NOVA AURORA

PARANÁ

Investimentos no Litoral superam fase das chuvas e 2023 é marcado por novos anúncios para região

Publicado em

O Litoral do Paraná, uma das regiões mais turísticas do Estado, está superando as consequências do clima adverso do começo do ano com apoio de investimentos do Governo. Neste primeiro quadrimestre de gestão, também segue recebendo melhorias em suas rodovias estaduais por meio da Secretaria de Infraestrutura e Logística. Uma das novidades, inclusive, é a licença da Ponte de Guaratuba, passo definitivo para o começo do projeto da obra.

Confira as ações em andamento na região:

Obras emergenciais na BR-277 e na Estrada da Graciosa

O DER/PR assumiu as obras de recuperação da encosta da BR-277 no km 39 e km 41, mesmo sendo uma rodovia federal, visando garantir o retorno da trafegabilidade ao trecho com a maior brevidade possível, em um momento que o governo federal não possuía os recursos necessários para as obras.

Os serviços de correção e contenção no km 39 já foram concluídos em março, e em abril estão sendo finalizados os serviços no km 41, onde um escorregamento de terra chegou a quase 100 metros de extensão. Além de limpeza e retirada de lascas de rochas dos taludes, foram executados serviços de contenção com instalação de grampos metálicos e tela metálica de alta resistência.

Na Estrada da Graciosa (PR-410), atingida por múltiplos escorregamentos de terra, o DER/PR conta com serviços em quatro quilômetros diferentes da via, realizando melhorias em taludes de aterro danificados e reforçando a contenção de taludes de corte. A rodovia permaneceu liberada ao tráfego na maior parte do tempo, com operação pare-e-siga nos trechos com obras.

Reformas de pontes

A região do Litoral está contemplada com dois contratos na iniciativa de reforma de 195 Obras de Arte Especiais (OAE) em rodovias estaduais de todo o Paraná. Serão melhorias nas estruturas de concreto, reparos nos sistemas de drenagem, reforço na pavimentação e sinalização, além de serviços específicos em algumas das OAEs. Com investimento de R$ 4.920.766,96, serão beneficiadas 28 pontes, pontilhões, um viaduto e uma passarela, atendendo todos os municípios da região.

As empresas contratadas já estão instalando canteiro de obras e mobilizando pessoal, maquinário e insumos, devendo iniciar as atividades em breve.

Operação de tráfego rodoviário

Leia Também:  Festival de Inverno volta a reunir milhares de pessoas em competições no Litoral

As rodovias federais e estaduais do antigo Anel de Integração no Litoral são atendidas pelo DER/PR com serviços gratuitos de operação de tráfego rodoviário, que incluem guinchos mecânicos leves e pesados, veículo de inspeção de tráfego, veículo de apoio ao Corpo de Bombeiros e veículo boiadeiro para lidar com animais soltos na pista. Apesar da curta extensão, de apenas 175,1 km, devido ao intenso tráfego de veículos o Litoral já registrou 4.216 ocorrências nestes primeiros meses do ano, a maioria deles na BR-277, e principalmente devido a panes mecânicas.

Os serviços podem ser acionados pelo telefone 0800-400-0404, disponíveis 24h por dia, 7 dias por semana, inclusive em feriados. Atualizações das condições de tráfego destas rodovias estão disponíveis pelo Twitter.

Conservação de rodovias estaduais do Anel de Integração

Após o término dos pedágios em 2021, o DER/PR lançou o programa Integra Paraná, que vem garantindo a qualidade das rodovias estaduais do antigo Anel de Integração com serviços de conservação do pavimento e da faixa de domínio dessas vias. No Litoral e RMC já foram investidos mais de R$ 1,4 milhões em 2023, contemplando trechos da PR-407, PR-408, PR-411 e PR-508, todas rodovias de acesso à BR-277, beneficiando os municípios de Pontal do Paraná, Matinhos, Morretes e Antonina.

Melhorias no ferry boat e fiscalização com balanças

Veranistas puderam aproveitar uma travessia na Baía de Guaratuba com ferry boats e atracadouros completamente revitalizados em 2023, garantindo uma travessia tranquila, com toda a segurança e pequenas filas em horários de pico apenas. Somente nas ocasiões em que a BR-376 ficou bloqueada o movimento na travessia foi atípico, uma vez que o tráfego de uma das principais vias federais de ligação entre Paraná e Santa Catarina era desviado para o ferry boat.

No acesso da travessia também foi colocada em funcionamento uma das primeiras novas balanças rodoviárias do DER/PR, ajudando na fiscalização de veículos pesados, uma vez que as embarcações têm restrições quanto ao porte de caminhões e semelhantes. Outra balança também já está em operação no km 1 da PR-408 em Antonina.

Reforço de segurança viária nas rodovias estaduais

Leia Também:  Sicoob promove café da manhã de recepção para os novos associados

Em 2023, o Estado já investiu R$ 3.126.033,75 no reforço de sinalização e instalação de dispositivos de segurança em mais de 877 km de rodovias estaduais das regiões do Litoral, Sul e Região Metropolitana de Curitiba. Os serviços integram o Proseg Paraná, um dos maiores programas de segurança viária do Brasil, que executa reforço sinalização horizontal e vertical, além da instalação de dispositivos, como tachas refletivas e defensas metálicas.

Novos projetos

Depois do alargamento da Orla e a duplicação da Avenida JK de Matinhos, o governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou no começo do ano que o Litoral será contemplado com três novos grandes investimentos em infraestrutura.

A primeira obra de duplicação no Litoral será na PR-412, principal ligação entre Matinhos e Pontal do Sul, na maior orla paranaense. O projeto inicia na ponte sobre o Canal de Matinhos e segue até o entroncamento com a PR-407, na localidade de Praia de Leste (Pontal do Paraná), totalizando 14,5 quilômetros de extensão.

Outra importante obra no Litoral será a duplicação dos 12,8 quilômetros do trecho paranaense da rodovia entre Guaratuba e a cidade catarinense de Garuva. A obra contemplará melhorias no entroncamento com a PR-808, que dá acesso a Itapoá. Um viaduto será implantado no balneário de Coroados e a ponte sobre o Rio da Praia será reforçada ou reconstruída. O investimento será de mais de R$ 100 milhões.

Por fim, o outro anúncio envolve o Binário de Pontal do Paraná, um investimento de R$ 12 milhões. Ele terá adequação de vias municipais com implantação de novo pavimento, em padrão rodoviário, para atender o tráfego municipal, desafogando a PR-412.

Novidades na Ponte de Guaratuba

O Instituto Água e Terra (IAT) emitiu a licença ambiental prévia para a construção da Ponte de Guaratuba, no Litoral do Paraná. O documento permite ao Consórcio Nova Ponte, vencedor da licitação pública, iniciar os projetos básico e executivo de engenharia, bem como as atividades para obter a Licença de Instalação, necessária para a etapa seguinte, da execução da obra. As ações vão seguir o detalhamento apontado no Estudo de Impacto Ambiental (EIA), que norteou a avaliação técnica do empreendimento.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Em 2024, Governo do Paraná investiu mais de R$ 250 milhões em segurança alimentar

Published

on

By

Segurança alimentar é uma prioridade no Paraná e a Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab) tem investido em iniciativas sólidas para garantir o acesso à alimentação de qualidade, promover a geração de renda e fortalecer a agricultura familiar. Ela acontece por meio dos programas Compra Direta, Restaurantes Populares, Hortas Urbanas, entre outros.

Em 2024, o Estado reforçou seu compromisso em combater a insegurança alimentar com ações estratégicas e integradas que beneficiaram mais de 500 mil famílias em situação de vulnerabilidade com um investimento de mais de R$ 250 milhões do Estado, promovendo também a sustentabilidade alimentar.

Para isso o Estado se guia pelo Plano de Segurança Alimentar e Nutricional 2024-2027, recém-publicado, que é o resultado de um esforço conjunto da Câmara Governamental Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan-PR) e do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea-PR).

A publicação do plano reafirma o compromisso e a busca do Governo do Estado com a promoção do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA) e com a construção de um sistema agroalimentar mais sustentável, que valorize os circuitos curtos de comercialização e respeite os hábitos alimentares da população paranaense. Esse novo plano abrange 9 eixos, com seus respectivos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), além de 83 metas e 170 ações relacionadas.

COMPRA DIRETA – O programa que visa adquirir gêneros alimentícios de cooperativas ou associações da agricultura familiar, para entregar diretamente à rede socioassistencial do Estado, beneficiou cerca de mil entidades filantrópicas do Paraná, atendendo 358,6 mil pessoas com o recebimento de alimentos diversificados. Essa ação promoveu também a geração de renda para aproximadamente 20,4 mil agricultores familiares de 179 associações e cooperativas do Estado, totalizando um investimento de R$ 60 milhões.

Leia Também:  De olho no crescimento do Sul, BRDE inicia operações no mercado de capitais

Os contratos assinados em 2024 finalizam em fevereiro de 2025 e uma nova chamada pública, que prevê a contratação de R$ 70 milhões em gêneros da agricultura familiar, está em fase final de planejamento.

LEITE DAS CRIANÇAS (PLC) – O programa que busca combater a desnutrição infantil, fornecendo diariamente 1 litro de leite enriquecido com vitaminas A, D e ferro quelato para crianças de 6 a 36 meses pertencentes a famílias em situação de vulnerabilidade social, em 2024 distribuiu aproximadamente 36,5 milhões de litros de leite de 4,5 mil produtores nos 1.291 pontos de distribuição espalhados pelo Estado, atendendo cerca de 100 mil crianças e totalizando um investimento de R$ 166 milhões.

O PLC é um programa intersecretarial, que conta com a participação da Seab, secretarias de Estado da Educação, da Justiça e Cidadania (Seju), e da Saúde (Sesa), além do monitoramento e fiscalização do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Paraná (Consea-PR).

PROGRAMA AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS (PAA) – O programa federal compra alimentos produzidos pela agricultura familiar e destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial, pelos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e pela rede pública e filantrópica de ensino. Entre a execução mista (com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome) e a direta (com a Seab), estão sendo beneficiados 1.666 agricultores de 162 municípios, com recursos na ordem de R$ 17,9 milhões. O grande destaque do ano foi a estreia do PAA Indígena, que beneficiou comunidades de 24 municípios com as maiores concentrações populacionais, totalizando R$ 1,5 milhão de investimento.

Leia Também:  Portos do Paraná inicia plantio de mudas de árvores em áreas de preservação degradadas

RESTAURANTES POPULARES – Em 2024 o programa de restaurantes que oferecem refeições saudáveis e acessíveis para a população vulnerável formalizou 4 convênios para a construção e implantação de restaurantes populares nos municípios de Pato Branco, Cianorte, Campo Mourão e Quedas do Iguaçu. Os convênios totalizaram um investimento de R$ 21,5 milhões (Seab + municípios) e beneficiaram diretamente cerca de 5.500 pessoas.

HORTAS URBANAS, CENTRAIS PÚBLICAS E FEIRAS, COZINHAS E PANIFICADORAS – Em 2024 foram formalizados 22 convênios que beneficiaram diretamente a população de 11 regionais. Os convênios totalizaram um investimento de 3,6 milhões (Seab + municípios) e devem beneficiar diretamente 38.838 pessoas.

SISTEMA NACIONAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL – Atualmente o Paraná é o Estado com maior número de adesões em números absolutos ao Sisan, com 319 municípios, que correspondem a 24,5% do total de 1.301 adesões nacionais. A iniciativa possibilita que os municípios tenham acesso facilitado a recursos e políticas públicas nacionais, além de demonstrar o compromisso crescente com o combate à fome.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA