NOVA AURORA

PARANÁ

Sanepar vai vistoriar tubulação da rede de água de 19 cidades da região Oeste

Publicado em

Equipes técnicas contratadas pela Sanepar vão percorrer quase três mil quilômetros de rede de água, na região Oeste do Estado, à procura de vazamentos aparentes ou ocultos. O trabalho será feito com o auxílio de um aparelho chamado geofone, que serve para escutar ruídos na terra. A varredura será feita pelo menos duas vezes no mesmo trecho, o que significa um percurso total de 5,8 mil km de tubulação num período de dois anos.

As vistorias já começaram neste mês de maio na região do Bairro Maria Luiza, em Cascavel e, nos próximos dias, vão se estender para o Parque São Paulo, Jardim União, Santa Felicidade, Universitário, Sítio Recreio Paraíso, Veneza e Nova Cidade.

O trabalho pode ocorrer de forma simultânea em mais de uma região, cidade ou localidade, dependendo da necessidade ou da demanda. O objetivo da pesquisa é reduzir as perdas nos sistemas de distribuição e garantir o fornecimento de água de forma ininterrupta para todos.

Leia Também:  Sanepar lança segundo edital das startups em Congresso da ABES em Belo Horizonte

Nesta ação, serão utilizados geofones eletrônicos, que garantem mais agilidade ao trabalho. “A sensibilidade do equipamento facilita a captação dos ruídos característicos produzidos pelos vazamentos de água”, explica o gerente regional, Rodolpho Tanaka Savelli.

O aparelho se assemelha ao estetoscópio, utilizado pelos profissionais de saúde para escutar sons vasculares, respiratórios e cardíacos. Após a identificação do possível ponto de vazamento, são feitos pequenos furos no solo a fim de se certificar do ponto exato do vazamento. Na sequência, o local é demarcado com tinta branca para indicar a localização às equipes responsáveis pelo conserto.

Além das redes, serão vistoriados todos os cavaletes, registros e galerias de águas pluviais, bem como os poços de visita de esgoto. Em paralelo, haverá medição da pressão das redes. O trabalho será feito nas ruas e calçadas, por onde passam as tubulações e, eventualmente, pode-se solicitar acesso para vistoria da ligação no cavalete. O levantamento ocorre geralmente durante o dia e, se necessário, no período noturno, quando diminuem os ruídos da movimentação nas cidades, facilitando o trabalho de identificação dos vazamentos.

Leia Também:  Melhorias em reservatórios vão afetar abastecimento de água na Capital e três cidades da RMC nesta terça-feira

A empresa contratada para este serviço é a SCS – Sociedade Civil de Saneamento, com a supervisão das equipes técnicas da Sanepar, e as equipes usam uniforme, crachá de identificação, coletes fluorescentes e um veículo caracterizado.

As cidades e sistemas que irão passar pelo monitoramento durante dois anos são Anahy; Boa Vista da Aparecida; Braganey e o distrito de Longuinópolis; Campo Bonito; Capitão Leônidas Marques e seu distrito Alto Alegre do Iguaçu; Cascavel e os distritos de Juvinópolis, Rio do Salto e São João do Oeste; Catanduvas e o distrito de Ibiracema; Céu Azul; Corbélia e seus distritos de Ouro Verde do Piquiri e Penha; Diamante do Sul; Guaraniaçu e seus distritos de Guaporé e Mato Queimado; Ibema; Iguatu; Lindoeste; Matelândia e a Vila Agro Cafeeira; Ramilândia; Santa Lúcia; Santa Tereza do Oeste e o distrito de Santa Maria; e Três Barras do Paraná e os distritos de Barra Bonita e Santo Izidoro.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Calendário turístico de abril tem eventos regionais de Páscoa, Festa do Pacu e ExpoLondrina

Published

on

By

As celebrações da Páscoa, exposições e festas típicas são destaques entre os eventos que atraem turistas e movimentam as diversas regiões do Paraná no mês de abril. Eles compõem a programação do calendário de eventos da Secretaria do Turismo (Setu-PR) e do Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do setor. 

A gastronomia, como sempre, ajuda a enriquecer e dar sabor ao calendário. Um exemplo é o Circuito Gastronômico de Matinhos, no Litoral, que começou no dia 1º do mês e segue até junho. São ofertados pratos típicos, que valorizam a cultura caiçara, em 17 estabelecimentos do município, atraindo visitantes e consumidores para a cidade, em período fora da temporada.

Em Icaraíma, na região Noroeste, acontece a Festa do Pacu, nos dias 12 e 13. Rancho Alegre do Oeste (Oeste) realiza, também nos dias 12 e 13, a Festa da Tilápia no Tacho e Arraiá Municipal, enquanto em Rio Bom (Vale do Ivaí) tem a tradicional Festa do Espeto de Bambu (25 a 27).

Cascavel promove junto, com com a homenagem do Dia do Trabalhador, a 28ª Festa do Costelão, entre 26 de abril e 1º de maio.

TURISMO RELIGIOSO – Unindo atividades físicas com a religiosidade paranaense, acontece no dia 6 a segunda edição do Pedalando com Fé, no município de Cruzeiro do Oeste (Noroeste). 

Entre 8 e 10 deste mês, Foz do Iguaçu recebe o 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso, que vai reunir empresários e profissionais ligados ao segmento, em um momento capacitação e networking sobre o turismo ligado à fé, em suas mais variadas matrizes.

