NOVA AURORA

PARANÁ

BRDE e Fomento Paraná discutem cidades inclusivas, mobilidade e crédito sustentável

Publicado em

Cidades inclusivas, resilientes e sustentáveis. Esse foi o tema principal do 8º Fórum do Desenvolvimento, seminário promovido pela Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) que contou com a participação de técnicos do Banco Regional do Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e Fomento Paraná. Curitiba foi a cidade escolhida para sediar o primeiro dos quatro seminários que precedem um dos maiores eventos do País sobre financiamento ao desenvolvimento sustentável.

Realizado no Espaço Cultural BRDE – Palacete dos Leões, o evento discutiu pautas como mobilidade urbana, estratégia de financiamentos de projetos de adaptação climática nas cidades, soluções integradas de infraestrutura e melhoria na gestão pública.

O superintendente do BRDE no Paraná, Paulo Starke Junior, ressaltou o papel do banco como agente de desenvolvimento social e econômico do Sul do País por meio do crédito. “A discussão desses temas trouxe como eixo principal o clamor social por cidades cada vez mais sustentáveis e preparadas para uma transformação. Nesse sentido, BRDE e Fomento Paraná trouxeram cases relevantes para o evento, com parceiros que apontam para uma nova direção nos investimentos”, afirmou.

Ao colocar o crédito sustentável como diretriz do sistema de fomento para as cidades, o presidente da Fomento Paraná, Heraldo Neves ressaltou a importância do sistema liderado pela ABDE. “Ele deve estar sintonizado com um mundo que tem expectativa pela descarbonização e ofertas de linhas de crédito cada vez mais inclusivas”, analisou. “Diante desse debate, acredito que as instituições financeiras saem fortalecidas com estimativa de melhorar seus níveis de financiamentos, principalmente dentro do Estado”.

Leia Também:  Pela primeira vez, prêmio de R$ 1 milhão do Nota Paraná vai para Marechal Cândido Rondon

A presidente da ABDE, Jeanette Lontra, que também está à frente do Badesul Desenvolvimento, agência de fomento do Rio Grande do Sul, disse que a escolha de Curitiba, cidade tida como referência na mobilidade e planejamento urbanos, foi ideal para discutir esses temas. “Queremos buscar alternativas com representantes de instituições, governos e os agentes financeiros para melhor qualidade das cidades”, disse.

TEMAS DISCUTIDOS – A primeira mesa discutiu mobilidade urbana, com foco em alternativas, a exemplo da eletromobilidade. O debate destacou o papel do Sistema Nacional de Fomento (SNF) na promoção da mobilidade urbana sustentável no País e os desafios e oportunidades para o financiamento desses projetos. Participaram representantes da Fomento Paraná, BRDE, da ONG internacional Governos Locais para a Sustentabilidade (ICLEI) e da CWBUS Inovação.

O segundo debate abordou estratégias para viabilizar o financiamento de projetos de adaptação climática em cidades brasileiras. Foram apresentados esforços de adaptação climática para as cidades brasileiras, com contribuições dos atores para discutir os passos tomados, bem como desafios e oportunidades para avanço nessa agenda. Estiveram na mesa a Prefeitura de Curitiba, a Fundação Grupo Boticário, a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e o BRDE.

Soluções integradas de infraestrutura e melhoria da gestão pública foi o tema do último debate. Foram exploradas as oportunidades e desafios do Sistema Nacional de Fomento na perspectiva de gestão urbana sustentável. Integraram a discussão representantes da Secretaria das Cidades do Paraná, Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC), Fomento Paraná e Caixa Econômica Federal.

Leia Também:  Piana é homenageado na celebração dos 150 anos da imigração italiana no Brasil

PRÓXIMOS EVENTOS – Em maio, outro debate será realizado, de forma virtual, para discutir o financiamento para o avanço de uma economia de baixo carbono. No mês seguinte, autoridades discutirão, presencialmente, em Belém (PA), o ecossistema Amazônia, com foco em bioeconomia, inovação e agronegócio sustentável. Em julho, um webinar debaterá trabalho e produtividade no futuro digital e sustentável.

A jornada de quatro eventos preparatórios será seguida da realização da 8ª edição do Fórum do Desenvolvimento, nos dias 30 e 31 de agosto, em Brasília, em formato híbrido, com transmissão em tempo real pela internet.

APOIO – O evento teve apoio institucional da Organização das Nações Unidas (ONU) e foi patrocinado por: Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), Sistema de Cooperativas Financeiras do Brasil (Sicoob) e Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), além de contar com o apoio especial do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e apoio regional do BRDE e da Fomento Paraná.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Ceasa Curitiba recebe evento de drift no estacionamento neste final de semana

Published

on

By

Manobras radicais e muita adrenalina. Esse será o cenário da Ceasa Curitiba neste final de semana com a promoção do evento da DKBR (Drift King Brasil), uma comunidade de apaixonados pelo drift. O estacionamento da unidade vai receber 35 pilotos, entre profissionais e amadores, que mostrarão suas habilidades em uma pista projetada especialmente para a prática do drift. Os ingressos já estão praticamente esgotados.

Para estacionar no local, os visitantes devem doar um quilo de alimento não perecível, que será destinado ao programa social Banco de Alimentos – Comida Boa, da Ceasa Paraná. Além da competição e de uma exposição de carros, haverá também um espaço gastronômico, com a presença de vários food trucks.

“Fizemos questão de possibilitar o espaço do Ceasa para que possam praticar esse esporte”, afirmou Paulo Ricardo da Nova, diretor da Ceasa Paraná. Recentemente o Governo do Estado também colaborou com o Red Bull Showrun, que reuniu mais de 100 mil pessoas em Curitiba.

Segundo Ricardo Pontes, um dos organizadores do evento, as expectativas são as melhores possíveis. Ele também destaca a importância de proporcionar entretenimento ao público e oportunidade aos pilotos praticarem o esporte. “O evento também é uma forma de fomentar o esporte e reposicionar a capital paranaense na vanguarda do Drift no Brasil”, afirma.

Leia Também:  Polícia Penal apresenta na Expoingá projetos de ressocialização de custodiados

“A DKBR e a SPL DRIFT Team estão trabalhando para reposicionar Curitiba como referência no Drift, assim como era há 15 anos, com eventos pela Capital. Queremos desenvolver cada dia mais a comunidade de Drift na nossa região”, afirmou Danilo Freitas, piloto profissional e empresário do setor.

SEGURANÇA – Garantir a segurança do público e dos pilotos é a maior preocupação da Ceasa Paraná e também dos organizadores. Por isso, tudo foi muito bem planejado. A pista será toda protegida com equipamentos adequados e haverá três ambulâncias à disposição.

“Quando fomos procurados pelos organizadores, pensamos em todos os prós e contras do evento e uma questão muito importante foi a da segurança. É imprescindível ofertar um momento de lazer em que toda a família possa participar, do idoso até a criança, independentemente da idade. E também garantir aos pilotos uma prática segura desse esporte que vem conquistando cada vez mais público”, disse Eder Bublitz, diretor-presidente da Ceasa Paraná.

Leia Também:  Governo sanciona fundo voltado para investimentos em infraestrutura

DRIFT – Dentro do automobilismo, existem diversas categorias com diferentes tipos de carros, pistas, pilotos, estilos e corridas. Uma delas é o drift, que vem ganhando espaço entre os brasileiros.

O drift é um estilo de competição em que a intenção é derrapar com a traseira do veículo para um lado e as rodas dianteiras no sentido contrário da curva. Geralmente, a modalidade é disputada entre dois competidores. O desafio do piloto é “controlar o descontrole” do carro. Se o piloto deixar o carro alinhado, que seria andar em linha reta, o piloto perde pontos.

Serviço:

DKBR etapa Ceasa

Local: Ceasa Curitiba – BR-116, km 111, nº 22.881 – Tatuquara – Curitiba

Horário: Sábado (05/04) das 18h30 às 22h00 e Domingo (06/04) das 12h00 às 18h00

Estacionamento: Com doação de 1 quilo de alimento não perecível

Alimentação: Disponível no local

Mais informações sobre ingressos para o DKBR podem ser obtidas no endereço eletrônico https://uticket.com.br/event/01KSIOHM7YSV5F.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA