NOVA AURORA

PARANÁ

Alunos de Laranjeiras do Sul recebem palestras da Polícia Penal sobre prevenção à violência

Publicado em

A Polícia Penal do Paraná, com apoio do Núcleo Regional de Educação de Laranjeiras do Sul, no Centro-Sul do Paraná, promove o Projeto Escolha a Vida nas escolas estaduais do município. A iniciativa busca conscientizar os estudantes sobre a importância de evitar ações de intolerância, criminalidade e violência.

A parceria entre a Secretaria estadual da Educação e a Secretaria da Segurança intensifica as ações preventivas em prol dos jovens. O trabalho, que começou em abril, consiste em apresentar, por meio de conteúdos e dinâmicas educacionais, os efeitos negativos decorrentes de infrações, além de mostrar como funciona o sistema prisional brasileiro e o trabalho dos policiais penais e de cães que atuam em apoio às operações policiais penitenciárias.

O Colégio Estadual Professor Gildo Aluísio Schuck foi o primeiro a receber o projeto, com a participação de 572 alunos. A Polícia Penal deverá atender outras sete escolas da rede estadual de Laranjeiras do Sul. O Núcleo de Educação solicitou o atendimento, também, a escolas dos municípios de Rio Bonito e Porto Barreiro, na mesma região.

Leia Também:  Polícia Militar e Polícia Federal apreendem mais de 30 mil pacotes de cigarros contrabandeados

Entre os assuntos debatidos estão direitos e deveres de crianças e adolescentes baseados no Estatuto da Criança e do Adolescente, organização e funções da Polícia Penal, realidade das cadeias públicas e penitenciárias, uso adequado das redes sociais e ações para evitar a violência.

“A Polícia Penal do Paraná destaca esse trabalho realizado por seus servidores, grupos operacionais e instrutores, que desenvolvem e atuam em pautas sociais importantes e atuais”, afirmou o diretor-adjunto da instituição, Mauricio Ferracini.

A diretora do Núcleo de Educação de Laranjeiras do Sul, Adriane Schio de Almeida, destacou que a iniciativa leva informação aos estudantes e estimula a reflexão. “Ressalto o reconhecimento aos profissionais disponibilizados para essa missão, que além de transmitir informações relevantes para uma vida de sucesso aos nossos alunos, também serve de amparo e valorização dos nossos profissionais da educação”, disse.

CURITIBA – Dentro deste mesmo projeto, o Colégio Estadual Leôncio Correia, de Curitiba, recebeu, no dia 24 de abril, policiais do Setor de Operações Especiais do Deppen Paraná. Eles ministraram palestras sobre prevenção ao uso de drogas para 80 alunos. A ação buscou mostrar aos jovens que drogas são porta de entrada para a violência e outros crimes.

Leia Também:  Polícia Militar apreende mais de meia tonelada de drogas em carro com alerta de furto, em Umuarama

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Sanepar capacita profissionais que farão a limpeza do Litoral

Published

on

By

Os profissionais que farão os serviços de limpeza das praias, durante o verão no litoral paranaense, vão receber da Sanepar treinamento técnico e de orientação nos dias 26 e 27 de dezembro. Serão 120 pessoas que estarão diariamente na orla trabalhando na coleta, separação e destinação dos resíduos das praias. A capacitação será feita na Associação dos Funcionários da Sanepar do Litoral (AESLI).

Técnicos da Sanepar prepararam conteúdo com informações básicas sobre o saneamento, sobre as estruturas dos sistemas de abastecimento de água e de coleta e tratamento do esgoto do Litoral, além de temas relacionados à conduta e ética profissional, pautados no Código de Conduta da Sanepar. Os supervisores das equipes desse trabalho também passam pelo treinamento e ainda recebem preparação para uso dos aplicativos de supervisão remota, como por exemplo o Google Forms, o Timestamp e o WhatsApp. Esses aplicativos auxiliam na elaboração dos relatórios e da autofiscalização da Sanepar.

Leia Também:  ALUNOS DOS 4º ANOS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL l, DE NOVA AURORA PARTICIPAM DA PREMIAÇÃO REALIZADA PELA COPACOL “PROGRAMA COOPERJOVEM”

Após receberem as informações teóricas, os agentes de limpeza farão visita técnica na Associação de Coletores de Resíduos Sólidos de Pontal do Paraná, localizado no Balneário Ipanema.

A limpeza nas praias, durante a temporada, será feita todos os dias das 8h30 às 12h e das 14h às 17h20. São 9 equipes: duas em Guaratuba, quatro em Matinhos e três em Pontal do Paraná. No ano passado foram recolhidas 344 toneladas de lixo durante a temporada.

Por decisão da diretoria da Sanepar e com o de acordo da Empresa Rodoservice, e ainda em razão das condições atuais das praias, os serviços que seriam feitos a partir do próximo dia 28 de dezembro foram antecipados para esta terça-feira (24). Duas equipes, totalizando 22 pessoas mais dois quadriciclos, farão a partir de amanhã a coleta nas areias da orla, com trabalho mais intensivo no município de Matinhos.

SANEADORAS – A Sanepar também está disponibilizando para essa temporada do Verão Maior Paraná as equipes saneadoras. Elas terão a incumbência de fazer a limpeza noturna nas praias, após os shows programados pelo projeto do Governo do Estado Verão Maior Paraná para a temporada de verão 2024/2025. As saneadoras são os equipamentos utilizados para remover os resíduos pequenos, de tamanhos diminutos. Eles revolvem e peneiram a areia da praia, em profundidade média de 20 centímetros.

Leia Também:  Unicentro sedia encontro internacional sobre educação ambiental e mudanças climáticas

Serviço:

Capacitação para agentes de limpeza

Data: 26 e 27/12/2024

Horários: 26/12 – 13h30 às 17h30

27/12 – 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h30

Local: Associação dos Funcionários da Sanepar do Litoral (AESLI) – Avenida Paraná,105 – Matinhos/PR.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA