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Estado disponibiliza novos espaços de atendimento para servidores públicos

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Com o objetivo de acolher dúvidas e eventuais reclamações sobre o Sistema de Assistência à Saúde (SAS), o Departamento de Saúde do Servidor, da Secretaria estadual da Administração e da Previdência, lançou, em 2023, as Centrais de Atendimento Presenciais do SAS. Os espaços funcionam nos hospitais de referência para o atendimento dos servidores públicos estaduais.

Segundo a chefe do departamento, Fercea Maciel, o objetivo é orientar o servidor que busca atendimento de saúde nos hospitais conveniados de maneira mais próxima e humanizada. “Entendemos que tudo o que envolve saúde é sensível e urgente. As salas presenciais serão um amparo imediato que o servidor encontrará para fazer os encaminhamentos necessários. É um trabalho de orientação e cuidado”, explica.

O atendimento do SAS é dividido em 15 macrorregiões do Paraná. A Central de Atendimento já está funcionando em oito delas (Curitiba, Londrina, Guarapuava, Foz do Iguaçu, Pato Branco, Jacarezinho, Maringá e Campo Mourão). Até junho, as macrorregiões de Ponta Grossa, União da Vitória e Umuarama também contarão com o espaço de atendimento.

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As salas presenciais funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Além do apoio aos servidores que buscam atendimento e orientação para formalização de dúvidas e reclamações no sistema eletrônico da ouvidoria do SAS, o atendimento local também será responsável pela fiscalização periódica (funcionamento e qualidade do atendimento) do prestador de serviço contratado pelo Estado.

OUVIDORIA ONLINE – O Sistema de Assistência à Saúde é um benefício do servidor paranaense e seus dependentes legais, sem nenhuma contrapartida financeira do funcionário. Para registrar queixas, sugestões de melhorias e elogios, é importante que o servidor faça um registro oficial por meio da Ouvidoria online do SAS.

As solicitações são direcionadas à equipe do Departamento da Saúde do Servidor e são fundamentais para o registro das ocorrências e a garantia do cumprimento dos contratos com os fornecedores de serviço. O servidor recebe o primeiro retorno em um dia útil, e o hospital também é acionado.

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O SAS atendeu mais de 150 mil pessoas em 2022, e o número de procedimentos realizados por meio do benefício ultrapassou os dois 2 milhões no período. De janeiro a março de 2023, já foram cerca de 89.697 atendimentos e 492.813 procedimentos.

Fonte: Governo PR

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Famílias recebem doações do Natal Solidário Portos do Paraná

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O Ecoteatro Very Good, localizado em Paranaguá, no Litoral, ficou lotado, neste domingo (22), de famílias animadas com a entrega de brinquedos do Natal Solidário Portos do Paraná. Foram 1,2 mil brinquedos novos doados pela comunidade portuária e entregues para os filhos de recicladores e demais crianças em vulnerabilidade social durante a 24º Edição de Natal do grupo Very Good.

“A gente está vendo na carinha das crianças, das famílias, que está todo mundo se divertindo, tendo um momento de alegria. O espírito de Natal está presente em todo mundo, nos colaboradores, nos doadores, no pessoal que tá aqui aproveitando, tudo isto é muito especial”, disse a coordenadora de Assistência Médica e Social da Portos do Paraná, Monica Denardi.

Também foram distribuídas 300 cestas básicas, arrecadadas com os ingressos da Corrida do Porto e adquiridas em parceria com os supermercados Bavaresco. Outros 150 presentes foram destinados a uma ação em Antonina, e 50 para a instituição 5C.

A dona de casa Alessandra dos Santos Lara foi a primeira a entrar no evento e garantiu os brinquedos para os três filhos. “A gente soube com mais de um mês de antecedência. E, pra fazer a alegria das crianças, a gente veio cedo”.

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A vendedora Cláudia Kaminski trouxe a filha Heloísa para comemorar o tratamento da saúde dela. “Ano passado a Heloísa passou por um transplante de medula óssea e ocorreu tudo bem. Agora, em agosto, fez um ano de transplante e ela está se recuperando. A festa de hoje é especial, muito importante pra gente”, comentou Cláudia.

Também foram entregues 1,5 mil cachorros-quentes para a comunidade, além de pipoca, picolé e algodão-doce. O público acompanhou os shows musicais e as crianças se divertiram na cama elástica e demais brinquedos instalados no espaço. Um bazar de roupas estava disponível para os participantes.

Dezenas de voluntários deram suporte para a festa acontecer como foi o caso do agente portuário Adrian Lamek, que auxiliou na entrega dos lanches. “É bem interessante ver que esta ação reflete muito o que a nossa empresa preza durante o ano. É um momento significativo, principalmente por ser Natal. É gratificante”, disse Lamek.

Outro voluntário foi a técnica portuária Karen Rodrigues, que há um ano participa de ações sociais com o grupo Very Good. ‘Tenho um sentimento genuíno de querer ajudar, porque são famílias de recicladores e a gente sabe das dificuldades que eles passam o ano inteiro”.

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A campanha teve início em novembro deste ano e mobilizou trabalhadores portuários e empresas parceiras de Paranaguá. O objetivo foi transformar o Natal dos filhos de recicladores e de outras famílias atendidas pelo Very Good, que mantêm uma longa parceria com a Portos do Paraná.

As ações promovidas pelo grupo são coordenadas pelo assistente administrativo Ricardo Godoy dos Santos. Quando não está trabalhando, ele se transforma em “Reciclildo”, um robô feito de resíduos recicláveis, personagem central de peças teatrais que transmitem mensagens educacionais sobre a importância de cuidar do meio ambiente.

‘Não tem como não se emocionar com a ação deste domingo, vendo muitas pessoas felizes, sorrindo, na esperança de levar uma cesta básica ou um brinquedo para as suas crianças, pois muitas vezes os pais não têm condição de comprar. A ajuda da Portos do Paraná, cumprindo o seu papel de responsabilidade social com todo o amor e carinho, resultou neste trabalho lindo”, afirmou Godoy.

Fonte: Governo PR

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