NOVA AURORA

PARANÁ

Ceasa Paraná vai licitar áreas em mercados de quatro unidades

Publicado em

A Ceasa Paraná, empresa vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), promove mais uma etapa de licitações de áreas e espaços em suas unidades nos mercados de Curitiba, Londrina, Cascavel e Foz do Iguaçu.

“Estamos dando continuidade a esse processo que segue as orientações do Ministério Público Estadual. A concessão para o Termo de Permissão Remunerada de Uso se dará pelo prazo de 25 anos, improrrogáveis”, explica Éder Eduardo Bublitz, diretor-presidente da Ceasa Paraná.

Segundo Sônia de Brito Barbosa, pregoeira e coordenadora da Comissão Permanente de Licitações – CPL da Ceasa Paraná,no memorial descritivo das áreas para oferta de preços contam as definições das atividades dos permissionários que atuarão nos respectivos mercados atacadistas.

“No edital poderão ser verificados os lotes, as localizações nos pavilhões, metragens dos boxes, assim como as ofertas mínimas de cada lance da licitação”, explica ela.

Leia Também:  De Goioerê a Quarto Centenário: Estado inicia restauração em concreto da PR-180

ETAPAS – A primeira sessão do pregão presencial, tipo maior lance ou oferta por lotes, ocorrerá na sexta-feira, 12 de maio, a partir das 9h30, quando serão recebidos os envelopes de propostas e habilitação para seis lotes na Ceasa Curitiba. As áreas disponíveis são para a comercialização de hortigranjeiros, central de compras de atípicos e prestação de serviços.

A segunda licitação refere-se à Ceasa Londrina. No dia 16 de maio, terça-feira, das 9h30 às 12 horas, a CPL receberá os envelopes de propostas de habilitação de áreas dos 37 lotes a serem colocados em oferta. No dia 17, quarta-feira, às 9h30, serão abertas as propostas para as áreas dos 20 boxes, sala do pavilhão de atípicos, e 20 boxes da Pedra.

A licitação na Ceasa Cascavel acontecerá no dia 23 de maio, terça-feira, das 9h30 às 12h, para o recebimento dos envelopes de propostas e habilitação dos 30 lotes ofertados. No dia seguinte, 24 de maio, quarta-feira, às 9h30, haverá a abertura de envelopes dos 35 boxes, três centrais de comercialização e desdobramento, além de uma lanchonete.

Leia Também:  Em março, Museu Oscar Niemeyer terá programação inspirada no Mês das Mulheres

A licitação da Ceasa Foz do Iguaçu está marcada para 25 de maio. O recebimento dos envelopes de propostas e habilitação acontecerá a partir das 9h30 para oito lotes, sendo para 12 boxes para a comercialização de hortigranjeiros.

Os editais com o memorial descritivo de áreas das quatro unidades podem ser obtidos no site da Ceasa Paraná (AQUI). Mais informações, em horário comercial, também junto às respectivas Gerências de Mercado das unidades, ou ainda por meio da CPL da Ceasa Paraná pelo telefone (41) 3253-3232.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Decreto isenta de ICMS biogás, biometano e combustível sustentável de avião no Paraná

Published

on

By

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta segunda-feira (05) o Decreto nº 9.817 que concede isenção sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações para aquisições de bens destinados à fabricação de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês), biometano, biogás, metanol e CO2. 

Além disso, o decreto também concede a isenção do ICMS na aquisição de máquinas, equipamentos, aparelhos e componentes para geração de energia a partir do biogás, como bombas de ar ou de vácuo, compressores de ar ou de outros gases e ventiladores; coifas aspirantes, contadores de gases. As duas medidas buscam tornar o Paraná mais competitivo na atração de negócios em energia renovável, alavancando o desenvolvimento estadual.

O decreto internaliza os convênios 161/2024 e 151/2021, aprovados pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) durante o Encontro Nacional dos Secretários da Fazenda em dezembro. Com a regulamentação, as isenções já estão em vigor. 

Leia Também:  De passivo ambiental a energia com valor agregado: o caminho do biogás no Paraná

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Norberto Ortigara, a ideia é justamente estimular investimentos em combustíveis sustentáveis no Paraná, colocando o Estado em posição de destaque no cenário nacional. “Queremos consolidar o Paraná como uma referência e um polo na produção de novas energia e incentivos fiscais, como a isenção do ICMS, são formas de pavimentar esse caminho, estimulando investimentos no setor”, explica.

Um dos objetivos da iniciativa, aponta Ortigara, está em tornar o biometano economicamente viável. “O Paraná já é o maior produtor de proteína animal do Brasil, então queremos aproveitar o potencial que já existe aqui para fomentar a cadeira de biogás e biometano. Temos potencial para sermos uma Arábia Saudita do combustível renovável”, diz. “É usar dejetos de animais para gerar energia e, com as novas isenções, facilitamos o caminho para tornar o Estado ainda mais sustentável”.

SUSTENTABILIDADE – Os esforços do Paraná em se tornar referência na produção de combustíveis sustentáveis a partir do reaproveitamento do potencial agrícola não se limita apenas à isenção do ICMS. Embora a medida assinada pelo governador estimule ainda mais o setor, o Estado já aposta na geração de energia renovável também por meio de outros programas, como o Paraná Energia Rural Renovável (RenovaPR).

Leia Também:  Viaduto da BR-277 ganha forma na nova Perimetral Leste de Foz do Iguaçu

Executado pelo IDR-Paraná, ele incentiva os produtores rurais a produzir sua própria energia ou combustível. O Estado também subsidia os juros dos empréstimos usados pelos produtores para a implantação de projetos de energia renovável, por meio do Banco do Agricultor Paranaense.

Segundo levantamento do Centro Internacional de Energias Renováveis (Cibiogás), o Paraná lidera com folga o número de plantas de biogás na região Sul, com 426 unidades instaladas, 348 delas da agropecuária. Em Santa Catarina são 126 plantas e no Rio Grande do Sul 84. O Paraná foi responsável com 53% do volume de geração de biogás na região no ano passado, com 461 milhões de metros cúbicos normais. .

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA