NOVA AURORA

PARANÁ

Adolescentes da rede estadual participam de projeto de educação no trânsito do Detran-PR

Publicado em

Aproximadamente 200 estudantes do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Paulo Leminski, em Curitiba, participam de um novo projeto educativo do Detran-PR. A ação teve início neste mês de maio, em alusão à campanha Maio Amarelo, que visa sensibilizar a sociedade sobre os riscos de acidentes e mortes no trânsito.

A atividade faz parte do Projeto Detranzinho, realizado pela Escola Pública de Trânsito, que, até então, era direcionado a crianças do 3º ano do Ensino Fundamental, com atividades lúdicas e pedagógicas, inserindo conceitos de trânsito. Agora, o programa chega aos adolescentes de forma adaptada.

Aos estudantes serão apresentados os conceitos do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), que tem o intuito de reduzir em 50% as mortes no trânsito em um período de dez anos, e também o conceito de “Visão Zero”, de que nenhuma morte no trânsito é aceitável.

Após esta fase, as turmas irão trabalhar com os seis pilares do Pnatrans: Gestão de Segurança no Trânsito; Vias Seguras; Segurança Veicular; Educação para o Trânsito; Atendimento às Vítimas; Normatização e Fiscalização.

Leia Também:  Sanepar apresenta projeto de Parceria Público-Privada do esgotamento sanitário a prefeitos

​A pedagoga da Escola Pública de Trânsito, Karine D’ Karla Berber Correa, explica como o projeto está em fase de implantação. “Estamos com um projeto-piloto, uma nova perspectiva com o ensino médio, em que os estudantes deverão contextualizar os ensinamentos para aplicar no entorno da escola. Eles se colocarão no papel de gestores, realizando um diagnóstico para depois apresentarem soluções e melhorias por um trânsito seguro”, comenta.

O projeto, que será reproduzido em outras instituições de ensino do Estado, é focado na convivência no trânsito, de forma humanizada, e não apenas nos veículos, mas em todos os agentes. As turmas que se destacarem terão a oportunidade de apresentar a proposta para a Prefeitura de Curitiba e autoridades de órgãos governamentais.

O gerente de Fiscalização do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU-PR), Gesse Ferreira Lima, comenta a parceria. “Estamos felizes em participar deste projeto, traremos toda a assessoria e consultoria na questão de infraestrutura urbana, no sentido de colaborar para maior segurança, principalmente no entorno da escola. Vamos acompanhá-los ao longo desta jornada”, afirma.

Leia Também:  Combate à dengue: 560 quilos de resíduos foram removidos dos manguezais em Antonina

A ação é uma parceria entre o Detran-PR, CAU-PR, Prefeitura de Curitiba e Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) e, ainda, com o Shopping Jockey Plaza, que fica nos arredores do Colégio Paulo Leminski e que fez o acolhimento dos jovens participantes do projeto oferecendo uma sessão de cinema com pipoca e refrigerante.

MAIO AMARELO – O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. No Brasil, em sua 10ª edição, a campanha, criada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, tem como objetivo sensibilizar a sociedade para a importância da adoção de comportamentos mais seguros no trânsito.

O tema deste ano é “No trânsito, escolha a vida”, definido pela Resolução nº 980/2022 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A campanha conta com apoio de vários setores da esfera do governo, órgãos e instituições públicos e privados afins e correlatos com o setor dos transportes.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

Published

on

By

A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

Leia Também:  Sanepar e Prefeitura anunciam obra de novo sistema de abastecimento de água para área rural da Lapa

Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

Leia Também:  Polícia Penal auxilia em projeto educativo sobre fauna em CMEIs de Maringá

Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA