NOVA AURORA

PARANÁ

Adolescentes da rede estadual participam de projeto de educação no trânsito do Detran-PR

Publicado em

Aproximadamente 200 estudantes do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Paulo Leminski, em Curitiba, participam de um novo projeto educativo do Detran-PR. A ação teve início neste mês de maio, em alusão à campanha Maio Amarelo, que visa sensibilizar a sociedade sobre os riscos de acidentes e mortes no trânsito.

A atividade faz parte do Projeto Detranzinho, realizado pela Escola Pública de Trânsito, que, até então, era direcionado a crianças do 3º ano do Ensino Fundamental, com atividades lúdicas e pedagógicas, inserindo conceitos de trânsito. Agora, o programa chega aos adolescentes de forma adaptada.

Aos estudantes serão apresentados os conceitos do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), que tem o intuito de reduzir em 50% as mortes no trânsito em um período de dez anos, e também o conceito de “Visão Zero”, de que nenhuma morte no trânsito é aceitável.

Após esta fase, as turmas irão trabalhar com os seis pilares do Pnatrans: Gestão de Segurança no Trânsito; Vias Seguras; Segurança Veicular; Educação para o Trânsito; Atendimento às Vítimas; Normatização e Fiscalização.

Leia Também:  BRDE e Frimesa assinam contrato de R$ 22,4 milhões para unidade de Assis Chateaubriand

​A pedagoga da Escola Pública de Trânsito, Karine D’ Karla Berber Correa, explica como o projeto está em fase de implantação. “Estamos com um projeto-piloto, uma nova perspectiva com o ensino médio, em que os estudantes deverão contextualizar os ensinamentos para aplicar no entorno da escola. Eles se colocarão no papel de gestores, realizando um diagnóstico para depois apresentarem soluções e melhorias por um trânsito seguro”, comenta.

O projeto, que será reproduzido em outras instituições de ensino do Estado, é focado na convivência no trânsito, de forma humanizada, e não apenas nos veículos, mas em todos os agentes. As turmas que se destacarem terão a oportunidade de apresentar a proposta para a Prefeitura de Curitiba e autoridades de órgãos governamentais.

O gerente de Fiscalização do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU-PR), Gesse Ferreira Lima, comenta a parceria. “Estamos felizes em participar deste projeto, traremos toda a assessoria e consultoria na questão de infraestrutura urbana, no sentido de colaborar para maior segurança, principalmente no entorno da escola. Vamos acompanhá-los ao longo desta jornada”, afirma.

Leia Também:  Projeto Verão!! Aprenda a fazer um cremoso e saboroso Patê de frango e não fuja da dieta!!?️

A ação é uma parceria entre o Detran-PR, CAU-PR, Prefeitura de Curitiba e Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) e, ainda, com o Shopping Jockey Plaza, que fica nos arredores do Colégio Paulo Leminski e que fez o acolhimento dos jovens participantes do projeto oferecendo uma sessão de cinema com pipoca e refrigerante.

MAIO AMARELO – O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. No Brasil, em sua 10ª edição, a campanha, criada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, tem como objetivo sensibilizar a sociedade para a importância da adoção de comportamentos mais seguros no trânsito.

O tema deste ano é “No trânsito, escolha a vida”, definido pela Resolução nº 980/2022 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A campanha conta com apoio de vários setores da esfera do governo, órgãos e instituições públicos e privados afins e correlatos com o setor dos transportes.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Sanepar capacita profissionais que farão a limpeza do Litoral

Published

on

By

Os profissionais que farão os serviços de limpeza das praias, durante o verão no litoral paranaense, vão receber da Sanepar treinamento técnico e de orientação nos dias 26 e 27 de dezembro. Serão 120 pessoas que estarão diariamente na orla trabalhando na coleta, separação e destinação dos resíduos das praias. A capacitação será feita na Associação dos Funcionários da Sanepar do Litoral (AESLI).

Técnicos da Sanepar prepararam conteúdo com informações básicas sobre o saneamento, sobre as estruturas dos sistemas de abastecimento de água e de coleta e tratamento do esgoto do Litoral, além de temas relacionados à conduta e ética profissional, pautados no Código de Conduta da Sanepar. Os supervisores das equipes desse trabalho também passam pelo treinamento e ainda recebem preparação para uso dos aplicativos de supervisão remota, como por exemplo o Google Forms, o Timestamp e o WhatsApp. Esses aplicativos auxiliam na elaboração dos relatórios e da autofiscalização da Sanepar.

Leia Também:  Estado libera R$ 1,8 milhão para o Hospital Pequeno Príncipe adquirir novos equipamentos

Após receberem as informações teóricas, os agentes de limpeza farão visita técnica na Associação de Coletores de Resíduos Sólidos de Pontal do Paraná, localizado no Balneário Ipanema.

A limpeza nas praias, durante a temporada, será feita todos os dias das 8h30 às 12h e das 14h às 17h20. São 9 equipes: duas em Guaratuba, quatro em Matinhos e três em Pontal do Paraná. No ano passado foram recolhidas 344 toneladas de lixo durante a temporada.

Por decisão da diretoria da Sanepar e com o de acordo da Empresa Rodoservice, e ainda em razão das condições atuais das praias, os serviços que seriam feitos a partir do próximo dia 28 de dezembro foram antecipados para esta terça-feira (24). Duas equipes, totalizando 22 pessoas mais dois quadriciclos, farão a partir de amanhã a coleta nas areias da orla, com trabalho mais intensivo no município de Matinhos.

SANEADORAS – A Sanepar também está disponibilizando para essa temporada do Verão Maior Paraná as equipes saneadoras. Elas terão a incumbência de fazer a limpeza noturna nas praias, após os shows programados pelo projeto do Governo do Estado Verão Maior Paraná para a temporada de verão 2024/2025. As saneadoras são os equipamentos utilizados para remover os resíduos pequenos, de tamanhos diminutos. Eles revolvem e peneiram a areia da praia, em profundidade média de 20 centímetros.

Leia Também:  Com solução a demandas antigas, governo reforça ações de valorização dos servidores

Serviço:

Capacitação para agentes de limpeza

Data: 26 e 27/12/2024

Horários: 26/12 – 13h30 às 17h30

27/12 – 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h30

Local: Associação dos Funcionários da Sanepar do Litoral (AESLI) – Avenida Paraná,105 – Matinhos/PR.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA