NOVA AURORA

PARANÁ

Saúde recebe representante da ONU e debate gravidez e paternidade na adolescência

Publicado em

A secretaria estadual da Saúde (Sesa) promove o I Seminário de Qualificação da Atenção à Saúde do Adolescente, que contou nesta quarta-feira (3) com a participação da representante da ONU para o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), Anna Cunha. O encontro tem como tema “Direito da gestante adolescente e paternidade responsável: desafios para a saúde” e é dirigido a profissionais da saúde, da assistência social e da Justiça do Paraná.

Realizado pela Divisão de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente da Sesa, o encontro busca qualificar os profissionais e gestores para o acolhimento dos adolescentes, ampliar ações de promoção, prevenção, atenção a agravos e reabilitação da saúde e proporcionar ferramentas para as equipes atuarem nas unidades de atendimento. O evento iniciou nesta terça-feira e segue até quinta-feira (4), em Curitiba, e tem a parceria do Ministério da Saúde e da Universidade Federal do Paraná (UFPR), com o apoio e participação da Secretaria da Justiça e Cidadania e do Ministério Público do Paraná. 

Leia Também:  Operação contra desmatamento gera R$ 13,1 milhões em multas no Vale do Ribeira

Anna Cunha reforçou que ações direcionadas para a promoção da saúde do adolescente são fundamentais no fortalecimento dos direitos desses jovens. “É fundamental esse encontro para a qualificação dos profissionais que de alguma forma lidarão com a saúde e assistência aos adolescentes. Importante ter essa sensibilidade, pois vivem uma fase de transição. Os profissionais precisam estar preparados para lidar com eles”, ressaltou.

A palestrante destacou, ainda, os números do Paraná referente à gravidez na adolescência, que é de 11,1% do total de gravidez, ficando abaixo da média nacional, que é de 14%. “A cada três gestações na adolescência, duas não foram planejadas, por isso a necessidade de uma rede de apoio e a importância em se trabalhar com a saúde sexual e reprodutiva”, reforçou a represente da ONU.

“Nossas equipes da Atenção Primária não medem esforços para atender de forma humanizada e resolutiva os adolescentes. É uma fase em que precisam de apoio e de muitas mudanças físicas e psicológicas. Reunir pessoas para debater o tema e traçar estratégias nesse sentido podem fazer a diferença na vida de cada um deles”, ressaltou o secretário estadual da Saúde, Beto Preto. 

Leia Também:  Com expansão de 21%, indústria de bebidas do Paraná foi a que mais cresceu em 2022

Além desta palestra, também foram abordados temas sobre adolescência saudável, que tratou do acompanhamento do crescimento e desenvolvimento dos jovens; a imunização do adolescente, sobre desafios da cobertura vacinal, e prevenção do suicídio.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

PCPR deflagra operação para prender criminosos que se passavam por policiais

Published

on

By

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) está nas ruas desde as primeiras horas da manhã desta quinta-feira (10) para cumprir 14 mandados judiciais contra membros de uma organização criminosa envolvida em homicídios registrados em Curitiba. Os alvos também são investigados por se passarem por policiais durante os crimes. A ação ocorre simultaneamente na Capital e em Colombo e Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana.

Ao todo, 80 policiais civis cumprem 11 mandados de busca e apreensão e três de prisão temporária. A operação conta com o apoio aéreo de um helicóptero da PCPR e o auxílio de cães de faro para reforçar a eficácia das diligências.

As ordens judiciais são resultado de uma investigação de alta complexidade, conduzida ao longo de dois anos, que identificou a atuação do grupo criminoso em uma série de assassinatos ocorridos na região do bairro Abranches, entre 2022 e 2025.

Conforme apurado, os criminosos usavam roupas que simulavam fardamento policial, balaclavas e armamento pesado para praticar os delitos. Em alguns casos, sequestravam, agrediam e torturavam as vítimas antes de executá-las com extrema violência.

Leia Também:  Saúde garante reforço no atendimentos de ortopedia com novo investimento em Ponta Grossa

“Estamos agindo para desmantelar e responsabilizar esse grupo criminoso, impedir novos crimes e proteger as pessoas impactadas por essas atividades criminosas. Essa ação é fundamental para fortalecer a segurança na região”, afirmou a delegada Magda Marina Hofstaetter.

Entre os crimes atribuídos ao grupo, está o duplo homicídio registrado em janeiro de 2022 em um lava-car na Rodovia dos Minérios. Quatro homens encapuzados e vestidos como policiais desceram de um veículo e efetuaram diversos disparos contra duas vítimas.

Outro caso ocorreu em maio de 2023, quando um homem de 32 anos foi perseguido e morto com mais de 40 tiros por três suspeitos armados. Já em outubro de 2024, outro assassinato foi registrado no mesmo bairro: a vítima foi executada com mais de 10 disparos na frente de um supermercado.

O crime mais recente foi em 8 de março deste ano. Um homem que caminhava pela rua foi morto a tiros por um indivíduo que fugiu logo após o ataque.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA