NOVA AURORA

POLÍCIA

Polícia Militar e Seed-PR promovem primeira ação do Programa de Segurança Escolar Avançada

Publicado em

Noticiadas anualmente, ameaças de ações violentas dentro das escolas são motivo de preocupação entre toda a comunidade escolar. No Brasil, tragédias como a da Escola Municipal Tasso da Silveira, que aconteceu em 2011 no bairro do Realengo (no Rio de Janeiro), despertaram a atenção de diretores, professores e pais de alunos matriculados em escolas ao redor de todo o país.

Tendo em vista ampliar as ações de prevenção já existentes na rede estadual de ensino, como o bem-sucedido Programa Brigadas Escolares (em parceria com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros), este projeto-piloto tem o objetivo de preparar a comunidade escolar diante de possíveis ameaças à segurança.

A ação é organizada pela Polícia Militar do Paraná, por meio de equipes do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC) e do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), e acontecerá neste sábado (25), às 10h, com a presença de alunos e professores de duas turmas do Colégio Estadual Cívico-Militar Ermelino de Leão, no bairro Boa Vista, em Curitiba.

Leia Também:  CastraPet abre agenda de março e deve esterilizar 1.195 cães e gatos na primeira quinzena

A ação simulará uma invasão real à escola, com uso de simulacros de arma branca e de fogo, e será conduzida por cerca de 20 instrutores das forças de segurança, que orientarão alunos e professores sobre as ações de emergência. O evento contará também com patrulhamento da PMPR, que posicionará viaturas para isolar a vizinhança da escola. 

O treinamento desenvolvido servirá, posteriormente, como procedimento padrão para as escolas de rede estadual do Paraná em possíveis casos de ameaças.

Fonte: Polícia Militar PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

POLÍCIA

BPTran Realiza Fiscalização Intensa no Litoral no Feriado do Dia do Trabalhador

Published

on

By

O Batalhão de Polícia de Trânsito, por meio da Companhia Tático Móvel de Trânsito, realizou, no último fim de semana prolongado pelo feriado do Dia do Trabalho, uma operação de fiscalização intensificada no litoral do estado.

As ações ocorreram nas cidades de Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná, com foco na prevenção de infrações e na promoção da segurança viária. Ao todo, foram abordados 414 veículos, resultando em 251 notificações lavradas. As principais infrações registradas foram:

    Art. 162, inciso I – conduzir veículo sem possuir habilitação (05 autuações);

    Art. 165 – dirigir sob influência de álcool (05 autuações);

    Art. 165-A – recusa do condutor em realizar o teste do etilômetro (24 autuações);

    Além de irregularidades como ausência de itens obrigatórios e alterações  no sistema de escapamento.

Durante as fiscalizações, outros nove veículos foram removidos ao pátio por questões administrativas.

Alem das situações de trânsito, durante abordagens, duas pessoas foram encaminhadas à delegacia por porte de entorpecentes, conforme o artigo 28 da Lei nº 11.343.

Leia Também:  Polícia Militar atuou com mais de 1,6 militares por dia durante o Carnaval em todo o estado

As operações da COTAMOTRAN têm como objetivo coibir condutas perigosas no trânsito, além de conscientizar condutores, passageiros e pedestres sobre a importância de comportamentos seguros nas vias.

Balanço da operação:

    Veículos abordados: 414

    Veículos notificados: 149

    Notificações lavradas: 251

    Veículos recolhidos ao pátio: 09

    Art. 162 I: 05

    Art. 165: 05

    Art. 165-A: 24

Polícia Militar do Paraná, nós fazemos a diferença! 
 

Fonte: Polícia Militar PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA