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Para estudantes da rede estadual, plataforma Leia Paraná soma 3 milhões de horas de leitura

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Cada vez mais desafiadora, a tarefa de engajar o público infantojuvenil no hábito da leitura tem se mostrado missão desafiadora para profissionais da educação. Adaptados para a Internet, os jogos e os conteúdos de áudio, vídeo e texto cada vez mais curtos e de rápida assimilação têm ganhado a atenção dos jovens. Diante dessa realidade, a Secretaria de Estado da Educação lançou em fevereiro a plataforma Leia Paraná. Em dois meses, a ferramenta já totaliza 3 milhões de horas de leitura pelos estudantes.

Em formato simples e de fácil acesso, a plataforma conta com 60 títulos voltados a temas atuais, de interesse social e conteúdo inclusivo. Na seleção das obras foram considerados critérios como adequação à faixa etária dos estudantes (ensino médio e fundamental a partir do 6° ano), função social da leitura, multidisciplinaridade, diversidade de temáticas, atratividade (best-sellers e livros buscados por crianças e adolescentes), consonância com as propostas apresentadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e pelo Referencial Curricular do Novo Ensino Médio, entre outros.

Viabilizando o empréstimo de até três livros simultaneamente, a plataforma conta com exercícios elaborados a partir de uma matriz de referência, com objetivo de avaliar a capacidade de compreensão e análise crítica dos estudantes.

Para se ter ideia, no período de 27 de fevereiro a 22 de abril, com quase 2 milhões de livros emprestados, Leia Paraná já é utilizado por 60% dos estudantes da rede estadual e a perspectiva é de que esse percentual aumente ainda mais nos próximos meses.

No Dia Nacional da Educação, celebrado nesta sexta-feira (28), a Seed-PR põe em foco os impactos positivos da leitura a partir da nova plataforma e as atividades pedagógicas desenvolvidas em sala nestes primeiros meses após o seu lançamento.

TEMAS RELEVANTES – Jeremias se destaca entre os melhores alunos de sua sala. Amado pelos amigos e pela família, o jovem se depara pela primeira vez com o preconceito em sala de aula. No desenrolar da trama, situações expõem a presença do racismo estrutural nas falas e atitudes de algumas crianças, além de abordar o enraizamento da problemática na sociedade.

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Esse é o enredo de “Jeremias: Pele”, livro vencedor na categoria Melhor HQ do Prêmio Jabuti 2019. A obra, que faz parte do acervo do Leia Paraná, foi uma das escolhidas pela professora Andreza dos Santos Moreira na aplicação de um projeto de leitura para os alunos do ensino fundamental II da Escola Estadual Dona Carola, em Curitiba.

A atividade se demonstrou uma verdadeira estratégia de engajamento, a partir de tarefas propostas no decorrer da leitura do livro. Durante o trabalho, os alunos desenvolveram habilidades e competências importantes para a aprendizagem de modo lúdico e autônomo. “O projeto contribuiu para debates importantes acerca do racismo e se mostrou uma forma de metodologia ativa de ensino para engajar os alunos”, afirma Andreza.

Para o desenvolvimento da atividade, a escolha da temática a ser trabalhada (o racismo) foi essencial. “A ideia era fazer com que a leitura não se resumisse a ato de ler, apenas. Mas também que, a partir disso, habilidades e competências argumentativas, interpretativas e reflexivas também fossem desenvolvidas em sala”, revela a professora.

Para a fixação do conteúdo, uma atividade prática de livre escolha também foi proposta aos estudantes. “Adicionar elementos ou trabalhos práticos no projeto de leitura, como jogos, concursos ou premiações, são boas opções para engajar ainda mais os estudantes, além de possibilitar o desenvolvimento de habilidades cooperativas e promover a interação entre os colegas”, destaca.

RECONHECIMENTO – Para Ágata Cavalli, aluna do 9° ano que participou da atividade, a escolha para o projeto final foi a elaboração de um jogo de tabuleiro. Recontada a partir de perguntas e respostas, a história de Jeremias evolui a partir da apreensão do conteúdo do livro por parte dos alunos.

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“Nós caprichamos na montagem do jogo. Fizemos uma maquete representando todo o contexto do personagem desde o começo da história, na cidade, até o espaço sideral, que era onde ele sonhava chegar como astronauta”, conta a estudante.

O trabalho foi destaque entre as turmas, recebendo, inclusive, o reconhecimento de um dos autores do livro, o escritor Rafael Calça. “A diretoria da escola postou algumas fotos do trabalho no Instagram, para que servisse como ideia para outros alunos. Foi um susto quando vi, nos comentários da postagem, o próprio autor do livro reconhecendo nosso trabalho e afirmando estar feliz com a repercussão da obra”, revela.

Para Ágata, ainda mais relevante que o reconhecimento foi a reflexão fomentada a partir da leitura e das discussões em sala acerca do tema. “Reforçar a importância do combate a essa violência e identificar atitudes preconceituosas tanto no ambiente escolar quanto na Internet são o caminho para uma nova cultura social. Falar sobre isso é obrigatório caso desejemos uma sociedade mais justa e igualitária para as próximas gerações”.

Para o diretor da escola, Wagner de Oliveira, a tecnologia deve ser incorporada à educação e não encarada como “rival” no processo educacional.

“A falta da leitura impacta a vida de um estudante de diferentes formas, entre elas a própria preparação para o futuro. É nosso papel difundir a leitura – seja física ou digital – em profundidade, para estimular o senso crítico. O hábito de ler cria relação com a vida e, quando atrelado aos meios digitais, se torna essencial, uma vez que os estudantes estão inseridos de forma cada vez mais significativa nos ambientes virtuais de interação”, finaliza.

Fonte: Governo PR

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Em 2024, Governo do Paraná investiu mais de R$ 250 milhões em segurança alimentar

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Segurança alimentar é uma prioridade no Paraná e a Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab) tem investido em iniciativas sólidas para garantir o acesso à alimentação de qualidade, promover a geração de renda e fortalecer a agricultura familiar. Ela acontece por meio dos programas Compra Direta, Restaurantes Populares, Hortas Urbanas, entre outros.

Em 2024, o Estado reforçou seu compromisso em combater a insegurança alimentar com ações estratégicas e integradas que beneficiaram mais de 500 mil famílias em situação de vulnerabilidade com um investimento de mais de R$ 250 milhões do Estado, promovendo também a sustentabilidade alimentar.

Para isso o Estado se guia pelo Plano de Segurança Alimentar e Nutricional 2024-2027, recém-publicado, que é o resultado de um esforço conjunto da Câmara Governamental Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan-PR) e do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea-PR).

A publicação do plano reafirma o compromisso e a busca do Governo do Estado com a promoção do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA) e com a construção de um sistema agroalimentar mais sustentável, que valorize os circuitos curtos de comercialização e respeite os hábitos alimentares da população paranaense. Esse novo plano abrange 9 eixos, com seus respectivos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), além de 83 metas e 170 ações relacionadas.

COMPRA DIRETA – O programa que visa adquirir gêneros alimentícios de cooperativas ou associações da agricultura familiar, para entregar diretamente à rede socioassistencial do Estado, beneficiou cerca de mil entidades filantrópicas do Paraná, atendendo 358,6 mil pessoas com o recebimento de alimentos diversificados. Essa ação promoveu também a geração de renda para aproximadamente 20,4 mil agricultores familiares de 179 associações e cooperativas do Estado, totalizando um investimento de R$ 60 milhões.

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Os contratos assinados em 2024 finalizam em fevereiro de 2025 e uma nova chamada pública, que prevê a contratação de R$ 70 milhões em gêneros da agricultura familiar, está em fase final de planejamento.

LEITE DAS CRIANÇAS (PLC) – O programa que busca combater a desnutrição infantil, fornecendo diariamente 1 litro de leite enriquecido com vitaminas A, D e ferro quelato para crianças de 6 a 36 meses pertencentes a famílias em situação de vulnerabilidade social, em 2024 distribuiu aproximadamente 36,5 milhões de litros de leite de 4,5 mil produtores nos 1.291 pontos de distribuição espalhados pelo Estado, atendendo cerca de 100 mil crianças e totalizando um investimento de R$ 166 milhões.

O PLC é um programa intersecretarial, que conta com a participação da Seab, secretarias de Estado da Educação, da Justiça e Cidadania (Seju), e da Saúde (Sesa), além do monitoramento e fiscalização do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Paraná (Consea-PR).

PROGRAMA AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS (PAA) – O programa federal compra alimentos produzidos pela agricultura familiar e destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial, pelos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e pela rede pública e filantrópica de ensino. Entre a execução mista (com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome) e a direta (com a Seab), estão sendo beneficiados 1.666 agricultores de 162 municípios, com recursos na ordem de R$ 17,9 milhões. O grande destaque do ano foi a estreia do PAA Indígena, que beneficiou comunidades de 24 municípios com as maiores concentrações populacionais, totalizando R$ 1,5 milhão de investimento.

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RESTAURANTES POPULARES – Em 2024 o programa de restaurantes que oferecem refeições saudáveis e acessíveis para a população vulnerável formalizou 4 convênios para a construção e implantação de restaurantes populares nos municípios de Pato Branco, Cianorte, Campo Mourão e Quedas do Iguaçu. Os convênios totalizaram um investimento de R$ 21,5 milhões (Seab + municípios) e beneficiaram diretamente cerca de 5.500 pessoas.

HORTAS URBANAS, CENTRAIS PÚBLICAS E FEIRAS, COZINHAS E PANIFICADORAS – Em 2024 foram formalizados 22 convênios que beneficiaram diretamente a população de 11 regionais. Os convênios totalizaram um investimento de 3,6 milhões (Seab + municípios) e devem beneficiar diretamente 38.838 pessoas.

SISTEMA NACIONAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL – Atualmente o Paraná é o Estado com maior número de adesões em números absolutos ao Sisan, com 319 municípios, que correspondem a 24,5% do total de 1.301 adesões nacionais. A iniciativa possibilita que os municípios tenham acesso facilitado a recursos e políticas públicas nacionais, além de demonstrar o compromisso crescente com o combate à fome.

Fonte: Governo PR

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