NOVA AURORA

PARANÁ

RU da UEL comemora 25 anos com quase 12 milhões de refeições servidas

Publicado em

O Restaurante Universitário (RU) da Universidade Estadual de Londrina (UEL) completa, neste domingo (30), 25 anos de atividade, contabilizando quase 12 milhões de refeições servidas ao longo de sua história. Para marcar a data, a equipe vai servir um cardápio especial nesta quinta-feira (27), adiantando as comemorações que incluem o lançamento de uma logo.

O cardápio comemorativo será bife à parmegiana, incluindo arroz (integral ou não), feijão e as opções de salada. A opção vegetariana do dia será hambúrguer de PTS à parmegiana. A sobremesa será o tradicional bolo de pote, que tem grande aceitação entre estudantes, professores e servidores da UEL nas datas especiais. 

“Entendemos que o restaurante é um equipamento social muito importante, que favorece a permanência dos estudantes e servidores, proporcionando uma refeição balanceada, com nutrientes, para a manutenção da segurança alimentar. É uma grande satisfação para todos os servidores, cada dia é uma luta e sabemos que a instituição preza por manter o restaurante funcionando de forma total”, diz o chefe da Divisão do RU, Márcio Rogério Moraes Machado.

Leia Também:  Eliana completa 50 anos e inspira fãs com declaração: “Dia de muita comemoração!”

Ele ressalta que, nesta quinta, o restaurante está preparado para servir 4,5 mil refeições entre o almoço e o jantar comemorativos. “É uma gratidão muito grande poder atender a nossa comunidade universitária”, afirma. A comemoração deve contar com a presença da Reitoria da Universidade.

A escolha de uma nova logo foi realizada pelos seguidores do perfil do RU da UEL no Instagram. A revelação será feita nesta sexta-feira (28).

25 ANOS – Conforme o Serviço de Bem-estar à Comunidade (Sebec), setor responsável pela gestão do restaurante, foram servidas 11.942.354 refeições entre 1998 e 2022, números que colocam o RU da UEL entre os maiores do País em capacidade de atendimento. Inaugurado no dia 30 de abril de 1998, o Restaurante Universitário passou por mudanças de endereço e reformas importantes, tendo sido reinaugurado em dezembro de 2015. Com a ampliação da estrutura física, o restaurante passou a contar com 750 lugares.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

PARANÁ

Em Japurá, Estado promove repovoamento do Rio Ivaí com 150 mil peixes nativos

Published

on

By

O Rio Ivaí, em Japurá, na região Noroeste, ganhou nesta sexta-feira (11) mais 150 mil peixes de espécies nativas do Paraná. A ação integra o projeto Rio Vivo, desenvolvido pela Superintendência Geral das Bacias Hidrográficas e Pesca (SDBHP), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest). Além disso, com apoio de crianças da rede pública de ensino, houve o plantio de mudas de espécies nativas do Estado para a proteção da mata ciliar.

O repovoamento foi feito com traíras e lambaris, todos em estágio juvenil de desenvolvimento, ou seja, com maior índice de sobrevivência se comparado às solturas de alevinos. Neste sábado (12), a partir das 8 horas, a atividade se dará em Doutor Camargo (Noroeste), também no Ivaí, com a soltura de mais 150 mil peixes.

“O Ivaí é um dos rios mais importantes do Paraná, sem barragens, um lugar perfeito para pesca esportiva. Um verdadeiro tesouro natural que ganhou ainda mais vida com a soltura dessa nova leva de peixes”, afirmou o secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca. “Esse evento que foi uma verdadeira aula ambiental de um Paraná cada vez mais sustentável”.

Leia Também:  Museu da UENP recebe exposição de grafite em comemoração ao aniversário de um ano

O programa Rio Vivo segue os critérios estabelecidos pela Resolução Sedest/IAT nº 10, para evitar a introdução de espécies exóticas nos rios e selecionar peixes com genética e tamanho ideais para o repovoamento.

A ação ambiental no Noroeste integra a segunda fase do projeto, iniciada em novembro de 2024, e prevê a soltura de 2,626 milhões de peixes nas bacias dos rios Tibagi, Piquiri, Iguaçu e Ivaí – no ciclo inicial, entre 2021 e 2022, foram soltos 2,615 milhões de peixes. O investimento nesta nova etapa é de R$ 557,8 mil.

A meta do Governo do Estado é repovoar as bacias locais com 10 milhões de animais, de espécies como traíra, pacu e pintado, até 2026.

PROJETO RIO VIVO – O Rio Vivo é uma ação da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável em parceria com o Instituto Água e Terra, executada pela SDBHP a partir de 2021. O projeto prevê a conservação das principais bacias hidrográficas do Paraná, otimizando os usos da água e trabalhando na recomposição da ictiofauna e preservação dos ecossistemas locais.

Leia Também:  Governo apoia municípios na implantação dos Conselhos Municipais das Cidades

Além dos esforços para com o meio ambiente, a proposta estimula ações de educação ambiental com a população lindeira e crianças em idade escolar, incrementando o caráter social do Rio Vivo.

Fonte: Governo PR

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

PARANÁ

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA