NOVA AURORA

PARANÁ

Com ajuda do Estado, 183 famílias de Santa Mariana conquistam casa própria

Publicado em

Representantes do Governo do Estado, Prefeitura de Santa Mariana e do governo federal entregaram nesta segunda-feira (08) as chaves de 183 casas populares a famílias em condição de vulnerabilidade social de Santa Mariana, na região Norte do Paraná. O projeto contou com a assessoria técnica da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) e um convênio da Sanepar para a aquisição dos materiais utilizados nas redes de água e esgoto do residencial, o que ajudou a viabilizar a obra e isentar estes custos aos novos proprietários.

Batizado de Residencial Professora Silvana Souza Uzae, o empreendimento recebeu R$ 11,7 milhões de investimento através do Fundo de Desenvolvimento Social (FDS), focado em pessoas que pagam aluguel ou residem em imóveis em condição irregular. Os terrenos para a construção das moradias foram doados pela Prefeitura de Santa Mariana, que também realizou obras de terraplanagem no local como contrapartida para a contratação do projeto.

Segundo o secretário estadual das Cidades, Eduardo Pimentel, que participou da entrega das chaves, o Governo do Estado está sempre à disposição da União para o firmamento de parcerias que beneficiem a população paranaense. “A política pública do Paraná é focada na qualidade de vida das pessoas. O Estado está aberto para ajudar no que for possível para receber mais recursos que melhorem as condições das pessoas, gerem emprego e ajudem os municípios a se desenvolverem”, afirmou.

Leia Também:  Com 4.832 vagas em novembro, Paraná segue como o Estado que mais emprega no Sul

“A Secretaria das Cidades têm diversos programas e ações consolidados e está apta a receber apoio e recursos do governo federal, provando que o Paraná está aberto ao diálogo”, acrescentou Pimentel.

De acordo com o presidente da Cohapar, Jorge Lange, o órgão estadual tem contribuído com a Caixa Econômica Federal e o Ministério das Cidades nas discussões em torno da regulamentação do novo Minha Casa, Minha Vida. “Já estivemos em Brasília três vezes neste ano conversando com o ministro das Cidades, Jader Filho, e também com a Caixa, que é uma grande parceria do Governo do Estado, para que os programas habitacionais possam continuar acontecendo no Paraná”, disse.

“Vamos construir mais 60 casas aqui em Santa Mariana financiadas pela Caixa Econômica em que o Governo do Estado entrará como parceiro, custeando o valor de entrada dos imóveis através do programa Casa Fácil Paraná”, concluiu Lange.

Leia Também:  "Conexões": Balé Teatro Guaíra reúne coreógrafo francês, valsa e dança contemporânea

PRESENÇAS – Também participaram da entrega o ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho; o prefeito de Santa Mariana, José Marcelo Piovan Guimarães; os deputados federais Pedro Lupion, Aliel Machado e Gleisi Hoffmann; e os deputados estaduais Tiago Amaral e Arilson Chiorato.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  Graciele Lacerda esbanja boa forma em praia de Santa Catarina: “Alma lavada!”

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Estado facilita emissão de documentos fiscais para 570 mil microempreendedores individuais

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA