NOVA AURORA

PARANÁ

Missão da Invest Paraná leva empresários para maior feira de alimentos do Canadá

Publicado em

O Paraná participa de 4 a 13 de maio no Canadá de mais uma missão para abrir mercado internacional para as empresas do Estado. Organizada pela Invest Paraná, a agência de negócios do Governo, vinculada à Secretaria estadual da Indústria, Comércio e Serviços (Seic), com apoio da Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC), a comitiva será formada de empresas do setor alimentício.

Os empresários paranaenses vão participar em Toronto da Sial Food Canada, maior feira de alimentos e bebidas da América do Norte, que terá mais de mil expositores de 50 países. A expectativa é que passem pela feira 20 mil compradores. Os representantes das empresas paranaenses também terão rodadas de negócios já agendadas com potenciais compradores canadenses.

Será a segunda missão organizada pela Invest Paraná nesse ano. Em março, a comitiva paranaense voltou do Japão e Coreia do Sul com o anúncio de investimento de R$ 1 bilhão da multinacional Sumitomo Rubber na fábrica de pneus da Dunlop em Fazenda Rio Grande, na Região de Curitiba, além da assinatura de um memorando de entendimento para instalação de uma planta da empresa sul-coreana de suplementos alimentares Phycoil Bitechnology no município de Ivaiporã, no Norte do Estado. A missão ao leste asiático também abriu a negociação para venda de carne suína e bovina aos dois países.

“Nossas missões comerciais têm sido muito efetivas na conquista de novos mercados para as empresas do Paraná. Por isso vamos para essa nova missão com o objetivo de colocar os produtos paranaenses na prateleira dos canadenses a partir de todo o trabalho de prospecção de negócios feito previamente pela equipe da Invest Paraná”, afirma o secretário da Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros.

A missão vai apresentar ao mercado canadense produtos de 11 empresas paranaenses. Três delas vão para negociações diretas: a fabricante de suco pronto para consumo Prat’s, de Paranavaí, que vai negociar com o varejo local; a cooperativa Coacipar, também de Paranavaí, que vai negociar a venda de suco concentrado e suco pasteurizado para indústrias de bebidas e envasadores; além da fabricante de maquinário para envase de alimentos Profills, de Curitiba.

Essas três empresas já vão chegar ao Canadá com no mínimo quatro reuniões com potenciais compradores agendadas pela Invest Paraná e pela CBCC. Além disso, viajando em comitiva, o custo dos estandes ficou pela metade do preço graças às negociações feitas pela agência paranaense e pela câmara.

Leia Também:  Obras em Pinhão: PR-170 terá detonação de rochas na tarde desta terça-feira

“A vantagem do nosso trabalho conjunto com a CCBC na missão é a objetividade. Os empresários já vão viajar com pelo menos quatro agendas pré-definidas com potenciais compradores”, enfatiza o diretor de Desenvolvimento Econômico da Invest Paraná, Rogério José Chaves.

A participação na Sial Food Canada também é interessante para as empresas paranaenses não só pela conquista do mercado canadense, mas também como porta de entrada no mercado americano. “O renome da Sial Food facilita a prospecção de negócios por ser uma vitrine também para o mercado dos Estados Unidos pela proximidade”, diz Chaves.

O diretor de Relações Institucionais da Câmara de Comércio Brasil-Canadá, Paulo de Castro Reis, afirma que as negociações iniciadas na missão terão ainda mais força de continuidade com a abertura de um escritório da instituição em Curitiba e de uma representação comercial da Invest Paraná no Canadá. “Os produtos paranaenses geram grande interesse e têm potencial no mercado canadense. Principalmente os que apresentam diferenciais de qualidade, origem e certificação, que proporcionam mais confiança aos parceiros canadenses”, avalia.

VRS – A comitiva paranaense também vai levar para a feira produtos de seis marcas do programa Vocações Regionais Sustentáveis (VRS) da Invest Paraná, que incentiva a profissionalização de pequenos empreendedores de produtos típicos do Estado a partir da criação de marcas locais para conquistar mercado. Para apresentar o VRS ao público canadense, um chef de cozinha contratado pelo estande do Ministério da Agricultura do Brasil vai utilizar produtos feitos de erva-mate, pinhão e banana na elaboração de pratos que serão servidos na feira.

Chaves afirma que o mercado canadense tem potencial de inserção dos produtos do VRS porque, ao contrário dos Estados Unidos, trabalha com escalas menores de compras. “Isso é interessante para os produtores do VRS. Por serem pequenos empreendedores, eles não conseguem ter a mesma escala dos grandes players. Além disso, o mercado canadense tem muita preocupação com a sustentabilidade, que é uma das bandeiras do Vocações Regionais Sustentáveis”, explica.

A Invest Paraná vai levar ao Canadá os seguintes produtos do VRS: chá mate da marca Maisha, de Bituruna; molhos e temperos de pimenta e erva-mate, além de farofa de banana da Tribal Pepper, de Guarapuava; sachês de chá solúvel de erva-mate da Triunfo Brasil, de São João do Triunfo; a tradicional bala de banana de Antonina produzida pela indústria Soter; mate solúvel, tostado, a granel e em sachê da indústria Erva Mate Paraná, de Curitiba; geleias de frutos sazonais da Mata Atlântica da Conservas Rosana, de Morretes; palmito da Dom Henrique Conservas, também de Morretes; além das farinhas de pinhão e erva-mate para produção de bolos e pães desenvolvidas pela Embrapa Florestas de Colombo.

Leia Também:  Comec vai contratar empresa para auditoria no sistema de bilhetagem do transporte

INTERNACIONALIZAÇÃO DAS MARCAS – A fabricante de sucos Prat’s, de Paranavaí, vai para a missão ao Canadá em busca de internacionalização da marca na América do Norte, além de novas parcerias com indústrias de bebidas canadenses. “A missão vai aumentar nosso network com novos clientes e também traz oportunidade de conhecer as necessidades de potenciais clientes com uma agenda já pré-estabelecida”, avalia o diretor da empresa, Paulo Pratinha.

Participar da comitiva, diz o diretor da Prat’s, traz foco e agilidade nas negociações a partir de reuniões já pré-agendadas. Além disso, o executivo da fábrica de sucos destaca as facilidades logísticas. “Recebemos informações para aquisição de estande, além da busca por clientes potenciais e agendamento de reuniões. Também tivemos suporte no envio de material para exposição e degustação. Tudo feito de maneira ágil e precisa”, destaca o diretor da Prat’s.

A Profills, fabricante de máquinas para envase de alimentos, também vai ao Canadá com a meta de angariar novos clientes. Na feira, a empresa de Curitiba vai apresentar ao mercado canadense e americano a nova máquina desenvolvida pela empresa que envasa alimentos e bebidas com embalagens acartonadas, reduzindo em 95% o uso de plástico.

“Participar da missão da Invest Paraná reduz o custo e o tempo de aquisição dos clientes internacionais. Se fizéssemos esse trabalho sozinhos, levaríamos de um a dois anos prospectando. Com reuniões já agendadas na missão, conseguimos essa resposta de imediato, reduzindo custo e tempo, e revertendo em faturamento”, afirma o diretor Comercial e Internacional da Profills, Paulo de Miranda.

Já a Coacipar afirma que sem a assessoria da Invest Paraná não conseguiria participar da feira e nem montar uma agenda de contatos com potenciais compradores canadenses. A cooperativa vai negociar a venda de suco concentrado e de suco pasteurizado com indústrias de bebidas e envasadores canadaenses.

“A Invest Paraná nos direcionou os potenciais clientes do Canadá. Nossa cooperativa hoje é muito dependente do mercado europeu. Portanto, a participação nessa missão ao Canadá vai pulverizar nossos clientes para um novo continente”, diz o presidente da Coacipar, Ederson Colussi.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

Published

on

By

A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

Leia Também:  Circuito Corridas de Rua da Sanepar expande apoio para mais três eventos esportivos

Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

Leia Também:  De jogos a cinema: universidades estaduais levam atividades ao Litoral

Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA