do Brasil”, diz Terezinha Grando Domukoski, integrante do Grupo Feminino de Palmitolândia.

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

AGRONEGÓCIO

Abertura Nacional da Colheita da Soja Safra 2024/25 será em Mato Grosso

Published

on

By

A Abertura Nacional da Colheita da Soja Safra 2024/25 está prevista para ser realizada no dia 7 de fevereiro de 2025, na Fazenda Esperança, em Santa Carmem, região de Sinop, Mato Grosso.

O evento, promovido pela Aprosoja Mato Grosso, terá início às 9h30 (horário de Brasília) e reunirá autoridades, produtores e representantes do setor agrícola para discutir temas relevantes para o futuro da sojicultura no Brasil. A transmissão será realizada pelo Canal Rural e estará aberta ao público por meio de inscrição online.

Entre os principais assuntos que serão abordados nos painéis de discussão estão a sustentabilidade na produção agrícola, o impacto da COP 30 no Brasil e os avanços no uso de biocombustíveis e alimentos. O evento também celebrará os 20 anos de atuação da Aprosoja Mato Grosso, que tem desempenhado um papel fundamental no fortalecimento da sojicultura no estado, promovendo inovações tecnológicas e práticas sustentáveis que consolidaram Mato Grosso como um dos maiores produtores de soja do mundo.

Leia Também:  Plano de desenvolvimento da região de Cascavel tem relatório final aprovado

A soja chegou ao Brasil em 1901, mas foi nas décadas seguintes que a produção se expandiu, especialmente em Mato Grosso. O vice-presidente da Aprosoja MT, Luiz Pedro Bier, destaca que a soja foi a principal responsável por colocar o estado no cenário nacional e internacional, impulsionando o desenvolvimento econômico e social de cidades como Sinop. “A soja não só transformou a economia local, como também levou Mato Grosso a se destacar globalmente, sempre com um olhar voltado para a inovação e a sustentabilidade”, afirma Bier.

A abertura oficial da colheita será um marco importante, não apenas para o setor produtivo, mas também para a sociedade mato-grossense, que comemora o crescimento e o impacto da soja na geração de emprego, renda e melhoria da qualidade de vida na região. A expectativa é de que o evento seja um grande ponto de encontro para o setor agropecuário, com destaque para o debate sobre o futuro da agricultura sustentável e os desafios e oportunidades para o Brasil no contexto da COP 30.

Os interessados em participar podem garantir sua inscrição por meio do link disponível no site da Aprosoja MT. O evento promete ser um marco para a sojicultura brasileira e uma oportunidade única para discutir o futuro do agronegócio em Mato Grosso e no Brasil.

Leia Também:  Agências do Trabalhador iniciam a semana com 16.444 vagas, maior número do ano

Fonte: Pensar Agro

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA