NOVA AURORA

PARANÁ

Maio Amarelo: Polícia Penal promove ações de educação no trânsito e prevenção de acidentes

Publicado em

A Polícia Penal do Paraná (PPPR) iniciou nesta semana as atividades em referência ao Maio Amarelo. A Escola de Formação e Aperfeiçoamento Penitenciário (Espen), através do Núcleo de Instrução Veicular, desenvolveu diferentes ações voltadas à conscientização da segurança viária, auxiliando no principal propósito da campanha: redução de índices de acidentes, óbitos e feridos no trânsito.

No primeiro evento, na cidade de Guarapuava (Centro-Sul) nesta terça-feira (02), a Polícia Penal participou de uma blitz educativa, com apoio das polícias Militar e Rodoviária Federal e Secretaria Municipal de Trânsito.

A ação, de caráter exclusivamente orientativo sem punição, tem o objetivo de conscientizar a população sobre as leis de trânsito. Cerca de 800 veículos foram abordados.

Na quarta-feira (03), em Curitiba, ocorreram palestras direcionadas somente aos servidores da Polícia Penal no Memorial da Segurança no Transporte no Brasil, na Cidade Industrial, sobre mudança comportamental de condutores veiculares e tecnologias de segurança viária nas viaturas da instituição. Logo após, os servidores puderam ter uma visitação guiada ao memorial.

No final de semana, a partir das 9h de sábado (06), no Memorial da Segurança haverá uma palestra aberta à comunidade e familiares de servidores sobre segurança viária, com visitação guiada ao memorial.

Na cidade de Maringá (Noroeste), com data a ser definida, também haverá palestras sobre o tema para os servidores lotados na metrópole e comunidade.

Leia Também:  Estado promove audiência pública sobre nova licitação do ferry boat de Guaratuba

O diretor-adjunto da Polícia Penal, Mauricio Ferracini, ressalta que devido aos profissionais da segurança pública estarem em contato com o trânsito e sociedade devem sempre trabalhar de forma consciente, com atenção e muito cuidado.

“Todos os setores operacionais e administrativos utilizam veículos policiais, reforçando a imagem da Polícia Penal através da postura dos condutores”, disse ele. “Por isso, o nosso foco nesta campanha é trabalhar a conscientização do uso correto e legal das viaturas da instituição, além da conduta adequada no trânsito. Colaborando, dessa forma, para a segurança viária do país”.

O diretor da Espen (Escola de Formação e Aperfeiçoamento Penitenciário), Rodrigo Alves Favaro, afirma que a campanha do Maio Amarelo é de extrema relevância para o sistema prisional porque os policiais penais são responsáveis por todas as movimentações de pessoas privadas de liberdade entre unidades e cidades.

“Todo esse trabalho, atribuído integralmente há pouco tempo para a instituição, envolve deslocamento. Então temos essa responsabilidade com o trânsito, com os detentos custodiados pelo Paraná e com a sociedade”.

Segundo o policial penal instrutor de direção veicular, Paulo Henrique Munhoz, a complexidade do trânsito dos grandes centros exige uma revisão comportamental em todos os níveis de participação, desde o motorista até o pedestre.

Leia Também:  Educação aplica nesta semana última Prova Paraná do ano a todos os alunos da rede estadual

“A nossa principal missão é preparar policiais para operar nas mais diversas condições de trânsito, e para isso os preceitos de segurança viária devem nortear nosso trabalho”.

MAIO AMARELO – O mês de maio foi escolhido para concentrar as ações de atenção e segurança no trânsito. Foi neste mês, em 2011, que a ONU propôs a Década de Ação para Segurança no Trânsito, visando conscientizar a sociedade sobre os altos índices de acidentes em ruas, estradas e rodovias. Desde então, cidades do mundo todo promovem campanhas para incentivar técnicas de direção defensiva, o respeito ao próximo e às normas de trânsito. No Brasil, as campanhas acontecem desde 2014, sendo esta a décima edição do movimento, que conta com o apoio de órgãos públicos, empresas privadas e da sociedade em geral.