A Paixão de Cristo ganha apresentações e encenações ao redor do Paraná na semana de 13 a 20. Elas acontecem nos municípios de Arapongas, no dia 13; em Altônia e Itaipulândia, ambas no dia 18; e em Medianeira, no dia 20. Já Antonina, no Litoral, promove no dia 11 a sua Páscoa municipal.

FEIRAS E EXPOSIÇÕES – Começa no dia 4 e segue até 13 a ExpoLondrina, uma das maiores feiras do setor agro do Paraná, que reúne, além de eventos técnicos, shows de Ana Castela, Luan Santana, Matheus e Kauan, Simone Mendes, entre outros.

Leia Também:  Paraná fica no pódio na etapa do circuito brasileiro de surf de base em Matinhos

Também acontecem a ExpoPalmeira (4 a 7), a ExpoRio, em Rio Bonito do Iguaçu (25 a 27) e a ExpoReal, em Realeza (30 a 4 de maio). Em Toledo, de 9 a 13, será realizada a segunda edição da Toledo Bulls, evento de grandes competições de montaria e shows de renomados artistas do cenário nacional.

Haverá festas de rodeios em Nova Esperança (10 a 12) e Manoel Ribas (25 a 27). Irati promove a sua Motofest, de 11 a 13. Na mesma data, São José das Palmeiras realiza sua festa municipal. Maripá conta com o Arrancadão de Tratores (de 25 a 27), enquanto Guaíra recebe a 46ª Festa das Nações, de 30 de abril a 4 de maio.

Por fim, Missal realiza a 22º Deu Tsches Fest, também de 25 a 27. O evento é um resgate e preservação das tradições germânicas na culinária, na religiosidade e na música e dança.

TRADE – O Viaje Paraná apresenta ao trade do turismo os potenciais do setor no Capacita CVC, em Foz do Iguaçu, de 2 a 6. Também na Terra das Cataratas, de 26 a 29, acontece a Convenção da operadora BWT, reunindo cerca de 300 agentes de viagens, que serão impactados com o turismo paranaense.

ANIVERSÁRIOS E EMANCIPAÇÕES – Abril é marcado também por comemorações que celebram o aniversário ou a emancipação política de municípios paranaenses. É o caso do 61º aniversário de Tapejara, nos dias 12 e 13, e dos 48 anos de emancipação de Francisco Alves, celebrado de 19 a 21.

Em comemoração ao Dia do Trabalhador, em 1º de maio, alguns municípios já antecipam festas alusivas à data. Em Jussara e Rondon, ambos no Noroeste, a comemoração inicia no dia 30.

FORA DO ESTADO – Neste mês, além dos encontros as confraternizações, convenções e festivais ao redor do Paraná, o Estado participa também de eventos ao redor do Brasil. Em São Paulo (SP), entre os dias 14 e 16, acontece a WTM Latin America, enquanto no Rio de Janeiro (RJ), o turismo paranaense estará presente mais uma vez na Boat Show, importante evento ligado ao segmento náutico, que segue até 4 de maio.

Leia Também:  Paraná investe em ciência e tecnologia para alcançar cidades mais inteligentes

Confira o calendário de eventos turísticos de abril:

1º de abril a 1º de junho – Circuito Gastronômico de Matinhos

02 a 06 – Capacita CVC Paraná – Foz do Iguaçu

04 a 13 – ExpoLondrina 2025 – Londrina

04 a 07 – ExpoPalmeira – Palmeira

06 – 2ª Edição do Pedalando com Fé – Cruzeiro do Oeste

08 a 10 – 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso – Foz do Iguaçu

09 a 13 – Toledo Bulls – 2ª Edição – Toledo

10 a 12 – Rodeio – Nova Esperança

11 – Páscoa Antonina 2025 – Antonina

11 a 13 – Festa do Município – São José das Palmeiras

11 a 13 – Irati Motofest – Iratí

12 a 13 – 61º Aniversário de Tapejara

12 a 13 – Festa do Pacu – Icaraíma

12 a 13 – Tilápia no Tacho e Arraia Municipal – Rancho Alegre do Oeste

13 – Cavalgada de Rio Bom – Rio Bom

13 – A Paixão de Cristo – Arapongas

14 a 16 – WTM Latin America – São Paulo

18 – Teatro da Paixão de Cristo – Altônia

18 – Encenação da Paixão de Cristo – Itaipulândia

19 a 21 – 48 Anos de Emancipação Política – Francisco Alves

20 – A Paixão de Cristo – Medianeira

25 a 27 – Festa Tradicional do Espeto no Bambu – Rio Bom

25 a 27 – 22º Deu Tsches Fest – Missal

25 a 27 – 30º Rodeio Crioulo – Manoel Ribas

25 a 27 – Exporio 2025 – Rio Bonito do Iguaçu

25 a 27 – Arrancadão de Tratores – Maripá

26 a 29 – Convenção BWT – Foz do Iguaçu

26 a 01 de maio – 57º Festa do Trabalhador e 28º Festa do Costelão – Cascavel

26 a 04 de maio – Boat Show – Rio de Janeiro

30 a 04 de maio – Expo Real – Realeza

30 a 01 de maio – Festa de Comemoração ao Dia do Trabalhador – Jussara

30 a 01 de maio – Festa do Trabalhador – Rondon

30 a 04 de maio – 46° Festa das Nações – Guaíra

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA