15 de Abril de 2025
    NOVA AURORA

    PARANÁ

    Reunião com representantes da Segurança define Athletiba com as duas torcidas no domingo

    Publicado em

    Representantes das polícias Militar e Civil do Paraná, Guarda Municipal de Curitiba, Ministério Público e torcidas organizadas do Athletico e do Coritiba definiram nesta terça-feira (09) o esquema de segurança que será adotado no próximo domingo (14), na partida entre os dois clubes, na Arena da Baixada, pela Série A do Campeonato Brasileiro. O esquema foi definido em reunião na sede do Batalhão de Polícia de Choque (Bpchoque).

    Após pedido formulado pelos integrantes das torcidas organizadas, ficou decidido que o Coritiba fará uso dos 10% dos ingressos destinados à torcida visitante e, portanto, as duas torcidas poderão acompanhar a partida.

    Também ficou pactuado que os integrantes das torcidas organizadas terão a responsabilidade de compartilhar as decisões tomadas pelos órgãos de segurança, a fim de evitar qualquer conflito antes, durante e depois da partida, assim como no entorno do estádio e bairros e cidades distantes.

    Segundo o tenente-coronel Paulo Siloto, comandante do Bpchoque, as responsabilidades serão divididas e, desta forma, será possível manter a ordem pública sem maiores intercorrências.

    Leia Também:  Implementada em 2021, Venda Digital alcança 31 mil transferências de veículos

    “Essa é uma chance que as forças de segurança estão dando para as torcidas organizadas, um voto de confiança para que tenhamos um domingo tranquilo tanto no entorno do estádio quanto nos lugares mais afastados, evitando qualquer conflito. No entanto, caso tenhamos informações de possíveis encontros entre os rivais, iremos intervir para garantir a ordem pública”, destacou.

    O encontro também serviu para o alinhamento das ações de escolta das torcidas. Os horários do transporte coletivo serão diferenciados para as duas torcidas: a do Coritiba poderá circular até às 14h30 e, após este horário, somente torcedores do Athletico poderão embarcar nos ônibus, evitando confrontos em terminais e pontos da cidade.

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Advertisement

    PARANÁ

    Membros de oito comitês da Fundação Araucária que julgam projetos tomam posse

    Published

    on

    By

    Tomaram posse nesta segunda-feira (14) os 216 membros dos oito Comitês Assessores de Áreas (CAAs) da Fundação Araucária. Destes, 24 assumem a coordenação.

    Entre outras funções, os comitês são os responsáveis por analisar, avaliar e selecionar os projetos submetidos a chamadas públicas da Fundação Araucária, instituição ligada ao Governo do Estado que atua para fomentar o desenvolvimento social, econômico e ambiental do Paraná por meio de investimentos em ciência, tecnologia e inovação.

    Os comitês atuam em oito áreas do conhecimento: Ciências Humanas, Ciências Exatas, Ciências Biológicas, Linguística, Letras e Artes, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências da Saúde e Engenharias.

    “Os comitês assessores são fundamentais porque não há ciência, não há mérito na ciência se as propostas não forem julgadas por pares. Todos os nossos projetos, mesmo que seja um projeto estratégico, de interesse do Estado, precisam ter o parecer dos pares”, explica o presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhaftig. 

    Ou seja, os comitês são integrados por especialistas do mesmo campo de pesquisa ou especialidade do trabalho submetido. “A partir da proposta apresentada e julgada pelos pares, existe um mérito científico e podemos apoiar financeiramente”, afirma Wahrhaftig.

    Leia Também:  Conexão direta: Maringá terá voo para o Aeroporto de Congonhas, na capital paulista

    A composição dos CAAs é ocorre mediante um processo de consulta às instituições de ensino e pesquisa, de caráter público ou privado sem fins lucrativos, sediadas e atuantes no Paraná. Para cada área do conhecimento a Fundação Araucária seleciona um grupo de especialistas com mandato de quatro anos, permitindo-se uma recondução imediata. 

    “Temos que agradecer a participação dos nossos cientistas, que se propõem a darem pareceres sobre propostas de outros cientistas, porque sem eles, sem essas propostas, não teríamos uma ciência do nível que temos e com o avanço que queremos ter futuramente”, destacou o presidente da Fundação Araucária.

    As atribuições vão desde a contribuir para a formulação de programas e planos de desenvolvimento científico e tecnológico; analisar solicitações de bolsas e auxílios, apoiados por consultores ad hoc (os que exercem um trabalho colaborativo e voluntário), emitindo parecer fundamentado quanto ao mérito científico e técnico e a sua adequação orçamentária, recomendando ou não sua concessão.

    Os comitês também indicam nomes de pesquisadores que possam integrar o quadro de consultores ad hoc.

    Leia Também:  Operação da Segurança integra policiais militares e civis em ações contra o tráfico de drogas 

    Fonte: Governo PR

    COMENTE ABAIXO:
    Continuar lendo

    PARANÁ

    POLÍCIA

    ENTRETENIMENTO

    ESPORTES

    MAIS LIDAS DA SEMANA