O amarelo foi escolhido por simbolizar a atenção no trânsito e também por ser uma cor de advertência. Em 2020, a ONU definiu o período entre 2021 e 2030 como a Segunda Década de Ação pela Segurança no Trânsito, com a meta de reduzir em 50% as lesões e mortes no trânsito no mundo inteiro até 2030.

O lema da campanha neste ano é “No trânsito, escolha a vida”.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Calendário turístico de abril tem eventos regionais de Páscoa, Festa do Pacu e ExpoLondrina

Published

on

By

As celebrações da Páscoa, exposições e festas típicas são destaques entre os eventos que atraem turistas e movimentam as diversas regiões do Paraná no mês de abril. Eles compõem a programação do calendário de eventos da Secretaria do Turismo (Setu-PR) e do Viaje Paraná – órgão de promoção comercial do setor. 

A gastronomia, como sempre, ajuda a enriquecer e dar sabor ao calendário. Um exemplo é o Circuito Gastronômico de Matinhos, no Litoral, que começou no dia 1º do mês e segue até junho. São ofertados pratos típicos, que valorizam a cultura caiçara, em 17 estabelecimentos do município, atraindo visitantes e consumidores para a cidade, em período fora da temporada.

Em Icaraíma, na região Noroeste, acontece a Festa do Pacu, nos dias 12 e 13. Rancho Alegre do Oeste (Oeste) realiza, também nos dias 12 e 13, a Festa da Tilápia no Tacho e Arraiá Municipal, enquanto em Rio Bom (Vale do Ivaí) tem a tradicional Festa do Espeto de Bambu (25 a 27).

Cascavel promove junto, com com a homenagem do Dia do Trabalhador, a 28ª Festa do Costelão, entre 26 de abril e 1º de maio.

TURISMO RELIGIOSO – Unindo atividades físicas com a religiosidade paranaense, acontece no dia 6 a segunda edição do Pedalando com Fé, no município de Cruzeiro do Oeste (Noroeste). 

Entre 8 e 10 deste mês, Foz do Iguaçu recebe o 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso, que vai reunir empresários e profissionais ligados ao segmento, em um momento capacitação e networking sobre o turismo ligado à fé, em suas mais variadas matrizes.

A Paixão de Cristo ganha apresentações e encenações ao redor do Paraná na semana de 13 a 20. Elas acontecem nos municípios de Arapongas, no dia 13; em Altônia e Itaipulândia, ambas no dia 18; e em Medianeira, no dia 20. Já Antonina, no Litoral, promove no dia 11 a sua Páscoa municipal.

FEIRAS E EXPOSIÇÕES – Começa no dia 4 e segue até 13 a ExpoLondrina, uma das maiores feiras do setor agro do Paraná, que reúne, além de eventos técnicos, shows de Ana Castela, Luan Santana, Matheus e Kauan, Simone Mendes, entre outros.

Leia Também:  PCPR na Comunidade oferece serviços de polícia judiciária em Jacarezinho

Também acontecem a ExpoPalmeira (4 a 7), a ExpoRio, em Rio Bonito do Iguaçu (25 a 27) e a ExpoReal, em Realeza (30 a 4 de maio). Em Toledo, de 9 a 13, será realizada a segunda edição da Toledo Bulls, evento de grandes competições de montaria e shows de renomados artistas do cenário nacional.

Haverá festas de rodeios em Nova Esperança (10 a 12) e Manoel Ribas (25 a 27). Irati promove a sua Motofest, de 11 a 13. Na mesma data, São José das Palmeiras realiza sua festa municipal. Maripá conta com o Arrancadão de Tratores (de 25 a 27), enquanto Guaíra recebe a 46ª Festa das Nações, de 30 de abril a 4 de maio.

