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Controladoria-Geral do Estado lança cartilha de integração para acolher novos servidores

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O servidor que ingressar na Controladoria-Geral do Estado (CGE) passa a contar com mais um apoio para se adaptar à rotina e ao ambiente de trabalho. A partir desta quarta-feira (26) está disponível no site da CGE, aba Institucional, a Cartilha de Integração, com boas práticas já em execução no dia a dia de quem trabalha no órgão central de controle interno do Governo do Estado.

Nesta semana, a CGE deverá ser encaminhar para outras esferas do governo a proposta para criação do quadro próprio da Controladoria-Geral do Estado, com admissão por concurso público. Em 2019, trabalhavam na CGE menos de 40 servidores comissionados. Hoje, são mais de 120, e boa parte efetiva dos quadros do Estado.

A publicação traz novidades como os padrões ESG, que na sigla em inglês significa responsabilidade social, sustentabilidade e governança, sugeridos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Também reúne procedimentos para atender a Lei Geral de Proteção de Dados e condutas esperadas dos servidores, além de mapas e dicas sobre a CGE e seu entorno.

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Segundo o controlador-geral do Estado, Raul Siqueira, as orientações contidas na cartilha contribuem para fortalecer a governança. “O servidor bem orientado sobre as boas práticas tanto em relação ao trabalho como em relação à conduta esperada colabora na manutenção de ambiente laboral sadio”, afirmou.

Na cartilha, estão expostos os 10 Mandamentos da CGE, diretrizes estabelecidas para atuação do órgão e de seus servidores. “São orientações úteis a todo e qualquer órgão ou entidade, mas optamos por ressaltá-las, a fim de reforçar o compromisso com a integridade”, explicou o controlador-geral.

Com o objetivo de diminuir a insegurança inicial, normal em novo ambiente trabalho, o servidor recém-chegado à CGE tem de forma rápida e fácil a estrutura do órgão e a informação sobre restaurantes e estacionamentos do entorno. A cartilha também informa as campanhas encabeçadas pela CGE e dicas de economia de luz, por exemplo.

A estratégia de acolhimento a novos servidores se fez necessária pela estrutura crescente da Controladoria-Geral e pela diversidade de conhecimentos prévios de cada indivíduo. “Toda pessoa admitida passa por curso a distância sobre as atividades da CGE. A cartilha vem complementar essas informações, com boas práticas nas relações com os colegas e com o ambiente de trabalho”, completou Siqueira.

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Fonte: Governo PR

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Equipes comerciais da Sanepar farão atendimento em bairros de Ponta Grossa neste sábado

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A Sanepar fará neste sábado (12) uma nova força-tarefa para atendimento aos clientes em Ponta Grossa. Com postos de atendimento descentralizados em praças públicas localizadas nos bairros de Oficinas, Uvaranas, Jardim Carvalho, Nova Rússia, Ronda e Contorno, a Companhia estará à disposição da população, das 9h às 16h, para esclarecer dúvidas, solicitar serviços, atualizar os dados de cadastro e solicitar a inscrição no Programa Água Solidária.

O gerente Comercial da Sanepar na Região Sudeste, Valdinei Chimborski Lopes, explica que as equipes estarão em locais estratégicos para atendimento dos moradores. “Esta ação é uma forma de aproximar a Sanepar da população, que muitas vezes não dispõe de tempo para ir até a Central de Relacionamento da Sanepar em dias e horários comerciais, dando a oportunidade de ampliar o nosso atendimento e facilitar a vida do nosso cliente, repetindo a ação muito bem-sucedida que realizamos em março”, enfatiza.

Desde o fim de março, clientes de Ponta Grossa estão sendo beneficiados pela tarifa zerada. Esse processo irá até o próximo dia 17 de abril. A suspensão da cobrança é válida para clientes de todas as categorias. Os cortes por inadimplência também continuarão suspensos até maio. Orientações sobre estas e outras situações poderão ser esclarecidas pelas equipes comerciais nos bairros.

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Para a realização da força-tarefa de atendimento neste sábado, o efetivo comercial da Sanepar em Ponta Grossa está recebendo reforços de profissionais da empresa vindos das cidades de Curitiba, Londrina e Telêmaco Borba. Para o atendimento, é importante que os clientes estejam munidos da fatura de água (impressa ou digital), documentos pessoais e documento do imóvel.

ÁGUA SOLIDÁRIA – Para solicitar a inscrição no Programa Água Solidária, é necessária a apresentação da fatura, IPTU atual do imóvel, RG e CPF dos moradores ou certidão de nascimento para menores de 18 anos, Carteira de Trabalho e último contracheque e, para aposentados, o extrato do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) do último salário. Usuário cadastrado em algum benefício dos governos federal, estadual ou municipal deverá apresentar o último extrato contendo o valor recebido.

CANAIS OFICIAIS – Além da força-tarefa deste sábado, em caso de dúvidas, os atendimentos continuarão disponíveis pelos canais oficiais da Sanepar. Clientes de Ponta Grossa também contam com canais exclusivos: telefone 42 2102-4600 e o formulário disponível no site.

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Continuam disponíveis ainda os demais Canais Oficiais de Atendimento da Sanepar: telefone 0800 200 0115, pelo e-mail atendimentoaocliente@sanepar.com.br, WhatsApp (41) 99544-0115 e Aplicativo Sanepar Mobile.

Serviço:

Pontos especiais de atendimento no sábado (12/04), das 09 às 16 horas:

Oficinas – Praça Vila Cipa – Rua Thaumaturgo de Azevedo

Uvaranas – Próximo ao CRAS Jardim Paraíso – Rotatória João Pedro da Silva

Jardim Carvalho – Parque Monteiro Lobato – Rua João Shaia, frente ao 163

Nova Rússia – Praça do Terminal – Rua General Rondon, final da rua

Ronda – Praça Hulda Roedel – Rua República do Peru

Contorno – Praça do Jardim Canaã – Rua Nercindo Gonçalves Santos

Fonte: Governo PR

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