Diretores da Sanepar e consultores especializados em gestão fizeram nesta terça-feira (2) apresentação sobre a parceria público-privada (PPP) que será contratada para serviços de esgotamento sanitário em 16 cidades do Centro-Litoral do Paraná. O evento foi no miniauditório do Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, e teve a presença de engenheiros e representantes de empresas de engenharia que podem participar do processo licitatório. As propostas devem ser entregues até 10 de julho.
O presidente da Companhia, Claudio Stabilie, destacou que a PPP será um grande avanço no serviço de esgotamento sanitário nesses municípios, com o objetivo de atingir a meta de universalização de 90% definida pelo novo marco do saneamento, com a qualidade dos serviços da Sanepar. Segundo Stabile, será contratada uma empresa independente para verificação de qualidade da obra e dos serviços, a partir de nove indicadores, que terão medição mensal.
“Com esse trabalho, levaremos desenvolvimento para aquela região, desenvolvimento econômico, social, ambiental e, principalmente, de saúde pública, de saúde preventiva. O serviço terá a qualidade da Sanepar e o relacionamento com o município e a população continuará sendo com a Companhia. Vamos fazer com que o Paraná seja o primeiro estado da Federação a atingir a universalização do esgotamento sanitário, como já ocorre com a água”, afirmou o presidente.
Nos 16 municípios, a população atendida é de 640 mil pessoas. O prazo do contrato será de 24 anos e 5 meses para a execução das obras, operação e manutenção dos serviços de coleta, transporte, tratamento de esgoto e destinação do efluente.
O consultor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Charles Correa Schramm, explicou que, embora o edital não especifique nenhuma tecnologia a ser adotada, a inovação é um aspecto bastante valorizado pela Sanepar. “A empresa vencedora deverá garantir satisfação ao usuário, com prontidão, rapidez e qualidade do serviço”, disse.
PRESENÇAS – Também estiveram presentes na apresentação a diretora de Investimentos da Sanepar, Leura Conte de Oliveira; o diretor financeiro e de Relações com Investidores, Abel Demetrio; o diretor administrativo, Fernando Guedes, o diretor Comercial, Toco Zanetti, e o diretor adjunto de Comunicação e Marketing, Hudson José.
O edital da PPP está disponível AQUI.
Fonte: Governo PR