Por fim, Missal realiza a 22º Deu Tsches Fest, também de 25 a 27. O evento é um resgate e preservação das tradições germânicas na culinária, na religiosidade e na música e dança.

TRADE – O Viaje Paraná apresenta ao trade do turismo os potenciais do setor no Capacita CVC, em Foz do Iguaçu, de 2 a 6. Também na Terra das Cataratas, de 26 a 29, acontece a Convenção da operadora BWT, reunindo cerca de 300 agentes de viagens, que serão impactados com o turismo paranaense.

ANIVERSÁRIOS E EMANCIPAÇÕES – Abril é marcado também por comemorações que celebram o aniversário ou a emancipação política de municípios paranaenses. É o caso do 61º aniversário de Tapejara, nos dias 12 e 13, e dos 48 anos de emancipação de Francisco Alves, celebrado de 19 a 21.

Em comemoração ao Dia do Trabalhador, em 1º de maio, alguns municípios já antecipam festas alusivas à data. Em Jussara e Rondon, ambos no Noroeste, a comemoração inicia no dia 30.

FORA DO ESTADO – Neste mês, além dos encontros as confraternizações, convenções e festivais ao redor do Paraná, o Estado participa também de eventos ao redor do Brasil. Em São Paulo (SP), entre os dias 14 e 16, acontece a WTM Latin America, enquanto no Rio de Janeiro (RJ), o turismo paranaense estará presente mais uma vez na Boat Show, importante evento ligado ao segmento náutico, que segue até 4 de maio.

Leia Também:  Homem é preso por porte ilegal de arma de fogo em Assis Chateaubriand

Confira o calendário de eventos turísticos de abril:

1º de abril a 1º de junho – Circuito Gastronômico de Matinhos

02 a 06 – Capacita CVC Paraná – Foz do Iguaçu

04 a 13 – ExpoLondrina 2025 – Londrina

04 a 07 – ExpoPalmeira – Palmeira

06 – 2ª Edição do Pedalando com Fé – Cruzeiro do Oeste

08 a 10 – 7º Fórum Paranaense de Turismo Religioso – Foz do Iguaçu

09 a 13 – Toledo Bulls – 2ª Edição – Toledo

10 a 12 – Rodeio – Nova Esperança

11 – Páscoa Antonina 2025 – Antonina

11 a 13 – Festa do Município – São José das Palmeiras

11 a 13 – Irati Motofest – Iratí

12 a 13 – 61º Aniversário de Tapejara

12 a 13 – Festa do Pacu – Icaraíma

12 a 13 – Tilápia no Tacho e Arraia Municipal – Rancho Alegre do Oeste

13 – Cavalgada de Rio Bom – Rio Bom

13 – A Paixão de Cristo – Arapongas

14 a 16 – WTM Latin America – São Paulo

18 – Teatro da Paixão de Cristo – Altônia

18 – Encenação da Paixão de Cristo – Itaipulândia

19 a 21 – 48 Anos de Emancipação Política – Francisco Alves

20 – A Paixão de Cristo – Medianeira

25 a 27 – Festa Tradicional do Espeto no Bambu – Rio Bom

25 a 27 – 22º Deu Tsches Fest – Missal

25 a 27 – 30º Rodeio Crioulo – Manoel Ribas

25 a 27 – Exporio 2025 – Rio Bonito do Iguaçu

25 a 27 – Arrancadão de Tratores – Maripá

26 a 29 – Convenção BWT – Foz do Iguaçu

26 a 01 de maio – 57º Festa do Trabalhador e 28º Festa do Costelão – Cascavel

26 a 04 de maio – Boat Show – Rio de Janeiro

30 a 04 de maio – Expo Real – Realeza

30 a 01 de maio – Festa de Comemoração ao Dia do Trabalhador – Jussara

30 a 01 de maio – Festa do Trabalhador – Rondon

30 a 04 de maio – 46° Festa das Nações – Guaíra

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA